TRANSPORTE COLETIVO



TRANSPORTE COLETIVO
Somente quem já dependeu do transporte coletivo, consegue entender o tamanho do respeito que o sistema tem pelo cidadão. É injustificável que o povo tenha que ficar muito tempo numa fila, pegar ônibus lotado e sem nenhum conforto. Se levarmos em consideração o trajeto de casa para o trabalho ou vice-versa, perceberemos que qualquer viagem de trinta minutos, pode levar duas horas. Essa mesma maratona por duas vezes diária, consequentemente ida e volta, elevam para quatro horas a viagem. Isso se somando às oito horas de trabalho do cidadão, completa meio-dia.
Seria bem próprio se fosse chamado de transtorno coletivo. Ali, pessoas a beira de um ataque de nervos se acotovelam, se espremem, se cumprimentam e se desafetam. Os motoristas cometendo loucuras dirigem alucinadamente.
Pessoas suadas incomodando aos colegas de transporte, pequenos furtos nas bolsas na hora do tumulto e assaltos nos terminais rodoviários. Todos ficam de vigília, ninguém tem uma viagem tranquila, mas é preciso chegar ao final do trajeto.
Como se não bastasse ainda existe aqueles babacas se valem dos ônibus lotados para se aproveitarem das mulheres, promovendo obscenidades e muitas vezes, escolhendo sua futura vítima de estupro, que talvez pudesse ser evitado se as pessoas ao menos tivessem direitos aos assentos individuais. Sei que ainda é um desejo distante, afinal a própria informação contida no coletivo, considera o número de passageiros sentados e em pé, pelo preço dos impostos isso é grande falta de respeito.
Algumas cidades nesse país ainda contemplam com o monopólio algumas empresas que por ser detentora única das linhas, colocam verdadeiras sucatas para rodarem.
Esse território é imenso, opções geográficas não falta, capacidade técnica também não. Os recursos podem sair do próprio imposto ou do valor das passagens, então que aumentem as linhas, que construam mais opções, não é preciso levantar mais recursos, afinal durante toda vida o sistema fez verdadeira farra com o dinheiro do usuário do transporte público.
Se você nunca passou por isso talvez não saiba, mas aquele que já passou e que ainda passa ou vier a passar algum dia, chegará a conclusão que transporte público no horário de pico é uma punição e uma tortura para aquele que levanta ainda antes do sol, para impulsionar a nação ao progresso. Infelizmente é assim, lançamos nossos heróis para o esquecimento e guardamos nossos ladrões para posteridade.

Autor: Cesar Gonçalves


Artigos Relacionados


Transpote Coletivo Em São Luis:-ma: O Papel Do Poder Público Frente As Necessidades Da População

A Chuva, O ônibus, O Cheiro.

Transporte Por Ônibus Executivo

O Crime Da Catraca

O Transporte Rodoviário E O Desequilíbrio Das Relações De Consumo

Exceto O CaixÃo

Repor As Energias!