A cultura do "abraço"



O que é um "abraço"? Melhor do que isso. O que seria um "abraço pra você"? Bom, nos dias atuais muitas empresas investem em qualidade de atendimento, nas áreas comerciais, em funcionários cativantes e estimulantes, e acham que dando alguns treinamentos para melhorar a capacidade de relações interpessoais e um bom salário está tudo certo. Missão cumprida. Agora vamos esperar os resultados. Mas, quando nos deparamos com as últimas sugestões e reclamações,ficamos surpresos, e pior que isso, não vemos o retorno financeiro que investimos anteriormente. Por quê?

Caros amigos a cultura do abraço é muito mais do que investir em capacitações e perfis de funcionários e menos ainda ficar enchendo seus clientes com emails marketing, ligações semanais e folders. Isso afasta mais ainda o cliente, que não agüenta mais sua insistência em satisfazer necessidades que nem ele teve ainda. Todo cliente valoriza o pós venda de uma empresa, mas também gosta de ter seu "espaço",então vá com calma para não trocar os pés pelas mãos e perder seus clientes em potencial.
Caros amigos a cultura do abraço nasce dentro da organização. O que qualquer cliente vê quando entra na sua empresa ou loja? O cliente vê o tratamento que você da aos seus subordinados, a empatia que você lida com problemas e claro, a simpatia e atenção que você dá a ele. O mais importante que isso é tratar bem seus funcionários na frente de seus clientes, ensiná-los os benefícios da cultura do abraço. É realmente vestir a camisa da empresa e fazer o que gosta com amor e dedicação, e não somente pela necessidade de trabalhar e ganhar dinheiro. Claro que dinheiro é um aspecto muito importante, mas a satisfação de aprender a pegar gosto pelo que se faz é mais gratificante ainda. Agora vem a pergunta? Como conquistar essa satisfação pelo que se faz? Simples. Trate seus clientes e funcionários da melhor forma possível, como se fossem amigos íntimos de muitos anos. Faça tudo por eles, como se fossem sua mulher que você está casado a 20 anos. Surpreenda-os com atitudes inesperadas, atitudes que nenhum dono de empresa tem nos dias de hoje. Se prontifique a estar sempre lá quando precisarem de você. Vou dar um exemplo de uma de nossas conquistas com um de nossos melhores clientes. Estávamos prestando a consultoria mensal na empresa e de repente o celular do nosso cliente toca. Era a esposa dele dizendo que não iria poder pegar o filho dele na escola no horário, pois seu carro havia quebrado, eu que sem querer ouvi toda a conversa e disse espontaneamente ,e quase de imediato ao meu cliente. " Não se preocupe meu caro, você está ocupado aqui na empresa, eu faço questão de buscar seu filho e deixá-lo onde você quiser. A escola era perto da nossa empresa e não tivemos muita dificuldade em realizar esse proeza. Na hora que o cliente ouviu isso ele me olhou espantado e disse: " Nunca ninguém fez ou faria isso por mim...obrigado". Ainda demos um abraço maior ainda no nosso cliente, levei o filho dele para almoçar no Mc Donalds e ele adorou, mas somente levei por que já estava pensando o dia todo em comer lá, e sem querer fiz o garoto ganhar o dia. Depois de umas 3 horas a mãe do garoto ligou no meu celular agradecendo tudo que fiz e elogiando nossa empresa e dizendo que também trabalhava com marketing e iria indicar-nos aos seus melhores clientes, e pior é que ela realmente fez. Logo no dia seguinte recebi 3 ligações de novos clientes interessadíssimos em conhecer as políticas de satisfação de nossa empresa. Na hora que senti o entusiasmo pelo tom de voz dessas pessoas logo percebi que a esposa do meu cliente havia contado o ocorrido do dia anterior a essas pessoas. Hoje em dia os 3 são nossos clientes e adoram esses "abraços" inesperados que nós damos.

Entenderam agora a "cultura do abraço"?? Apliquem dentro e fora da empresa. Digo dentro da empresa ensinando seus funcionários essas "atitudes inesperadas", a tratar seus clientes melhor do que qualquer outra empresa. Caros amigos garanto que existem 2 efeitos colaterais na "cultura do abraço". O primeiro é: vocês irão viver com mais gratificação de ajudar os outros e segundo é: Seus negócios irão alavancar de uma forma que vocês não tem idéia. Façam o teste e comecem a dar abraços para ganhar negócios e ainda por cima ganhar grandes amigos, tanto de vida pessoal como profissional.



Um forte abraço meus caros e até o o mês que vem.


08/11/2010

Raphael Natalin Acheti

Consultor de Marketing e Web Designer

www.achetiassessoria.com.br
Autor: Raphael Natalin Acheti


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