Educação Ambiental para crianças



Educação Ambiental para crianças

Karina Helena Forster ? Aluna da FAAL


FAAL ? Faculdade de Administração e Artes de Limeira



1 - Introdução:



Segundo Sato,2004, a Educação Ambiental permite ao indivíduo adquirir informações para aprimorar a sua qualidade de vida, a de sua comunidade e a da humanidade como um todo. A Educação Ambiental pode ser assim compreendida como instrumento essencial para o exercício da cidadania e dos direitos vitais do homem. É através desta percepção que o indivíduo efetivamente desempenha o papel de ativo agente transformador da sociedade.
A escola é responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, gerando um sistema dinâmico e abrangente a todos. Por este motivo, o ensino ambiental para as crianças é uma forma de preparação, ensinando valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica.
Atividades dentro da temática ambiental pode oferecer motivos para que os alunos se reconheçam como parte integrante do meio em que vivem, esclarecendo as relações de interdependência, desenvolvendo as atividades de comunicação efetiva e pensando em alternativas para soluções dos problemas ambientais.
A Educação Ambiental quando encarada desde cedo pelas crianças contribui na mudança na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida.
Fixar a aprendizagem significa torná-la permanente, duradoura, através de atividades sistemáticas de aplicação ou utilização do que foi aprendido (Marcozzi,1985).


2 ?Metodologia utilizada

O objeto de estudo deste projeto foram os alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Limeira/SP envolvendo crianças de 10 a 14 anos.
Considerando o primeiro contato com alunos do ensino fundamental, na faixa etária de 10 à 14 anos, notou-se uma noção vaga sobre meio ambiente por parte da grande maioria. As crianças apresentam dúvidas a respeito dos assuntos que vêem na televisão e até mesmo de assuntos simples como a reciclagem.
Tratou-se de um projeto de pesquisa aplicada. Inicialmente, realizou-se atividades sobre a temática ambiental com as crianças e elas se comprometeram a praticar o assunto abordado, ou seja, a proteção ambiental dentro de casa e na própria escola.





3 ? Referencial teórico


Segundo a Lei 6.938/81 do Governo Federal, a Educação Ambiental deve ser oferecida pelas escolas em todos os níveis de ensino. Entendendo a escola como espaço público e local onde a criança dará sequência ao seu processo de socialização, é fundamental o papel da Educação Ambiental na formação de uma cidadania responsável. O que nela se faz, se diz e se valoriza, representa para a criança um exemplo daquilo que a sociedade quer e aprova.
Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no dia-a-dia da escola, desde as primeiras séries. Há diferentes formas de incluir a temática ambiental nos currículos escolares, como atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora da sala de aula, produção de materiais locais, projetos ou qualquer outra atividade que conduza os alunos a serem reconhecidos como agentes ativos no processo que norteia a política ambientalista.
Segundo o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, seu primeiro princípio diz que "A educação é um direito de todos: somos todos aprendizes e educadores". Esse princípio foi seguido durante o projeto, onde os alunos ao mesmo tempo que aprendem também compartilham uns com os outros e com o educador com suas dúvidas e sugestões.


4 ? Considerações finais.

A Educação Ambiental, enquanto processo participativo através do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, adquirem conhecimento, tomam atitudes, exercem competências e habilidades voltadas para a conquista e manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, contribui fortemente para a ampliação dessa nova visão e para a adoção dessas novas posturas dos indivíduos em relação ao todo.
Considerando que o principal objetivo da Educação Ambiental é contribuir para as mudanças de atitudes humanas em relação ao ambiente, conclui-se, portanto, que a hipótese levantada pelo presente projeto direcionado à Educação Ambiental de crianças do ensino fundamental é verdadeira.
"No exercício de avanços e recuos, que o envolvimento social consiga sair de seu enclausuramento meramente econômico, dando espaços às dimensões da cultura e da natureza e possibilitando o processo de transformação pelas mãos da educação ambiental" (Michele Sato, 2004).


12 Referências bibliográficas :

Marcozzi, A.M, et all. Ensinando a criança. Rio de janeiro: Ao livro técnico, 1985.

Boag, G.G. Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. São Paulo: MAKRON Books, 1994.

Cascino, F, et all. Educação, meio ambiente e cidadania ? Reflexões e experiências. Programa São Paulo de Educação ambiental. São Paulo, 1998.

Sato, M. Educação Ambiental. São Carlos: Editora Rima, 2004.

Economia do meio ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Junior, Arlindo Philippi, et all. Educação Ambiental, Desenvolvimento de Cursos e Projetos. São Paulo:Signus,2000.


Autor: Karina Helena Forster


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