Produção de Material Pedagógico





A maneira como adquirimos o conhecimento está diretamente ligada aos fatores condicionantes que facilitam esse contato com o que é aprendido. Dessa forma os meios tecnológicos aparecem como facilitadores dessa aquisição de aprendizagem transformando o comportamento humano através de estímulos. Sabemos que os nossos alunos aprendem mais com o que lhes provocam afeição, então nada mais atraente do que utilizar das inovações tecnológicas, como a Internet, celular, câmera digital, blogs, recursos que farão das aulas uma maneira mais atraente e diversificada.
O mundo contemporâneo trouxe consigo a afirmação de que as TIC?s como facilitadores de conhecimento auxiliam na aprendizagem individual e coletiva trazendo recursos antes não utilizados e facilitando o processo de evolução cognitiva. A revolução tecnológica trouxe inovação na forma de ensinar e aprender alterando de maneira significativa a forma como o ensino deve ser direcionado a cada aluno em especial, considerando suas diversidades culturais e individualidades. Para Possari (2001, pág.100):


Essas temporalidades exigem que se insira na educação um ecossistema educativo onde sejam contempladas simultaneamente culturas heterogêneas, o entorno das tecnologias de comunicação e informação, além de configurar o espaço educacional como o locus onde a construção permanente de conhecimentos conserve o seu encanto.


Os novos suportes digitais permitem que a informação chegue a todos de maneira igualitária, rápida e flexível. São fluxos de informações generalizadas e contextualizadas de forma indisciplinar. A produção de material pedagógico para o ensino de disciplinas deve viabilizar a aprendizagem no sentido de oferecer ao público alvo recursos que facilitem a sua aquisição de aprendizagem além de mediar o conhecimento, fazendo com que esse aluno seja capaz de identificar além dos recursos técnicos oferecidos pelas ferramentas o objetivo a que essas se dispõem, que é o desenvolvimento pleno do cidadão.
Mais importante do que introduzir essas ferramentas no planejamento escolar é associar o prazer do ensino com os recursos facilitadores de aprendizagem, utilizando-o também como forma de preservar a cultura de cada um pautando para realidade dos alunos e atendendo de forma especial a cada aluno. Para Freitas, 1989:"A realidade que o aluno conhece e vive não é somente aquela empiricamente apreendida; é também, a realidade sonhada, a das idéias, das crenças, das emoções, das aspirações, das fantasias, dos desejos".
No entanto o uso das TIC?s como recurso pedagógico vai além de introduzir ferramentas tecnológicas nas escolas, faz-se necessários discutir e orientar sobre os métodos e técnicas a serem utilizadas visando o melhor aproveitamento como recurso pedagógico, isso inclui principalmente a capacitação constante dos profissionais que irão lidar com essas ferramentas e a maneira como eles irão conduzir suas aulas e o seu uso com os alunos.
O laboratório de informática da escola deve se transformar em um local de encontro do aluno com seu docente onde ambos trocarão idéias sobre a melhor maneira de utilizá-lo a favor do conhecimento, da mesma forma os sistemas de software da máquina deve estar sempre atualizado para não cair em desuso. O professor deve colocar em suas aulas uma situação problema em que o aluno deva utilizar dos recursos tecnológicos como base para solucioná-lo, sendo que o docente mediador deve estar sempre apto para auxiliá-lo sempre que for necessário. A idéia é que a escola proporcione uma estratégia de ensino para melhorar a qualidade da educação, tendo como objetivo o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a qualidade do ensino.
Inúmeras são as ferramentas que facilitam o processo de aprendizagem proporcionada pelas TIC?s, suportes como blogs não exigem conhecimentos técnicos em informática e servem para divulgar e compartilhar idéias, reportagens, documentos e matérias de todos os níveis, trata-se de uma construção cooperativa de conhecimentos. O wiki é outra ferramenta que serve de interação social, onde o aluno compartilha um texto único sendo modificado e utilizado por vários outros colegas. Orientar as pesquisas feitas com recursos da Internet é outra forma de modificar a maneira de trabalhar em sala em aula e colocar o aluno em contato com o mundo virtual e repleto de informações, daí mais uma medida que deve ser sempre acompanhada de orientações do professor para que esse aluno não se perca em meio de tantas informações oferecidas por inúmeros sites.
As tecnologias podem se transformar em instrumentos eficazes de aprendizagem desde que bem utilizadas e orientadas por pessoas que entendam do assunto, podendo ser utilizada principalmente para desenvolver o potencial criativo dos alunos transformando-se em uma forma de técnica construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Cabe a cada educador trabalhar junto à gestão escolar no sentido de oferecer aos alunos uma estrutura física apropriada para a aquisição de conhecimento mediada pelo uso das TIC?s.





















Citações Bibliográficas:

FREITAG, B. Política Educacional e Indústria Cultural.Cortez Editora. São Paulo:Autores
Associados, 1989

POSSARI, L.H.V. Comunicação e educação: novo conceito de espaço(tempo). Cadernos de
Educação, v.5, n.1, 2001.



Autor: Patricia Araujo Dias


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