TEMPOS MODERNOS

















ARTIGO







TEMPOS MODERNOS













Autor Gilsania Ferreira da Matta 2010-11-14

SUMÁRIO
SUMÁRIO.........................................................................................................2
1. 0 RESUMO..................................................................................................3
2.0 QUADRO TEÓRICO................................................................................4
2.1 qualidade de vida....................................................................................6
3.0 CONCLUSÃO...........................................................................................7
4.0 BIBLIOGRAFIA..........................................................................................8



























RESUMO


Segundo Karl Marx, o homem para sua sobrevivência passa por um processo que consiste na transformação da sua natureza a do outrem agregando à sua imagem algo semelhança do outro mundo a qual está pertencendo passando a objetivar coisas fora de si; muitas vezes defendendo uma causa que alimenta todo conforto e diversão da classe dominante, com a globalização, a divisão do trabalho e sua especialização técnica características do modelo capitalista onde ser produtivo é uma ordem a qual muitas vezes impõe uma transformação de si mesmo em busca de satisfação alheia.

Palavras chaves:
Proletariado
Trabalho
Stress
Saúde




























2. 0 QUADRO TEÓRICO


O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana no EUA por volta dos anos 30 foi um relato logo após a dura crise chamada de uma grande depressão sofrida pela sociedade norte-americana crise está que atingiu toda a Europa, mais o que mais me chama atenção era o modelo de produção, a superprodução o modelo taylorista de produção foi um dos responsáveis por está crise com uma aceleração da produtividade, deixando claro que produção, consumo e credito tem uma relação significativa dentro da economia.

A Revolução Industrial alterou profundamente a vida dos operários o trabalhador passou a deslocar-se para as grandes cidades causando uma grande concentração urbana e o confinamento do trabalhador com jornadas de trabalhos exploradoras de até 14 horas sem condições sanitárias e de trabalho, as cenas do filme é devastadores operários sujos e mal cuidados englobando crianças e mulheres submetidas a jornadas massacrante de trabalho sabendo que o salário era medíocre e com uma remuneração ainda menor para as mulheres e crianças.

A figura central do filme Carlitos onde representava a modernidade da época o famoso capitalismo onde o operário que é engolido por este poder do capital que explora o proletariado, e hoje não é diferente dos velhos tempos a sociedade ainda é a mesma sociedade capitalista onde o capitalismo é representado pelo sistema econômico das propriedades privadas tornando o operário um alienado desse sistema que impera no mundo.

A palavra de ordem é aumentar a velocidade da máquina pra aumentar a produtividade e com isto os operários produziam mais em menos tempo e o Carlitos vai a adquirindo um toque por executar estes movimentos repetitivos executando uma única tarefa uma das cenas que mais me chamou atenção é quando Carlitos vai descansar no banheiro e o presidente exige que volte ao trabalho, a máquina alimentadora é o homem com a mecanização do operário Carlitos vai sendo robotizado entrando em crise de perturbação mental cai na máquina tornando-se parte dela é alienação de Carlitos levando ao hospício sendo um desempregado ele está sozinho nesta nova etapa da sua vida.

Uma nova etapa com manifestações de desemprego com operários que se une mobilizando pedindo emprego e lá esta Carlitos que acabou sendo confundido como um dos participantes e vai preso com o um dos lideres foi chocante as cenas na, pois não deixou de ser um lutador prisão, pois salvou os policias de uma rebelião e mesmo sendo solto Carlitos não quer deixar a prisão temendo o desemprego a fome e por não ter mais onde morar e mesmo com uma carta de apresentação para um novo emprego Carlitos não estava psicologicamente apto, pois as pressões do dia-a-dia qual viveu com uma vida, robotizada pela mecanização dos operários em busca da sobrevivência deixaram marcas irreparáveis no seu estado emocional causado por fatores imperceptíveis mais podem destruir a saúde com comportamentos que contribui para manter o organismo equilibrado.

Uma nova personagem surgiu na vida de Carlitos uma moça que perdera seus pais e fugiu do orfanato passou a ser sua amiga companheira inseparável a ponto de ter o sonho de uma moradia muita fartura e uma vida familiar com uma vida digna, com tanta luta conseguiu emprego em uma loja e leva a moça com ele para o local de trabalho que foi assaltado pelos ex-colegas de trabalho e no dia seguinte é demitido e preso. A moça não desistiu e foi esperar Carlitos na saída da cadeia para levar até a casa que havia conseguido e neste ambiente tentaram realizar o sonho da moradia dormiram acordaram e tomaram café da manhã e até liam jornal a procurando uma vaga de emprego o grande sonhador não desiste dos seus objetivos de ser feliz um dia.

Carlitos um grande sonhador não desiste nunca a moça consegui trabalho mais está cansada da longa caminhada da vida mesmo sendo dançarina e ele o cantor, pois ambos têm que viver fugindo da procura do orfanato mais Carlitos o sonhador mantêm suas esperanças não desiste nunca com suas palavras sempre animava e dizia não desista! Vamos conseguir!
O fim.... para um novo recomeço!


2.1 Qualidade de vida


Acredita-se que a emergência do movimento QVT que é destinada para valorizar pessoas buscou programas que viria qualificar seus profissionais, com intuito de QVT uma nova tendência dentro das organizações que vem sendo aplicada paralelamente à situação de trabalho, por um lado a visão de trabalhadores satisfeitos, maior produtividade e qualidade no resultados, sendo visto hoje como um conceito global com métodos buscando a satisfação condicionada a inúmeros fatores com filosofias manipuladas a fim de garantir a sobrevivência da organização.
Segundo Walton (CHIAVENATO, 1999) oito fatores afetam a QVT:
§ Compensação justa e adequada
§ Condições de segurança e saúde no trabalho
§ Utilização e desenvolvimento de capacidades
§ Oportunidades de crescimento e segurança
§ Integração social na organização
§ Constitucionalismo
§ Trabalho e espaço total de vida
§ Relevância social da vida no trabalho














3. 0 CONCLUSÃO


Não sabemos a definição exata até hoje como o salário é medido, pois são medidos a partir das condições mínimas do nível de subsistência, e na década de 30 os problemas no mundo era o mesmo dos dias atuais quantos Carlitos ainda têm hoje vivendo estressado, pois vivemos um sistema econômico capitalista onde o homem vende a sua força de trabalho aos proprietários das empresas em busca de sobrevivência ou realização profissional.

O homem que somente apertava parafusos não é capaz de ver o produto final como obra das suas mãos não sente orgulho do que faz no seu no seu trabalho são pessoas sempre desmotivadas e insatisfeitas com pouca cultura escolar tiveram bom senso para enxergarem problemas que muitas vezes passaram despercebidos na visão dos engenheiros da época. A parte mais triste dessa história que muitas empresas não percebem que os tempos mudaram e continuam com o taylorismo mesmo sabendo suas falhas

A situação atual é inevitável que os empregados de hoje estejam sujeitos a passar situações constrangedoras e desagradáveis e muitas vezes constrangedoras onde parece estar pedindo favor, está é uma desvantagem do capitalismo o contexto econômico atual em que o mundo está submetido, a regra do jogo não está a favor do proletariado, está é a desvantagem de ser empregado o trabalho que enobrece se realiza profissionalmente, também o adoece muitas vezes com perdas irreparáveis a sua saúde.

Há resistência às mudanças inesperadas são fatores que têm sido vivenciados no cotidiano das organizações que podem provocar um desajuste interno no organismo e levando ao stress com tantas pressões internas deixando o organismo fadigado, sendo este fenômeno um aviso do corpo que o indivíduo este estressado diante das circunstâncias fica com seu organismo em uma busca continua do seu equilíbrio e satisfação provocada por um desajuste físico e mental.



4. 0 BIBLIOGRAFIA



TEMPOS Modernos (modem times, EUA 1936) Charles Chaplin, Paulette Goddard.
CHIAVENATO, Idalberto; Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 13 ed.. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RODRIGUES, M. V. C. Qualidade de Vida no Trabalho: Evolução e Análise no Nível Gerencial. UNIFOR, Fortaleza, (1991)
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. (Orgs.). Psicologia: organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artemed, 2004.

Autor: Gilsania Ferreira Da Matta


Artigos Relacionados


A Mecanização Assume O Comando - As Organizações Vistas Como Máquinas

Qualidade De Vida No Trabalho

A Loucura Do Trabalho

Resenha Frederick Taylor

Filme: Tempos Modernos

O Mundo Do Trabalho E Suas Grandes Modificações

A Qualidade De Vida Do Educador No Local De Trabalho