Produção de Material Pedagógico



Reflexão sobre Produção de Material Pedagógico
Por: Telma Marília Feitosa Spínola
Introdução
A revolução tecnológica trouxe mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Tornou o trabalho menos árduo, diminuiu as distâncias, trouxe comodidade e muito conforto para a sociedade: na educação possibilitou a troca e o compartilhamento de informações, disponibilizou os cursos à distância.
Nesse artigo teremos como abordagem a discussão com reflexões sobre a produção de material pedagógico a partir das Tecnologias de Comunicação e Informação no Ensino Fundamental.
Desenvolvimento
Este artigo tem como principal objetivo evidenciar a necessidade de que novas práticas sobre o material pedagógico a partir do uso das Tias como o uso das mídias e tecnologias nos espaços de aprendizagem favorecem a construção do conhecimento dos alunos.
Segundo Moran (2006) "a internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e comunicação com o aluno e seus colegas."
Frente os desafios/ aliados na educação que a era digitais nos proporciona, faz-se questão de urgência e necessidade despertar no professor propor-se a estar continuamente aberto ao novo, às novas formas e tecnologias presentes no dia -a- dia da vida escolar.
O uso das novas tecnologias, aos poucos vem mudando a realidade neste meio ações conjuntas dos governos Federal e Estadual, através de programas como PROINFO têm implantado nas escolas da rede pública salas de informática com acesso à internet.
São programas importantes, mas temos que ter o cuidado por que não basta montar laboratórios de informática modernos sem capacitar professores para a utilização correta, devemos fazer reflexões principalmente nas escolas públicas onde sabemos que o laboratório está fechado e os alunos não tem acesso a estes, por que faltam professores capacitados.
Hoje, os alunos são diferentes chegam à escola com uma bagagem de informação imensa, estão, portanto, mais aptos que muitos educadores em se tratando de informática. O que a escola precisa reconhecer, neste caso é a rapidez do avanço tecnológico, o professor não é mais o simples detentor da transmissão do saber o papel do professor é de facilitador e mediador levando o aluno a construir o seu conhecimento.
O uso pedagógico adequado das TIC favorece as interações, na medida em que cria ambiente de aprendizagem mais dinâmico e mais democrático do que a sala de aula convencional favorecendo a aprendizagem colaborativa, a aprendizagem entre pares, durante a mesma pode ajudar a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução e comunicação.
As TIC são utilizadas para em todo seu potencial cognitivo favorecendo o trabalho colaborativo, além de ser uma ferramenta valiosa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Segundo Moran (1998), a tecnologia provoca necessidades, temos carências e precisamos de muitas informações para preencher desejos e expectativas, ajuda a nos comunicarmos mais rapidamente, a nos humanizarmos, traz uma grande contribuição para o ensino, pois, abre um novo olhar, integrador, confiante, capaz de proporcionar novas formas de nos entendermos.
A Tecnologia nos dias de hoje faz parte de nossas vidas de uma forma tão intensa que praticamente é impossível viver sem ela, portanto, diante de tantas facilidades que a tecnologia oferece, devemos estar atentos por que o computador é apenas uma ferramenta a mais, que traz muitos benefícios ,mas também pode levar o aluno ao comodismo e a superficialidade, deixando de lado o mais importante que é transformar a informação em conhecimento.
Os meios tecnológicos incluem muito mais do que os computadores. Desde o desenvolvimento do telégrafo e as mensagens em código - Morse, o telefone e o advento do celular, aos satélites e a fibra óptica, mas o objeto de maior destaque na informação é a internet.
BIBLIOGRAFIA:
Azevedo, Waldyr Júnior
Computadores em Sala de Aula. V.1 1a ed. / Azevedo,
Waldyr Júnior ? Juiz de Fora: UFJF, 2009.

PRETTO, Nelson de Luca. Linguagens e Tecnologias da Educação. In: CANDAU, Vera Maria (org). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.1. Tecnologia. 2. Educação. 3. Ensino Fundamental
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paul us, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. A cultura do pós-humano: das culturas das mídias à cibercultura. São Paulo: Paul us, 2004.
G1/TECNOLOGIA. Conheça as melhores invenções tecnológicas de 2006. São Paulo, 27 de nov. 2006. Disponível em: GASPARIN. João Luiz. Fundamentos históricos e filosóficos da didática. In:
http://www.proinfo.gov.br/prf_historia.htm. acesso em 22 fev. 2008.

MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm.>BELLONI, Maria Luiza. Gomes, Nilza Godoy.² Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração.http://tribunaemfoco.wordpress.com/2007/06/26/tecnologia-da-informacao-e-sua-importancia-no-mundo-globalizado/
Referências de leitura na Internet:
Gestão inovadora da escola com tecnologias ? artigo do Prof. José Manuel Moran que discute os principais conceitos envolvidos no uso das TICs nos processos de gestão escolar e pedagógica.
Disponível em: Disponível em:< http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/tec/tec0.htm
Disponível em:< http://www.dgidc.min-edu.pt/tic/Paginas/default.aspx BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Formação de Professores: as TICs estruturando dinâmicas curriculares horizontais.


Autor: Telma Feitosa Spinola


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