Estratégias de Criação: a fase mais importante da propaganda.



Todo programa de propaganda precisa ter uma idéia, um conceito e uma linha criativa. A partir daí os instrumentos são desenvolvidos de acordo com o porte, o segmento de atuação e a cultura da instituição, permanecendo prontos para receber a informação gerada de acordo com o funcionamento operacional e com a filosofia da instituição.
Desta maneira, a propaganda para surtir efeitos desejados, deve ser entendida então como um contexto estratégico e planejado que leve em consideração os diversos aspectos que compõe a sociedade e o comportamento social. É preciso saber o que a população deve saber, o que ela quer saber e como ela interpretará as informações oferecidas.
A expressão de uma idéia só pode ser alcançada quando o pensamento pode ter um aspecto físico e se concretize de forma visível, pois a interpretação pode ser muito diferente e ainda servir para reduzir novas idéias ou outras que se associem com o original. Às vezes se desenvolve uma idéia por um processo de geração espontânea, mas toda idéia deve ter um ponto de partida com base em algo concreto.
O plano de propaganda e os objetivos de criação devem estar diretamente ligados aos objetivos de comunicação descritos no briefing, reforçando-se a necessidade de se trabalhar na realização de uma campanha de propaganda. Para tal tarefa deve-se unir pontos descritos do briefing e da pesquisa de mercado (caso seja realizada) para chegar-se ao resultado da criação da campanha publicitária.
A partir desse briefing, e conhecendo o cliente, a agência de comunicação pode estabelecer o posicionamento, o objetivo da campanha, definindo o tema para o desenvolvimento das estratégias de criação.
Um dos principais componentes do sistema de criação publicitária se dá através do tema e do slogan. O tema se desenvolve a partir dos objetivos de propaganda que descrevendo a necessidade do que será trabalhado para o cliente, a imagem da empresa, por exemplo. Mais para tornar os trabalhos e objetivos requeridos pelo ciente mais conhecidos, deve-se construir uma mensagem clara e figurativa que possa comunicar o receptor. Visando-se enfatizar as potencialidades do cliente e fortalecendo esse tema através do slogan.
A tática de criação deve descrever as peças definidas e desenvolvidas de acordo com o tema, atendendo aos objetivos de criação. O objetivo deve ser o de traçar uma linha de comunicação de massa que expresse os valores trabalhados junto a uma campanha de propaganda, levando o publico a ter conhecimento dos trabalhos, das causas e dos resultados positivos do cliente.
As estratégias trabalhadas para uma campanha de propaganda devem indicar uma série de momentos e fases que venham a expressar toda a linha de raciocínio apresentada nas táticas de criação. As peças devem seguir uma mesma linha de cor e as mesmas características dos objetivos proposto pelo tema de campanha, pois cada cor apresenta um significado.
Outro fator de grande importância para o processo de criação de propaganda é a linguagem publicitária. Segundo Martins, J. (1997, p. 37), "[...] o papel da linguagem é substituir a imagem ou completar seu sentido, elucidar em nível denotativo e conotativo e agir como orientadora da significação". Em um anúncio publicitário, a construção textual tem como principal função ancorar a imagem ao texto, atribuindo, assim, significado à mesma. O texto publicitário deve começar tentando chamar a atenção do público, expressando a linha de raciocínio da campanha desenvolvida.
A criação deve-se apresentar-se de forma organizada e bem elaborada. A criação torna-se importante para uma campanha de propaganda devido á agilidade e impacto que esta causa entre as pessoas, gerando, assim, alta credibilidade para os anúncios.








Autor: Carlos Antonio Furtado Dutra


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