As Empresas do ramo Segurador saem favorecidas se investirem na implementação da Gestão do Conhecimento!



Não existe uma fórmula ideal para a implantação da Gestão do Conhecimento em uma Estrutura Organizacional de seguros. Assim quando se pensar na sua implementação cabe a cada organização seguradora estudar qual a melhor implementação em função das
necessidades e das características específicas da mesma.
No entanto, como referimos na implementação de um projecto desta natureza é importante o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem e partilha de conhecimento, através do contacto pessoal, com adequado suporte de tecnologia.
Nas organizações de seguros é através da troca de experiências com outras congéneres e parceiros que muitas vezes se criam novos conhecimentos, estes que possibilitam oportunidades e trazem benefícios às organizações.
Um dos grandes desafios das organizações do futuro é de saber usar o conhecimento de cada um, no entanto cabe aos gestores a capacidade de canalizar as energias na direcção positiva, para que dessa forma fomente um clima propicio ao desenvolvimento da Gestão do Conhecimento.
Pode-se concluir que quando uma organização consegue catalisar o conhecimento individual em prole do conhecimento organizacional e colocá-lo ao serviço dos seus produtos e serviços, atinge patamares de performance, optimização e inovação que beneficiam em muito
uma organização.
Tornar gestores e funcionários capazes de aumentar a competitividade das suas empresas por meio da inovação é um dos maiores benefícios quando se implementa uma Gestão de Conhecimento com sucesso.
A mesma, fornece um conjunto de directrizes, que permite que
as empresas aprendam com a sua própria experiência no mercado (learning organization) e com isso, se tornem mais inovadoras e competitivas.
Autor: Nadia Miranda


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