Maxwell e a física matemática



Os fenômenos elétricos e magnéticos são difíceis de serem explicados devido à sua natureza abstrata. Não conseguimos ver as ondas que pulsam ao nosso redor, simplesmente percebemos o efeito dos fenômenos associados a essas ondas, sob a forma de sons, de luz, de calor... Imagine ter que explicar tais fenômenos, há quase dois séculos atrás!
No início do século XIX, já eram conhecidos muitos fenômenos nas áreas da eletricidade, magnetismo, calor, acústica e, até mesmo óptica. No entanto, era praticamente impossível explicar e interpretar esses fenômenos sem conhecer as expressões matemáticas que os descreviam. A solução para o problema veio com a "física matemática"; equações e símbolos matemáticos facilitaram a comunicação entre os estudiosos da época na árdua tarefa de explicar os fenômenos físicos.
O físico escocês James Clerk Maxwell debruçou-se sobre trabalhos desenvolvidos previamente por outros físicos europeus e unificou aquelas teorias apresentadas, até então, de forma separada... Da França, vieram as contribuições de Ampère; da Rússia, as de Heinrich Lenz... Maxwell é considerado o iniciador da física matemática. Em seu trabalho, demonstrou que eletricidade, magnetismo e, até mesmo a luz, são diferentes "manifestações" do mesmo fenômeno: o campo eletromagnético. Maxwell mostrou que a luz se propaga como uma onda, que oscila, que pulsa... e que campos elétricos e magnéticos também viajam pelo ar, na velocidade das ondas luminosas. Maxwell conseguiu explicar os fenômenos físicos de uma maneira tão concisa e elegante que muitos autores passaram a se referir ao eletromagnetismo como "Teoria de Maxwell".
Na verdade, Maxwell apresentou o eletromagnetismo através de um conjunto de 20 equações com 20 variáveis. Mais adiante, o cientista inglês Oliver Heaviside utilizou "operadores matemáticos" e condensou as informações em um conjunto de somente 4 equações com 4 variáveis, na forma como são conhecidas e apresentadas até hoje [1]. Maxwell é considerado, por muitos, o cientista do século XIX que mais influenciou a física do século XX. "Desde os tempos de Isaac Newton, o trabalho mais profundo e frutífero que a física agregou foi o de Maxwell", afirmou Albert Einstein [2].
As equações de Maxwell estão, nesse exato momento, sendo escritas em inúmeros quadros-negros (ou brancos) para explicar, direta ou indiretamente, o funcionamento de linhas de corrente contínua, bem como de dispositivos que operam em ultra-alta frequência. A teoria eletromagnética é o alicerce, o fundamento de toda a engenharia elétrica, e sua importância merece ser reiterada.
A comunidade brasileira que trabalha com eletromagnetismo avançado tem, hoje, posição de destaque no mundo. Nos congressos internacionais voltados para o cálculo computacional de campos eletromagnéticos, a produção científica brasileira supera a produção de países ricos como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. "O Brasil é, hoje, responsável pela formação de um contingente substancial de pesquisadores oriundos de vários países da América Latina", afirma o professor José Roberto Cardoso, da Universidade de São Paulo (USP). Grupos de pesquisa como o "LMAG" do professor Cardoso e o "GRUCAD", da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pavimentaram esse caminho. A maior conferência mundial na área da computação eletromagnética, COMPUMAG, somente aconteceu duas vezes abaixo da linha do equador: em 1997, no Rio e em 2009, em Florianópolis.
Referências:
[1] http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/nogueira/materiais/L_Eq_Maxwell.pdf
[2]
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/541840.stm

Autor: Antônio Licarião Nogueira


Artigos Relacionados


O Eletromagnetismo De Maxwell: Um SÉculo De HistÓria E Aplicabilidade TecnolÓgica.

Uma Analise Da Filosofia Científica No Século Xix E Seus Impactos Para A Ciência

AproximaÇÕes NumÉricas Para FunÇÕes E RaÍzes De FunÇÕes

Clínicas De Reabilitação Em Atibaia

A Viagem À Procura De Uma Velha Conhecida AtravÉs Dos Tempos

Razão E Inteligibilidade Nas Ciências

Resenha Do Texto O Estudo Da Gramática, De Carlos Mioto