Teoria do texto



Muitos são os conceitos que existe sobre o que seria um texto ou simplesmente, como se dá a formação de um texto. Até então, sabe-se que o texto é formada por estruturas interligadas entre si, com enunciados de sentidos coesos e coerentes. Para se ter um bom entendimento como se dá essa estrutura é preciso uma clareza no que diz respeito a palavra e o seu significado. Quando se fala em significado, remetemos a idéia do conceito da palavra, ou melhor, do signo, o escrito, o significante será a imagem que se forma ao lermos o signo ou vice-versa. Para o enunciado de um texto ser construído é preciso se ater a essas questões de sentido.
Para se ter um texto coerente e coesivo, seus enunciados tem que ter relação de sentidos. Ao deparar-se com texto ambíguos, ou sem lógica entre as partes que o ligam, é fato interessante notar que faltou a parte do produtor textual trabalhar a semântica.
Toda essa preparação é vista nas escolas talvez de forma superficial, ou com conhecimento fragilizado por parte dos professores. Na verdade a cobrança pela norma padrão nas aulas é tão mais levada a sério que a parte semântica é deixada para segundo plano. O aluno pode produzir um texto coerente com suas enunciações interligadas, mas, se apresentar o erro gramatical, a parte semântica já não é bem vista.. Quando se lê: "a professora faiz muintas atividades". Há um sentido na frase? Sim , pois entende-se muito bem a mensagem que a aluna quis passar, mas como considerar a parte coesa do texto sem discriminar a parte gramatical? O que precisa ser ensinado, como sugestão, é esse aluno conhecer também a escrita de acordo com a norma, levando em conta a importância, não excluindo jamais seu texto, mas mostrando a ele outra possibilidade de escrita.
Não esta sendo colocado aqui, que a norma culta não deve ser ensinada, mas sim, que é possível aprendê-la dentro de um contexto, não apenas como pretexto para se ensinar a gramática, mas é necessária que o produtor e leitor saiba a função do estudo da norma dentro do texto, ou seja, qual a funcionalidade de determinada palavra nesse enunciado? E aí o professor com a sua competência e estudo vai saber encaminhar a situação.
Outra grande questão, é que nem, sempre o professor é capacitado para trabalhar essas questões gramaticais dentro do texto. Muitos dizem não estarem preparados ou não sabem como relacionar a gramática com o texto. Antes de tudo é preciso uma capacitação para os professores, e assim , estes irão auxiliar seus alunos a entenderem a função de determinada palavra dentro do enunciado, ou seja, o aluno além de identificar as classes gramaticais ele é orientado a entender a funcionalidade do vocábulo dentro do enunciado.
A convicção que deve ter os leitores na produção textual é saber que seu texto terá um leitor que irá interpretar e tirar a mensagem que está implícita, no contexto. Para haver isso, é necessário, que os enunciados estejam interligados dando a noção de sentido no texto. E para haver essa relação o conhecimento do significado e significante e da função da palavra em determinada posição no texto, tem que ser levado em conta.

Autor: Thais Ferreira Dos Santos


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