Faça o que tem que ser feito: E não apenas o que lhe pedem



Faça o que tem que ser feito: E não apenas o que lhe pedem.
NELSON, Bob. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. 136 p. ISBN: 8575420496.

Por Bruno Ferreira

O que toda empresa espera de seus colaboradores é que estes assumam os valores da empresa e passem a dar o máximo de si para o alcance dos objetivos corporativos. O que Bob Nelson chamou de Expectativa Suprema. Seu livro aborda questões sobre como ser valorizado no trabalho, como desenvolver suas habilidades e, ainda, qual a melhor maneira de fazê-lo (o próprio trabalho).
Os mais modestos cargos que ocupamos durante nossa vida profissional pode reservar grandes oportunidades de crescimento e aprendizado. As mais simples tarefas, quando realizadas com dedicação e de maneira espontânea, são percebidas e contribuem positivamente para a formação do seu perfil profissional pelos gerentes e demais superiores.
O livro encoraja a iniciativa, mas alerta que deve-se sempre ter cautela na hora de revelar uma boa idéia, pois nem todos irão adorá-la com a mesma energia, e em muitos casos, pode ser motivo de desconfiança e inveja. Por isso é necessário que antes seja elaborado um esquema prático para a sua implementação e uma análise um pouco mais detalhada para que seja possível recrutar pessoas que possam ajudá-lo na apresentação e defesa da sua idéia.
Um mandamento corrente no meio profissional é que você nunca deve agir às escondidas. Mas você tem total liberdade para atuar em defesa dos interesses da empresa. O livro não encoraja ninguém a tomar a iniciativa de uma idéia que tem manifestada discordância da chefia. Quando uma idéia é rejeitada, você deve analisá-la mais profundamente e buscar ajuda técnica para melhorá-la em pontos específicos. Assim, no momento oportuno, ela poderá ser reapresentada com mais elementos que reforcem sua eficácia.
O desenvolvimento de suas habilidades no trabalho pode proporcionar-lhe mais satisfação e mantê-lo motivado no emprego.
Ao ser atendidas as expectativas, a conseqüência será a recompensa suprema. As pessoas gostam de ser recompensadas e é isso que as motiva na busca da excelência nas suas atividades realizadas diariamente. O trabalhador que se sente reconhecido no seu trabalho, permanece mais a vontade para desenvolver suas habilidades ao mais alto grau (o que por si só já é uma grande conquista), e isso na maioria das vezes vem acompanhado de uma recompensa financeira.

Autor: Bruno Ferreira Lima Pereira


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