Produção de Material Pedagógico e TIC'S



UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
CEAD
PÓLO DE DURANDÉ
CURSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO
PROFESSORA: ROSILANA APARECIDA DIAS BAESSO
TUTOR: GUSTAVO PASQUALINI DE SOUSA
ALUNO: ADRIANO VIEIRA DA SILVA
ATIVIDADE: ARTIGO DE OPINIÃO

Produção de Material Pedagógico é uma das disciplinas do curso de pós-graduação de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental da Universidade Federal de Juiz de Fora. Curso que tem como foco principal o uso das TIC?s (Tecnologias da Informação) no Ensino Fundamental das escolas públicas do país. Sendo de vital importância para o educador o conhecimento desta disciplina para o bom desempenho de educador inovador e conhecedor das tecnologias modernas.
Na disciplina passamos a desenvolver o nosso pensamento crítico a respeito das tecnologias existentes, assim como o seu processo histórico e criador. Para isso desenvolvemos fóruns de debates, atividades de análise de programação, estudo dos recursos disponíveis nas nossas escolas e montagem de trabalhos estudados.
O diferencial está exatamente nessa última etapa: deixamos de sermos professores, donos do saber, orientadores de aprendizagem para sermos também alunos, aprendizes dessa nova tecnologia, expectador sujeito à aprovação ou reprovação, mas com conhecimento de quem sabe se orientar num trabalho de formação contínuo do saber. Esse processo vai além do simples fazer, o trabalho é questionado e desenvolvido para ser suporte de outras atividades que, com certeza, serão aplicadas nas salas de aula com os alunos, cujo conhecimento das TIC?s em muitas situações supera o saber do professor, porém precisa de orientações para a realização de trabalho organizado e fundamentado em tema de real importância.
Quando analisamos os conteúdos estudados e as atividades elaboradas, percebemos que, apesar das TIC?s estarem tão presentes no nosso dia-a-dia, pouco sabemos sobre ela, pouco exploramos como atividade didática, não por falta de material, mas pela falta de conhecimento tecnológico para a sua aplicação. Esse analfabetismo tecnológico, aliado ao medo de expor a sua fragilidade torna-se fatores determinantes para a aplicação integral de todas as tecnologias existentes na sala de aula.
O diferencial da disciplina está exatamente nesse último ponto, não é imposto o conhecimento ao aluno. Ele constrói o saber junto com as atividades já existentes para análise, debate esse novo saber e só assim desenvolve também a atividade proposta.
No decorrer do curso viajamos pela Era do Rádio, a sua importância histórica, assim como a relevância na atualidade. Como pode essa tecnologia manter tal importância na era digital. É nesse aspecto que percebemos a importância do educador na história: não é o seu individual que permanece, mas é a função coletiva, inovadora e criativa que faz do Rádio tão antigo e tão moderno e necessário, assim também serão os livros e educadores.
Na ambientação com a parte escrita, pode-se inferir o seu significado para o desenvolvimento de um país, a necessidade da leitura está para necessidade de termos escritores de qualidade. Se os escritores não forem inovadores, criativos e modernos não teremos leitores interessados. Daí a importância de criar o hábito de leitura de jornais, revistas, histórias em quadrinhos, etc..
Apesar de falarmos em banda larga, em web, sites e mais sites de relacionamento, ainda é a televisão que prende a atenção de mais pessoas, e ela merece destaque a parte. Quando surgiu era objeto de status, hoje de necessidade básica. Está presente na maioria das casas dos brasileiros, é responsável pela maior parte de lazer, assim como é motivo de comentários e discussão nos dias seguintes de programação polêmica como noticiário, futebol e a novela. Com certeza deve ser explorada ao máximo como recurso pedagógico na sala de aula. O professor deve ser orientador e incentivador de atividades que a utiliza como ferramenta de ensino, devido à facilidade de acesso e de manuseio. Equipamentos modernos como celulares e câmeras digitais têm favorecido e muito a ampliação de seu uso na sala de aula.
Nessa perspectiva do desenvolvimento cultural do aluno de pós-graduação do curso de Tecnologia e Informação no Ensino Fundamental é que a disciplina Produção de Material Pedagógico produz um encadeamento de atividades que enfatizaram o uso das TIC?s na sala de aula, sendo o professor agente de produção desse material e agente orientador da construção desse saber. Portanto somos nós professores os responsáveis por disseminar esse conhecimento, apropriarmos dele e criarmos leitores das novas mídias e conhecedores das existentes e futuramente agentes transformadores dessas tecnologias estudadas.

CD - PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO - UAB - CEAD - UFJF


Autor: Adriano Vieira


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