O processo de Ensino e o Estudo Ativo; Como ensinar? Recursos de Ensino; Avaliação e Construção do Conhecimento.



Ficha: HOFFMAN, Jussara M, L. Avaliação: mitos e desafios ? uma perspectiva construtiva. 38 ed. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991, 104 p.
______Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 2.ed. Educação e Realidade. Porto Alegre, 1993, 200 p.
LIBÂNEO, José Carlos. O processo de Ensino e o Estudo Ativo. In: Didática. São Paulo: Cortez, 1994, 263 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação do Professor) Cap. 05.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 14.ed. São Paulo: Ática, 1991. 258 p. Cap. 08 e 09.

Objeto: O processo de Ensino e o Estudo Ativo; Como ensinar? Recursos de Ensino; Avaliação e Construção do Conhecimento.
Objetivos:
? Designar aspectos de como ensinar;
? Definir o significado da avaliação na prática educativa;
? Apresentar algumas formas de estudo ativo;
Conceito:
? O pensamento é a base em que se assenta a aprendizagem (...) é a maneira de a inteligência maneira de a inteligência manifestar-se. P.121;
? Os centros de interesses são definidos como sendo "agrupamentos de conteúdos e de atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significado para a criança. P. 111;
? A concepção tradicional, ou escola tradicional, considera o educando apenas como um repositório de informações que devem ser absorvidas sem contestação. P. 103;
? O estudo é a atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimento, habilidades e hábitos sob direção do professor. P. 104;
Método: Catalogação de fontes bibliográfica, citações de outros pensadores de acordo com o tema e estudo de diversas literaturas.
Fontes: As referências da obra baseiam-se nos livros de HOFFMANN, Jussara; LIBÂNEO, José Carlos e PILETTI, Claudino.
Conclusões:
? O desenvolvimento da inteligência não é devido a um aumento de conhecimentos, mas a uma nova estrutura mental. P. 124;
? A criança é um ser em desenvolvimento, cuja atividade, espontânea e natural, é condição para o seu crescimento físico e intelectual. P.104;
? A sala de aula é somente um "quartel-general" para a aprendizagem, e quanto mais entrarem nela experiências da vida da criança, tanto melhor para a aprendizagem. P.151
? As tarefas cognoscitivas (conteúdos, habilidades e desenvolvimento de capacidades intelectuais), expressas nos objetivos de ensino, precisam ser convertidas em objetivos do aluno. P. 112;
Comentários: O que deve substituir o ensino tradicional é sem dúvidas o estudo ativo, pois o desenvolvimento de qualquer atividade lançada é provável que o resultado na aprendizagem seja maior, já que, o aluno deixa de ser apenas um receptor de informações e passa analisar, refletir e compreender melhor os conteúdos que estão sendo abordados na sala de aula. Com uma aula mais significativa, que procura sempre criar inovações, há possibilidades de usar diversos tipos de recursos de ensino como: projetos, sequência didáticas, trabalhos individual ou em grupo, o que torna uma educação mais concretizada já que busca sempre despertar o interesse de ter uma aprendizagem contextualizada. Outro fator importante para que a aula progrida sempre, é o professor buscar meios que possibilite usar estes métodos com as técnicas de ensino adequadas, sem que fuja do conteúdo. A partir disso, o aluno torna-se um ser capaz de lançar questionamentos e o professor por meio das avaliações propõe ao aluno a reflexão.
Palavras-chave: avaliação; estudo ativo; recursos de ensino.

Autor: Makel Oliveira Santos


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