Equipe multidisciplinar: Uma nova proposta para o uso das tecnologias e possibilidades para a educação



Equipe multidisciplinar: Uma nova proposta para o uso das tecnologias e possibilidades para a educação
Leomar Borba Medeiros1
. [email protected]
Michele Godoy2
[email protected]
Eixo Temático: Novas Perspectivas Para a Educação
Resumo
O presente trabalho pretende estabelecer algumas reflexões a cerca da montagem de uma equipe multidisciplinar de apoio na escola estadual de ensino fundamental Luiz Fogliatto cidade de Ijui e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Edmar Kruel localizada na área rural do município de Jóia. Esta construção tomará forma partir dos recursos disponíveis para a realização do projeto interdisciplinar desenvolvido pela equipe de profissionais de cada área de atuação, desta forma, agindo sob a realidade dos educandos dentro do contexto de cada realidade e transformando, desta forma, o contexto social.
Palavras-chave: Educação, Interdisciplinaridade, tecnologia
Abstract
This paper aims at establishing some thoughts about the assembly of a multidisciplinary team of support in the State run Elementary School Luiz Fogliatto localized in Ijui and the State run Elementary School Dr. Edmar Kruel located in the rural municipality of Joia.This construction will take form from the resources available to accomplish the project developed by an interdisciplinary team of professionals from each field, thus acting on the reality of learners within the context of each situation and transforming, the social context.
Keywords: Education, Interdisciplinary, technology
1 . Professor de História da escola Estadual de Ensino fundamental Dr. Edmar Kruel
2 Professora de Artes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto.
1 Introdução
O propósito da reflexão a cerca da montagem de uma equipe multidisciplinar de apoio pedagógico na Escola Estadual de ensino fundamental Luiz Fogliatto e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Edmar Kruel, tem por objetivo desenvolver práticas educacionais interdisciplinares. Este propósito origina-se da necessidade de uma mudança social significativa exigindo uma nova perspectiva para a aquisição do conhecimento dos educandos no mundo contemporâneo.
Este artigo tem por objetivo principal rever as práticas pedagógicas, aliando-as às novas tecnologias e integrando estas tecnologias com os diferentes processos de construção de materiais didático de maneira interdisciplinar e contando com recursos como sala de informática, livros didáticos e outros materiais de suporte dos educadores.
Em grande parte, os materiais trazem, por herança, um conteúdo pré-determinado, seguindo um modelo tradicional de educação, normalmente com heranças positivistas. Porem a construção deste material tem vários outros elementos que se fazem importantes para a realização destes. A construção de materiais e métodos não está diretamente ligada às questões de materiais impressos acabados ou físicos. Um grupo de educadores pode desenvolver uma forma de aprendizagem mais direcionada a contextualização do individuo em seu meio e a partir daí, construir uma metodologia que se enquadre nas necessidades do educando.
2 Desenvolvimento
Na realidade atual da educação, se faz necessário o desenvolvimento de novas formas de produção dos materiais didáticos. Direcionado há esta questão temos a necessidade de implantarmos, como educadores, a multidisciplinaridade, termo este muito usado nos últimos tempos. O processo de construção de materiais que contemplem esta multidisciplinaridade exige mais tempo e dedicação do educador do que seu planejamento de aula. A multidisciplinaridade depende necessariamente da inter-relação entre o grupo de profissionais dos anos iniciais e finais, usando aqui como ponto de partida o ensino fundamental. Para obtermos resultados significativos devemos levar em consideração alguns fatores importantes do processo de aprendizagem.
Para desenvolvimento da visão critica do educando, em razão das mudanças internas sociais e culturais do país e do mundo, os avanços pedagógicos e as conseqüências do
contexto da revolução informacional mundial (novas tecnologias), perde-se o caráter de receptor passivo do educando. Na medida em que pelas mesmas razões, o professor perdia o monopólio absoluto do saber, auxiliando no conhecimento e na capacidade de desenvolvimento cognitivo do educando. Por outro lado, em conjunto com o educando, o educador constrói o conhecimento.
Cabe a interdisciplinaridade, neste caso em especifico, a tarefa de nortear o processo de aprendizagem para possibilitar ao educando a capacidade de reconhecer as características da experiência vivida, descrever e explicar o desenvolvimento da consciência cidadã em seu contexto social. Esta cidadania está diretamente ligada às questões de pertencimento do individuo enquanto identidade pessoal, identidade regional e identidade nacional. "A interdisciplinaridade começa pelo planejamento conjunto, por área do conhecimento, e se concretiza pela cooperação entre as disciplinas"(Referencial Curricular Lições do Rio Grande 2009)
Pesquisa realizada em manuais de Didática da Historia destinados ao professor, e publicados no Brasil no período entre 1917 e 2004, evidenciam o embate entre o que foi chamado de "aprendizagem tradicional " e "aprendizagem critica da História". (Schmidt. 2009. p.22)
Nesta perspectiva, vemos o processo de educação vinculado aos padrões tradicionais positivistas, que visa à construção de fatos e grandes nomes isoladamente e que não valoriza a trajetória do contexto histórico em que o individuo se insere, isolando o que foi a base da construção da nação e do desenvolvimento da educação no Brasil.
No principio a educação servia única e exclusivamente para a formação de operários mais eficientes e disciplinados e baseava-se nos padrões burgueses da sociedade industrial, que teve sua maior representatividade com a Revolução Industrial no século XVIII. Neste período esta burguesia industrial percebe que o operário que freqüenta a escola torna-se um operário mais dócil, mais eficiente.
Ao mesmo tempo em que o processo de industrialização se coloca como compositora dos padrões sociais e que a educação deveria seguir o mesmo caminho, ou seja, a sociedade e a educação seguiria o as exigências da classe dominante burguesa européia ocidental cristã.
...enquanto a escola tradicional era baseada em uma aprendizagem exaustiva, realizada com a aplicação de técnicas de memorização em que o aluno, guiado pelo professor, direciona nomes e datas a partir de uma série de
artifícios, alem de adquirir exaustivamente os conteúdos... ( Schmidt, 2009. p.25)
Estas formas de construção admitem a construção da educação para fazer do estudante parte desta conjuntura de uma sociedade construída, não de forma isolada, mas com todos seus causadores e atuantes dos fatos e do processo de educação.
Em sala de aula devemos empregar uma maior forma de participação dos educandos.
Devemos entender a aula como o conjunto dos meios de ensino em função da atividade própria do aluno processo de aprendizagem escolar, ou seja, a assimilação consciente e ativa dos conteúdos. Em outras palavras, o processo de ensino, através de aulas, possibilita o encontro entre os alunos e a matéria de ensino, preparada didaticamente nos planos de ensino e nos planos de aula.(Libâneo, 1994. p.177)
Na proposta da interdisciplinaridade devemos contemplar não necessariamente todos componentes curriculares, mas devemos abrir possibilidades de intervenções de todos profissionais de cada área. A aula propriamente dita não esta centrada somente no espaço físico "sala de aula" a aula tem um caráter dinâmico e as atividades extraclasses são fundamentais para a construção do senso de cidadania e aprendizagem. Hoje temos varias ferramentas que auxiliam o educador em seu processo de mediação do conhecimento, pois, o processo de aprendizagem não se dá de forma isolada, o educador cumpre o papel de fornecedor das ferramentas necessárias para o processo de aprendizagem. Um exemplo destas novas ferramentas é a internet.
A internet pode ser muito útil para a história imediata. O professor e os alunos podem acessar através da rede, textos e imagens em tempo mínimo em relação aos acontecimentos em questão. Com a internet não é necessário se limitar aos jornais e revistas semanais, alem de que a rede WWW pode ser mais rica em informações do que a grande imprensa. (Zarth, 2003. p. 12)
A internet deve ser usada de maneira de forma dinâmica e explorando todo seu potencial interativo. Devem?se usar as potencialidades da rede tanto para colocar o educando em situação de estudo e pesquisa, quanto para desenvolvimento de atividades interativas que tenham um fim e um processo em si como a idealização e a manutenção de blogs. Para tanto torna-se imprescindível o uso de no mínio, um, laboratório de informática no espaço escolar. O uso de novas tecnologias bem orientado enriquece muito as práticas pedagógicas, trazendo para comparação e visualização inúmeros contextos sociais, através de "Alguns clicks" e é
claro da interação, proposta mais atraente da rede. O interessante para o educador e o educando vão ser os resultados oriundos das interações presentes neste campo do saber, que logo se ligará outro campo, e a outro, e a outro.
Percebe-se que a interdisciplinaridade e a internet em âmbito escolar, caminham para a complementação mutua. A interdisciplinaridade como prática pedagógica permite o uso de uma metodologia do ensino das artes que possui abordagens a partir do universo imagético: A metodologia triangular. A história e a arte, como componentes curriculares, estabelecem pontos de partida de diferentes objetos de estudo para diferentes áreas do conhecimento. O inverso também acontece tudo dependerá do grau da capacidade de expansão mental da equipe multidisciplinar de apoio pedagógico. Muito do sucesso das equipes multidisciplinares depende do tempo disponível destinado ao planejamento, à troca e a discussão de idéias. A montagem do quadro de professores, a coordenação pedagógica, a orientação pedagógica, e a direção da escola compõem a base de uma equipe multidisciplinar de apoio.
Em relação às questões educacionais futuras, temos a História e a Arte como principal aliada na construção e formação desta perspectiva de mudança social, a formação do cidadão consciente munido de uma bagagem cultural e convicto lúcido quanto sua realidade e atuante nas lutas pelas igualdades sociais e educacionais, por exemplo, farão com que esta noção de pertencimento, em vezes, mais cultural que nacional esclareçam a complexidade da consciência do ser humano.
"Ter a consciência histórica avançada implica adquirir certo sentido do que é historia como disciplina acadêmica, dominar determinar competências historiográficas, construir uma narrativa da condição humana ( Não apenas de seu país) e refletir (e agir, intervir?) em consonância ao esquema mental que cada um vai dinamicamente formando" (Schmidt, 2009. p.55)
As práticas pedagógicas interdisciplinares quase sempre geram temas que de alguma maneira abordam o multiculturalismo. Em especial em nosso país onde existe uma grande diversidade cultural. No Rio grande do sul e em particular no município de Ijui existem culturas diversificadas, foto que dever ser explorado em temas transversais ou como temas de projetos interdisciplinares. Na realidade e no contexto histórico da escola Luiz Fogliatto, o fator multicultural presume a diversidade.
"A diversidade cultural presume o reconhecimento dos diferentes códigos, classe, grupos étnicos, crenças e sexos na nação, assim como o diálogo com os diversos códigos culturais das várias nações ou países que
incluem até mesmo a cultura dos primeiros colonizadores." (Barbosa,1997.p.14)
A história e a arte como componentes curriculares estabelecem pontos de partida de diferentes objetos de estudo para diferentes áreas do conhecimento. O inverso também acontece tudo dependerá do grau da capacidade de expansão mental da equipe multidisciplinar de apoio pedagógico. Muito do sucesso das equipes multidisciplinares depende do tempo disponível destinado ao planejamento, à troca e a discussão de idéias. A montagem do quadro de professores, a coordenação pedagógica, a orientação pedagógica, e a direção da escola compõem a base de uma equipe multidisciplinar de apoio.
3 conclusão
Com estas questões postas, temos um grande desafio de, através da educação, transformar a sociedade e, conseqüentemente, fazer dela uma sociedade mais justa que possamos melhorar a qualidade de vida de uma ampla camada da população que, para benefícios de poucos, acomodam-se com as disparidades sociais. O educador, hoje, cumpre um papel de fundamental importância para a valorização da vida, do trabalhado, direcionando as formas de aquisição de conhecimentos para o da inclusão social. As atividades que utilizaram meios e recursos mais dinâmicos mostraram-se muito mais prazerosos e atrativos aos olhos dos educandos, potencializando o processo de aprendizagem. Estas questões não são delicadas ao ponto de romancearmos sobre a educação,mas sim colocarmos a educação como ponto determinante à ser debatido constantemente e a propor uma mudança, uma ruptura, pois, a educação é uma ferramenta fundamental para a construção desta real ruptura com os padrões tradicionais em que a educação não consegue se desencilhar.
Uma nação consciente só se constrói forte a partir de uma educação forte e direcionada a suprindo as necessidades e perspectivas do povo brasileiro e, sendo usada como suporte para o processo de evolução social, principalmente brasileira. Isto mostra que para obtermos os resultados esperados temos muito a fazer, nesta pequena trajetória buscamos criar possibilidades e alternativas para as problemáticas contemporâneas da educação e construirmos uma base mais solida para possibilitar um avanço qualitativo na aprendizagem.
4 Referências
ZARTH, Paulo Afonso. Ensino de História e Internet. Ijuí. Ed.Unijui. 2003
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez. 1994
SCHIMDT, Maria Auxiliadora. GARCIA, Tânia Maria F. Braga. HORN, Geraldo Balduino. Ijui. Unijui. 2008.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora, BORCO, Isabel . Aprendendo História Perspectivas da Educação Histórica. Ijuí. Unijui. 2009
BARBOSA, Ana Mãe. Tópicos Utópicos. Editora c/arte. 1998.
Autor: Leomar Borba Medeiros


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