A importância da História Local como ferramenta no ensino da Historia.



PROJETO DE PESQUISA
Titulo: A importância da História Local como ferramenta no ensino da Historia.
Autor: Cristiano Gomes Lopes
Curso: Especialização em Metodologia do Ensino em História e Geografia.

Tema:
Conhecendo a Historia Local do Município de São Domingos do Araguaia ? Pa.

Problematização

Em um numero alarmante de escolas e professores de História se deparam com uma realidade não muito plausível de que grande parte dos alunos não conhece a historia de sua comunidade de seu município ou seu estado, prendendo-se apenas a História nacional desvinculada da sua realidade local e de seu contexto histórico local. Esse problema causa o desinteresse dos alunos pela História e por outras disciplinas que eles não consideram importantes justamente pelo fato desses alunos não se sentirem inseridos nessa História ou no processo histórico a qual essa História se constrói.
No pequeno município de São Domingos do Araguaia no Sudeste do Pará essa realidade é ainda mais complicada, uma vez que boa parte da população desse município é oriunda de outras regiões do Brasil, onde a migração é constante entre cidades vizinhas. Isso se reflete em sala de aula onde a maioria dos alunos desconhece, ignora e desrespeita suas origens e as origens da região que hoje habitam.
O resultado dessa realidade é um ensino de História desprovido da participação e do engajamento dos alunos que se sentem desmotivados e marginalizados do contexto e processo de construção do conhecimento histórico.


Justificativa

Conhecer, entender, respeitar e preservar as raízes e a origem de um povo, comunidade ou uma região é sobre tudo garantir a esse povo a condição de existir e proteger a sua identidade, valorizando e cultivando a sua historia local, facilitando o entendimento e a inserção dos alunos no contexto histórico não só regional mais também nacional.
O entendimento e o conhecimento da história local tem o poder de proporcionar ao educando reconhecer-se como agente participativo e transformador da sua História Local e nacional e consequentemente gera o interesse e a valorização da mesma facilitando a aprendizagem.
Diante desse contexto, os alunos e a escola devem fazer da história local uma ferramenta de facilitação no processo de ensino aprendizagem da História nacional, sendo que o entendimento das origens e raízes dos alunos como membros de uma comunidade ou um grupo social faz com que eles se interessem mais pelo aprendizado da História, fazendo com que eles se sintam realmente agentes participativos do processo histórico.



Objetivos:
? Conhecer a História Local do município de São Domingos do Araguaia;
? Entender o processo histórico na formação da história local;
? Valorizar a Historia Local como ferramenta no processo de ensino aprendizagem;
? Buscar a inserção dos alunos no processo histórico ao qual eles se sintam agentes ativos;
? Contextualizar a História Local à Historia Nacional.

Fundamentação teórica:

Se norteando nos novos conceitos de ensino aprendizagem vigentes que destacam a aprendizagem significativa como uma das mais eficazes formas de engajar os alunos na construção do conhecimento dentro do espaço escolar, espaço esse que vem à tempos perdendo o encanto, decorrência da concorrência dos novos meios e veículos que produzem informação e despertam o interesse dos alunos.
Dentro desse senário, o ensino de História vem também tendo que se adaptar as novas linguagens no processo de ensino e aprendizagem além de também resgatar e valorizar a "História Local" como objeto de estudo e ferramenta de aprendizagem, uma vez que ao conhecer as origens e raízes de um povo, esse estudo coloca os membros desse povo como agentes ativos e transformadores do processo histórico, dando significado ao que se aprende facilitando a aprendizagem, estimulando também o entendimento e o interesse sobre a história Nacional e Universal.
Em tempos de globalização onde os espaços e as distancias estão cada vez menores e a cultura esta a cada dia se tornando plural, valorizar o "Local" está se tornando uma forma de resgate e sobrevivência da identidade de muitos povos que para não terem seus costumes e expressões culturais extintas se valem do entendimento da Historia Local para manter suas tradições.

Metodologia.
O estudo se dará através do levantamento histórico da formação do município de são Domingos do Araguaia e a inserção do mesmo no âmbito da História Nacional, através da analise das fontes históricas disponíveis, sendo que todo esse processo de estudo terá a participação dos alunos do primeiro ano do ensino médio da EEEM - Professora Elza Maria Correa Dantas que poderão conhecer, entender, resgatar e valorizar suas origens e a História no contexto local e nacional.
O segundo passo do trabalho será expor o conhecimento produzido para os demais alunos da escola, enfatizando a participação dos discentes na construção do conhecimento apresentado, onde posteriormente será avaliado aa aprendizagem dos alunos que participaram diretamente no processo de estudo e os demais alunos.
Os resultados serão analisados e interpretados apontando ate que ponto o conhecimento da historia local interfere no interesse em aprender a historia nacional e se e a aprendizagem ´se deu de forma mais positiva ou não.

Referencias bibliográficas

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Um lugar na escola para a História Local. Ensino em Re-vista. Uberlândia. 4 (1): 43-51. Jan./dez.1995.
LIMA, Idelsuite de Sousa. Ensino de História Local e Currículo: idéias, dizeres e práticas no fazer educativo escolar. João Pessoa, 2000. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba.
MENDES, Anderson Fabrício Moreira. Ensino e vivências: as apreensões da história local no cotidiano da sala de aula. Disponível em: .Acesso em 10 out. 2010.
NEVES, Joana. História Local e construção da identidade social. Saeculum - revista de História. nº 3. João Pessoa, jan./dez. 1997.



Autor: Cristiano Gomes Lopes


Artigos Relacionados


As Dificuldades Que Os Alunos Do Ensino MÉdio Da Cidade De SÃo Domingos Do Araguaia-pa, Enfrentam Para Diferenciar O Ensino De Geografia Do Ensino De HistÓria

O Ensino Da História No Ensino Médio

História Em Quadrinhos - Acordo Ortográfico

''a Importância Da Inclusão Da História E Cultura Afro-brasileira Nas Escolas Públicas''

A Impotância De Estudar A História Local

Educação E Educador: Problemas Que Envolvem A Educação E O Profissional De Ensino De História.

Fatores Que Influenciam No Desempenho Em Geografia: Um Estudo Com Alunos De 5ª SÉrie (6º Ano) Do Ensino Fundamental Em SÃo Domingos Do Araguaia - ParÁ