JESUS CRISTO O RESTAURADOR DE VIDAS.



Referencia Bíblica: Mc 5:1-20

1 E CHEGARAM ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
3 O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
14 E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.
15 E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
16 E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos.
17 E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.
18 E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti.
20 E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.

Introdução

Vivemos num mundo onde, predomina-se a violência, a pedofilia, o trafego de drogas em suas variadas espécies, o trafego de armas, aliciação de crianças para ser garota de programa, corrupção na política, grupos de milícias com o fim de exterminar pessoas, penitenciarias super lotadas que em vez de exercer o papel de socializar o detento exerce o papel de torna lo mais violento ainda, hospitais que deveria estar exercendo o papel de salvar o doente, estão deixando os pacientes morrerem enquanto aguarda atendimento medico que em muitos casos nunca acontece, Mães que de forma covarde e insensível ganham seus filhos e os abandonam na lixeira, pessoas que se dizem cristão, mas não passam de uns hipócritas, pessoas que para cada situação que ele tem tratar usa uma mascara Maridos infiéis a esposa, Esposa infiéis ao esposo. Este e o mundo que estamos vivendo, que precisa urgentemente ser restaurado por Cristo. No texto supracitado vemos um homem que vivia escravizado pelo inimigo, mas foi poderosamente restaurado por cristo e é com base na vida deste homem que eu quero mostrar que Cristo pode restaurar o ser humano que vive escravizado pelo pecado.

I. O perfil de vida do endemoninhado de gadara
?
Na vida deste homem tinha uma legião de demônio.
? O endemoninhado de gadara morava nos sepulcros.
? Cadeias não podiam dete-lo
? Tinha uma força sobrenatural de forma que ele quebrava as cadeias.
? Ele não dormia, pois clamava de dia e de noite.
? Seu corpo era todo machucado, pois ele próprio feria-se nas pedras.
? Lucas informa que ele andava nu.
? Lucas informa que ele era impelido pelos demônios a ir para o deserto.
? Este homem era tão infeliz que a bíblia nem revela teu nome.


II. O encontro de Jesus com o endemoninhado de gadara

Este homem em alguma época da vida dele deu lugar para os demônios e por isso passou a ser vitimas do diabo, ele era um sofredor, e foi exatamente porque ele era um sofredor em todas as áreas da vida, que Cristo foi lhe ao encontro. Você que esta lendo esta mensagem pode estar passando por algum tipo de sofrimento, se esta e a tua realidade, saiba que agora Cristo veio ao teu encontro para restaurar tua vida.

III. Quando Cristo olhou para o endemoninhado de gadara.

Quero eu fazer uma conjectura (conjecturar e suposição, imaginar) deste olhar de Cristo para o homem endemoninhado gadareno .

Quem sabe Cristo olhou para o aquele homem cheio de demônio, com o cabelo enorme e sujo, com a barba também numa situação caótica, com o rosto abatido, seu corpo todo machucado, e ainda por cima nu e morando no cemitério. Talvez Cristo por um momento pensasse: vou levá-lo ao salão para cortar o cabelo e a barba, vou levá-lo ao restaurante cinco estrela para que ele possa comer do bem e do melhor, comprarei um terno , um par de sapato e uma Bíblia para ele, indicarei para ele uma igreja cristã para congregar e si tornar membro e ele será um cristão de agora para frente. Mas por um momento Cristo pensa consigo mesmo. De que adiantaria corta-lhe o cabelo, barba, lhe vestir o terno novo com gravata, sapato novo, lhe dar uma Bíblia e manda lo para ser membro de uma igreja Cristã? E Cristo Chegou a uma conclusão. Eu não posso agir assim com este homem, porque ele seria mais um cristão nominal entre tantos que já existe, as pessoas iam olha lo e veria um cristão porque o homem só vê o exterior, mas eu olharia para ele e veria o endemoninhado de Gadara vestindo uma roupagem de cristão. Querido (a) que esta diante desta mensagem, Quantos milhares de pessoas nos olhamos para ele e temos ele como salvo em Jesus, isto porque ele veste , pronuncia , anda como cristão, mas não passa de uma roupagem de Cristão autentico. Porém Cristo olha para essas pessoas e vê que no exterior comportam se como cristão, mas olhando no interior deles Cristo vê. Ódio falta de amor, infidelidade conjugal, mentira, acepção de pessoas, falsário, sonegador do direito alheio, etc. Por isso saiba que Cristo Não quer tocar na tua aparência externa, pois isso não mudaria teu caráter, mas ELE vai tocar no teu interior como ele fez com o endemoninhado de Gadara e tua restauração será completa.


IV. O toque restaurador de cristo transforma o homem interiormente e exteriormente.

No ato do encontro de Jesus com endemoninhado de Gadara Jesus lhe perguntou: qual o teu nome, e os demônios responderam legião porque somos muitos, Jesus tocou naquele no interior daquele homem usando apenas a palavra, demônio sai dele, os demônios saíram e o processo da restauração começou na vida daquele homem sofredor.
? Primeiro: ele foi restaurado interiormente: Jesus expulsou uma legião de demônios que estava dentro dele que podemos chamar de restauração espiritual. No ato da libertação ele passou a ser um cristão, no entanto ainda estava nu, cabeludo, barbudo, mal cheiroso, fragilizado, machucado, ou seja, quem olhava para ele dizia, olha o endemoninhado. Mas o processo de restauração começou no coração dele, e é isto que muitos lideres de igrejas tem que entender, que não basta apenas dizer para os membros da igreja que eles tem que vestir de tal modo, andar assim ou assado, se portar desta ou daquela maneira, o que importa e a restauração começar no coração do homem e isso só a palavra de Deus faz. Que infelizmente tem sido deixada por muitos lideres que ensinam tudo menos a palavra de Deus.

? Segundo: ele foi restaurado emocionalmente: Jesus restaurou a vida emocional daquele homem, agora ele tinha auto estima pois ele disse para Jesus ,deixa eu te seguir , Jesus achou melhor que ele voltasse para família e contasse tudo que Cristo fez por ele. Querido (a) agora aquele cristão estava com tua auto-estima tão em alta que ele queria pregar a palavra de Deus, ele queria realizar projetos, agora ele tinha sonho, perspectiva de vida. Nos dias que vivemos estamos diante de muitos cristãos emocionalmente debilitados, sua estima esta La em baixo, perderam o prazer em sonhar, construir projetos, perdeu o gosto de viver, Cristo quer restaurar tua vida emocional, quer que tua estima esteja La em cima por isso coloque tua vida emocional diante de Cristo. E ELE vai-te da a vitoria.

? Terceiro: ele foi restaurado moralmente: Agora aquele homem não andava mais nu, pois a população o viu sentado vestido em perfeito juízo. Querido (a) Cristo quer restaurar vidas de cristão que tem a vida moral questionada por que talvez num minuto impesado cometeu adultério, um tesoureiro que usou o dinheiro de forma indevida e tem sua conduta moral questionada até hoje. Olha deixa Deus restaurar tua vida que esta despedaçada como um copo de vidro que cai da nossa mão e despedaça todo, tua vida moral esta como os cacos de vidro do copo, mas agora Deus quer ajuntar os cacos da tua vida moral e junto lo pedaço por pedaço e te restaurar de tal forma que tua vida moral nunca mais será questionada.

? Quarto: ele foi restaurado fisicamente. Jesus também restaurou a vida física daquele homem, ele agora não se feria em pedras pontiagudas, mas suas feridas sararam ate na pele dele só ficaram marcas de feridas da época que ele não conhecia a Cristo. Muitos cristãos estão com tua vida física debilitada por uma enfermidade, porque Cristo quer tocar em alguma área do teu interior e você não esta permitindo, mas não esqueça, para o homem deste texto não continuar ferindo-se fisicamente , primeiro Cristo tocou no coração dele deixa Deus tocar no teu coração.

? Quinto: ele foi restaurado socialmente. Jesus restaurou a vida social do homem que era endemoninhado, isso se descobre quando Jesus o manda voltar para casa, ele voltar e testemunhou acerca de Cristo e foi aquela benção. Conheço Cristão que leva uma vida ante social por vergonha do corpo , do cabelo,por ser gordinha, Cristo te ama do jeito que você é fisicamente, busque a ele que ele vai lhe libertar e você vai ser uma pessoa sociável.

Conclusão
Querido (a) você percebeu que a restauração dele foi completa, mas você percebeu que cristo começou a restauração espiritual daquele homem dentro do coração dele, e o resto foi conseqüência de uma vida que permitiu Deus ser dono do coração dele , Querido(a) da teu coração para Deus tocar nele e a tua restauração será wem toda área da tua vida.

Autor : Antonio Eugenio Fortes Pacifico

Autor: Antonio Eugenio


Artigos Relacionados


Jesus Cristo.

O Sangue De Jesus Cristo

Caminhada Dificil

Jesus é A Nossa Esperança

Jesus é A Nossa Esperança

O Jesus Milagreiro - Capítulo Oito

A Confissão De Pedro.