AS MÍDIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO E A INCLUSÃO DIGITAL



AS MÍDIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO E A INCLUSÃO DIGITAL
Sueli da Silveira Toledo
Universidade Federal de Juiz de Fora

Motivados pela acelerada evolução das mídias, principalmente no que tange às do universo digital, e sua inquestionável presença e importância na sociedade atual, proporemos aqui uma discussão sucinta sobre o papel das mídias na produção de material pedagógico e sua relação com a inclusão digital.
Primeiramente devemos definir qual é o conceito de mídia e de material pedagógico aqui utilizado. Tomaremos por base que mídia engloba todo veículo de produção, transformação, armazenagem e disseminação de informação e que material pedagógico é todo elemento material produzido e utilizado como fonte de informação no processo de construção do conhecimento na relação de ensino-aprendizagem.
Cabe-nos avaliar quais são os impactos da utilização das mídias como portadoras de material pedagógico na promoção da inclusão digital, principalmente das parcelas economicamente inferiores, promovendo a igualdade de oportunidade de crescimento social e intelectual garantidos por lei através de uma educação de qualidade.
Se pensarmos a educação como elemento essencial para a inclusão digital, a presença das mídias no fazer pedagógico torna-se imprescindível. Assim, a educação só cumprirá seu papel neste ponto quando os responsáveis por equiparem as escolas dotarem-nas não apenas de tecnologia, mas de profissionais capacitados e cientes da importância de minimizar a distância entre os alunos excluídos e os nativos digitais. O que é necessário para garantirmos o acesso democrático à informação que possibilitará aos alunos de baixa renda exercer amplamente sua cidadania através da participação sócio-política-cultural na sociedade requerendo seus direitos e contribuindo para a construção de uma sociedade menos desigual.
Vemos que a fim de alcançar este patamar de inclusão, muitas ações têm sido desenvolvidas através das políticas públicas da educação através de capacitação de docentes, como é o caso do projeto FIT (Formação Inicial para o Trabalho) e a disponibilização nas universidades federais de especializações voltadas para aprimoramento técnico e produção de material pedagógico de altíssima qualidade. Além disso, as escolas têm sido aos poucos equipadas não só com computadores e acesso à internet banda larga, mas com kits multimídia, DVDs, aparelhos de projeção (datashow), rádios, TVs, câmeras digitais, que colocam à disposição dos professores uma infinidade de possibilidades de produção de material pedagógico que podem proporcionar o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da autoria e da aquisição de competências e habilidades indispensáveis para o desenvolvimento intelectual do aluno e, com isso, a escola acompanharia seus alunos com passos firmes para longe da exclusão digital que é também uma exclusão social.
É inegável o fato de que os alunos trazem para as escolas uma cultura que diz respeito ao mundo da mídia, são celulares, mp3, mp4, câmeras digitais e outros, e que os professores em sua maioria se sentem despreparados para lidarem com tais questões, mas isso não pode ser visto como uma barreira porque com a evolução tecnológica, as relações entre professores e alunos também deve evoluir e o professor deve abandonar a postura de ?dono do saber? e assumir seu novo papel de colaborador e aceitar as trocas de informação com os alunos que podem auxiliar muito no manuseio das mídias a fim de produzirem material pedagógico de forma colaborativa e refletirem profundamente sobre o uso consciente da tecnologia e da informação para construção do conhecimento.
Assim, vemos que a formação continuada do professor e sua atuação como ponte entre o aluno e as mídias além de facilitar as trocas e reflexões sobre o conteúdo midiático na produção de material pedagógico é imprescindível para a inclusão digital dos alunos e para a dinamização do processo de construção do conhecimento a fim de que os direitos à igualdade de oportunidades e ao acesso à educação de qualidade sejam garantidos a todos.

Referência Bibliográfica:
CURY, Carlos Roberto Jamil; Políticas Públicas de Educação e Desigualdade. Texto apresentado no curso de especialização Tecnologia da Comunicação e Informação no Ensino Fundamental ministrado pela UFJF.
DIAS, Rosilãna Aparecida; Do Impresso à Hipermídia. Texto apresentado no curso de especialização Tecnologia da Comunicação e Informação no Ensino Fundamental ministrado pela UFJF.
LIMA, Tarcísio de Souza; Internet/web: Um Aporte dentro de suas Tecnologias e Aplicações. Texto apresentado no curso de especialização Tecnologia da Comunicação e Informação no Ensino Fundamental ministrado pela UFJF.

Autor: Sueli Toledo


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