Produção de Material Pedagógico a partir do Uso das TIC



PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO A PARTIR DO USO DAS TIC
Karina Amorim Pereira
UAB ? Universidade Federal de Juiz de Fora

Muito se vem discutindo a respeito do uso das TIC como recurso didático e como toda a inovação proporcionada pela tecnologia está ao nosso redor em quase todas as ações de nosso dia a dia. Também se tem falado muito sobre a importância da mudança nas metodologias de ensino, para que as TIC sejam inseridas como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem, e os obstáculos para que essa inserção aconteça de forma efetiva e funcional, principalmente nas escolas públicas, onde a carência de recursos humanos e tecnológicos é grande.
Aos profissionais da educação faltam incentivos para que os professores busquem cursos de especialização e aperfeiçoamento para lidar com as novas tecnologias. Com as novas práticas culturais proporcionadas pela mobilidade oferecida por inúmeros aparelhos eletrônicos, o professor que não buscar adaptar-se a estas ferramentas ficará obsoleto, e estará privando seus alunos de participar ativamente do seu próprio processo de construção do conhecimento, através de práticas autônomas de estudo e busca de informações.
Se por um lado é responsabilidade do Estado prover as escolas públicas de recursos tecnológicos capazes de promover uma real e efetiva inclusão digital, com recursos, ferramentas tecnológicas e internet banda larga capazes de atingir todos os alunos de uma instituição escolar, é papel do educador encarar a realidade em que está inserido e aproveitar os mínimos recursos didáticos que tem à disposição para transformar as aulas tradicionais em encontros de troca de conhecimentos.
É também papel do professor trabalhar para que a tecnologia esteja a seu favor nessa construção do conhecimento, produzindo novos materiais que permitam ao aluno criar novos conceitos e expressar-se de maneira diferente àquelas que a escola tradicional está acostumada.
Não se deve pensar, no entanto, que práticas e uso de recursos tradicionais devam ser deixados de lado em favor das novas tecnologias, mas deve haver uma adequação à realidade dos alunos, aos seus interesses e ao conhecimento que se quer adquirir com o uso das TIC.
O aluno pode expressar-se de diversas maneiras com o auxílio da tecnologia, como por exemplo, através de vídeos que ilustrem os conteúdos abordados em sala de aula, o que estimula a autonomia e a busca por novos conhecimentos por parte do aluno e do professor, que deve também estar sempre atento às novidades que podem ser usadas em benefício da formação de cidadão éticos, letrados, capazes de interagir com a sociedade em que estão inseridos de forma competitiva, uma vez que foram preparados para lidar com as ferramentas encontradas no atual mercado de trabalho.



Autor: Karina Amorim Pereira


Artigos Relacionados


As Novas Tecnologias Em Sala De Aula: Desafios A Se Transpor Em Busca De Uma Educação De Qualidade.

A IntroduÇÃo De Tecnologia No CurrÍculo

Produção De Material Pedagógico A Partir Dos Usos Das Tic

Produção De Material Pedagógico

Reflexão Sobre Produção De Material Pedagógico

A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula

A Ressignificação Da Prática Pedagógica Através Das Tics