Projeto Valores na escola



Título do projeto institucional: Os valores na escola.
Autora: Elaine Aparecida de Sousa

Justificativa:
O gestor é o principal mediador desses valores, portanto o primordial para iniciar um trabalho onde irá atingir os diversos cantos da escola.

Objetivos: Gerais
? Mostrar a importância de se ter valores e trabalhá-los na escola.
? Para a direção e a coordenação pedagógica Iniciar reuniões pedagógicas onde possam discutir por onde começar o trabalho de incorporar valores na instituição.?
Para os professores Planejar e coordenar propostas para que os alunos sejam imersos nestes valores e entendam cada um como necessidade de tê-los.
? Para os funcionários ?Iram ajudar a demonstrar os valores e aplicá-los dentro do convívio escolar.
Para a comunidade- Ajudar com a inserção dos mesmos valores dentro de suas famílias e casas elevando o índice na escola.

Objetivos específicos:
? Investigar e expor resultados encontrados na primeira etapa.
? Na segunda etapa analisar as respostas da primeira etapa e propor uma gestão coletiva para organizar atividades sobre os valores a serem trabalhados..
? Ainda na segunda etapa realizar momentos informativos afim de levar o conhecimento de valores, de sua importância na escola, família e sociedade. Fazer uma palestra envolvendo teatro onde se fala sobre a importância de ter os valores bem distintos em nós mesmos.
Fazer plaquinhas sobre cada valor estudado e adquirido para lembrarmos uns aos outros sobre o respeito, a disciplina, a diversidade, entre tantos...
Receber as propostas dos envolvidos no tema para um crescimento do projeto.
Fotografar os ambientes afim de reproduzi-los destacando a compreensão do tema.
? Confeccionar murais destacando o concreto da questão informativa na escola sobre os valores.
? Montar um livro com gravuras informativas afim de que todos tenham acesso e vejam a importância de seguir os valores na escola.
Motivar a construção destes valores ? Amor ao próximo, respeito, disciplina e os demais que serão aguçados no decorrer do projeto.

Fundamentação teórica:
LUTERANA DO BRASIL, Universidade, obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Gestão, Planejamento e Políticas públicas [obra]. Curitiba: Ibpex, 2008. 157 p.: Il

Metodologia:
? Equipe e comunidade: Compartilhamento e comunicação do projeto para toda a comunidade educativa: professores, funcionários, alunos e pais.
? 1ª etapa Levantamento de propostas e materiais: Faça uma pesquisa com professores, funcionários e alunos para servir de base ao projeto sobre a importância de se trabalhar os valores na escola. Se já são realizadas atividades na escola sobre os valores, há a intencionalidade educativa nelas? A equipe faz um planejamento nesse sentido? Há brinquedos, jogos e materiais que promovam a interação? Livros e revistas estão disponíveis aos alunos? Existem lugares aconchegantes? A equipe tem acesso a materiais teóricos e práticos sobre os valores na escola? O corpo docente recebe uma formação específica nessa área? Todos motivam e trabalham estes valores na escola? Tabule o resultado e deixe exposto em um mural no pátio e na sala dos professores.

? 2ª etapa Divisão de tarefas: Reúna professores, funcionários e alunos para analisar as respostas e, com base nelas, proponha a gestão coletiva do tema Os valores na escola. Sugira a formação de pequenos grupos para organizar e monitorar algumas atividades. É possível toda a equipe contribuir destacando os valores mesmo entre toda a equipe e a comunidade, assim exemplificando os valores.
1. Professores: Organizar um rodízio para planejar o uso do pátio ao longo da semana. Por exemplo: na segunda-feira, um fica responsável por oferecer uma atividade informativa sobre um valor que deve ser trabalhado muito, que é o amor ao próximo; na terça, outro organiza a confecção de plaquinhas sobre os valores na escola e por aí adiante. Eles também devem conversar com os alunos para saber dos interesses, registrar o intervalo (com fotos, vídeos ou relatos) e identificar possibilidades de mudanças a fim de tornar o conhecimento deles mais informativo.

2. Funcionários: Manter o espaço em condições de uso, partilhar brincadeiras, informações, se organizarem para demonstrarem sempre e não somente na execução do projeto a intencionalidade de estarmos sempre em dia com os valores na escola.
3. Alunos: Apresentar propostas de atividades e assumir responsabilidades em relação à conscientização e conhecimento dos valores adiquiridos. Se houver música na hora do recreio, é preciso definir quem tomará conta do som e escolherá a trilha sonora. 3ª etapa Intervenções no espaço Fotografe os ambientes onde há relação com o valor da disciplina, do amor ao próximo e do respeito e faça cópias em preto e branco. Monte com elas um mural e incentive a participação de todos, dando opinião sobre possíveis interferências. Eles podem desenhar com lápis e canetas coloridas e escrever sobre as folhas.

. 3º etapa: Algumas sugestões para:

1. Corredores: Murais produzidos pelos alunos com diversos tipos de colagem, fotografias e desenhos.

2. Parque: As crianças sempre utilizaram em filas respeitando a vez do próximo.
3. Pátio: Haverá ao invés das tradicionais placas de trânsito, placas sobre o que pode e o que não pode para se conservar o amor entre todos.
. 4ª etapa: Comunicação e divulgação Informe os familiares sobre o projeto nas reuniões de pais e por meio de bilhetes. Painéis de fotos na entrada da escola são instrumentos de troca valiosos. Convide pais e avós para participar do intervalo. Eles serão bem-vindos para socializar auditórios e atividades de conhecimento sobre: Os valores na escola.

Avaliação
Converse com os professores, leia os relatórios e observe se há a conscientização dos valores entre os alunos, entre os funcionários e equipe. Alunos envolvidos com as propostas e a qualidade e a diversidade das atividades são indicadores do bom andamento do projeto.

Referencias bibliográficas:
LUTERANA DO BRASIL, Universidade, obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Gestão, Planejamento e Políticas públicas [obra]. Curitiba: Ibpex, 2008. 157 p.: il










Autor: Elaine Sousa


Artigos Relacionados


Considerações Finais Do Estágio Iii

Gestão E Equipe Escolar

Valores Na Escola

Conselhos Escolares, Um Caminho PossÍvel Para O ExercÍcio Da Democracia Nas Escolas PÚblicas

Bullying Respeite As DiferenÇas!.

Escola E Família Uma Relação Produtiva Na Perspectiva De Ensino-aprendizagem.

Projeto Escritores Da Liberdade