O CEFAPRO E O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: SALA DE PROFESSOR



O CEFAPRO E O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: SALA DE PROFESSOR

Luciane Ribeiro Aporta
Mestre em Educação ? Universidade Federal de Mato Grosso ? [email protected]


RESUMO: Este artigo tem a intenção de apresentar as práticas/atividades desenvolvidas pela equipe do CEFAPRO-Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Pólo de Rondonópolis, na implementação dos Grupos de Estudos para Formação Continuada, balizadas nas orientações SEDUC/SUFP. O desafio é ampliar a postura participativa dos professores no processo e nos Programas/Projetos desenvolvidos para a Formação Continuada, os quais norteiam as ações e o planejamento do CEFAPRO, contribuindo significativamente com as Propostas de Formação das Escolas. O objetivo desta forma é fomentar a Formação Continuada junto aos profissionais da educação, para que estes possam refletir a ação pedagógica; inová-la garantindo a construção do conhecimento pelo aluno; melhoria da qualidade do ensino público e à formação do cidadão; incentivar a divulgação das atividades fundamentada em pesquisa e resultados dos Grupos de Estudos além de inserir os recursos das TICs a serviço da formação. Abordaremos dados quantitativo e qualitativo. Este trabalho visa contribuir com o fortalecimento da escola como lócus de Formação, estabelecendo um diálogo comprometido com as atribuições do CEFAPRO, que respalda suas ações nos pressupostos teóricos das questões educacionais; no atendimento das unidades Escolas e nas orientações da SEDUC/SUFP, no cumprimento de suas atribuições.

Palavras-chave: Grupos de Estudos. Cefapro. Implementação.

INTRODUÇÃO
As transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas têm se refletido em todos os setores da sociedade, provocando reflexões e mudanças de conceitos, paradigmas e atitudes. No âmbito educacional, a realidade não se diferencia, uma vez que as transformações atingem as instituições educativas. Nesse contexto, inserem-se as instituições de formação de professores que, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN ? Lei 9394/96) tornaram-se oficiais, com a criação e implantação de instituições e políticas curriculares, incumbidas de formar profissionais da educação para diversos graus de ensino. Sob essa ótica, são grandes os desafios postos aos educadores, que devem manter-se atualizados e desenvolver práticas pedagógicas eficientes, aliadas à formação continuada teórica e prática e que visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A formação continuada oportuniza ao professor não só o saber em sala de aula, mas também conhecer as questões da educação e as diversas práticas analisadas na perspectiva sócio-histórico-cultural, bem como conhecer o desenvolvimento do aluno nos seus múltiplos aspectos: afetivo, cognitivo e social. Diante dos novos desafios postos pelo mundo globalizado, a educação exige novos olhares para essa realidade complexa, colocando aos educadores novas tarefas e novos caminhos. Este artigo tem a intenção de apresentar as práticas/atividades desenvolvidas no processo de Formação Continuada desenvolvida pela equipe do CEFAPRO ? Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Pólo de Rondonópolis/MT, parametrizados nos projetos da SEDUC/MT- Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, com orientações da SUFP ? Superintendência de Formação Profissional e implementado pelos professores formadores nos Grupos de Estudos realizados para atender os professores em serviço. Este trabalho se justifica pela oportunidade de compartilhar as boas práticas pedagógica que esta organizada nos Grupos de Estudos, por meio do Projeto "Sala de Professor" ? Projeto de Formação Continuada que tem como objetivo organizar no interior da escola Grupos de estudos com professores comprometidos com a qualidade do ensino oferecido à sociedade, articulado aos Projetos/Programas de Formação Continuada proporcionado pela SEDUC, fomentando a Escola como espaço para Formação Continuada de interação entre as dimensões pessoais, profissionais e institucionais, em que a todos os envolvidos é permitido apropriarem-se dos processos de formação e sentido no quadro de suas histórias de vida, ainda contribuindo com o fortalecimento das ações, contextualizando os estudos e as pesquisas, no sentido de colaborar e contribuir com as situações apresentadas pelo coletivo da escola. Sobretudo contribuir para o processo de ensino-aprendizagem com qualidade e oportunidade para divulgação das boas práticas pedagógicas. A Proposta Pedagógica da SEDUC esta organizada em Ciclos de Formação que pressupõe o enfrentamento de desafios e a re-significação dos métodos e currículos escolares, desacomodando o professor que se vê frente a uma situação que necessita de um profissional inovador, aberto às mudanças, reflexivos e crítico, capaz de repensar sua prática educativa. É nessa perspectiva e concebendo o processo de formação continuada como forma de construção da identidade pessoal e profissional do educando e que visa a reflexão da prática educativa que o CEFAPRO desenvolve o processo de Formação Continuada.

METODOLOGIA

As ações planejadas pelo CEFAPRO para atender as necessidades das escolas é uma implementação para fortalecer e subsidiar a Formação Continuada dos profissionais da educação em serviço, porém essa formação acontece independente da SEDUC/CEFAPRO, pois aos educadores cabe a busca da leitura, do saber e de estudos para atender às exigências que estão apresentadas na educação. Na escola e na sala de aula, a confirmação dessa formação, com certeza, consiste nos investimentos do Governo do Estado de Mato Grosso e SEDUC, que se fazem necessários para o acompanhamento e o desenvolvimento das Diretrizes e das Políticas Publicas Educacionais. Para a realização deste trabalho realizamos uma pesquisa nos Grupos de Estudos realizados no CEFAPRO no período de 2005 à 2008. O levantamento dos dados qualitativos e quantitativos, tem base nas listas de presença e emissão de certificação pela participação e as temáticas de estudos nas áreas do conhecimento.

RESULTADOS

Para apresentação dos dados deste pesquisa , esta no diálogo firmado e comprometido com as atribuições do CEFAPRO, que respalda suas ações nos pressupostos teóricos das questões educacionais, no atendimento das Unidade de Ensino, para o fortalecimento da Escola como "lócus"de formação", nas orientações da SEDUC/SUFP e no cumprimento das atribuições conforme estabelecido em Lei.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Do resultado da análise referente aos Grupos de Estudos, podemos afirmar que a pesquisa realizada para divulgar as atividades/práticas do CEFAPRO/equipe esta sendo ampliada, entendida e implementada pelo compromisso dos Professores em serviço. Ainda se faz necessário estabelecer um diálogo esclarecido junto as Unidades de Ensino, para subsidiar as propostas de Formação Continuada em "lócus" e o compromisso dos educadores no desenvolvimento das atividades e participação no processo de formação continuada.

OBRAS CONSULTADAS

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação Continuada de Professores: tendências atuais. In: Formação de Professores: tendências atuais. REALI, Aline M. de Medeiros Rodrigues e MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (Org). EDUFSCAR, São Carlos, 2003.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: E.P.U, 1986 ( Coleção temas Básicos de Educação e Ensino).

SEDUC, MT. Centro de Formação e Atualização do Professor. Cuiabá, 1998.
ZABALA, A. A prática educativa. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.


Autor: Luciane Ribeiro Aporta


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