O desenvolvimento do apego e a sua influencia no desenvolvimento emocional e social da criança e da aprendizagem.



O desenvolvimento do apego e a sua influencia no desenvolvimento emocional e social da criança e da aprendizagem.
Edivaldo de Menezes Firmino


O ser humano é um ser que cuida e protege seus filhos e isso é muito importante para o desenvolvimento e sobrevivência desses. A psicologia vem estudando a muito tempo a importância e a necessidade do apego na relação entre mãe e bebe e com isso vem percebendo que quanto maior e melhor for essa relação maiores são as chances de que a criança cresça e se desenvolva positivamente em todos os aspectos incluindo, o emocional, o social e no próprio desenvolvimento da aprendizagem.
Na relação de apego desenvolvido pela criança em relação à mãe existe uma influencia dos fatores da personalidade de cada um e esse interfere no desenvolvimento social do individuo, até a vida adulta. Ou seja, em uma relação onde o apego entre a mãe e o bebê não ocorre de maneira positiva acaba influenciando da mesma maneira o desenvolvimento da criança e essa se desenvolverá de forma precária. Como exemplo podemos trazer o citado por Cole; Cole no livro de Introdução à Psicologia do Desenvolvimento do Cesad onde Nunes (2009) cita:

Quando as crianças são, pela primeira vez, separadas de suas mães, tornam-se agitadas e medrosas. Choram, têm acessos de raiva, e tentam fugir de onde estão. Depois passam por um estagio de desespero e depressão. Se a separação continua e nenhum relacionamento estável é formado, essas crianças parecem tornasse indiferentes às outras pessoas. Bowlby chamou de desapego a esse estado de indiferença. (COLE;COLE, 2004,p.255).


Com isso podemos perceber a influência e a importância do apego para o desenvolvimento e para a qualidade de vida do bebê. A mãe passa a ser a referência de segurança e isto é proporcionado pelo apego existente entre os dois (NUNES, 2009, p.172). Isso é bem perceptível quando a criança vai crescendo e se desenvolvendo nessa fase ela começa a se afastar um pouco mais da mãe, conhece pessoas novas e situações novas, mas quando ela fica frente a uma situação de medo do desconhecido ela logo corre para os braços da mãe pois sabe que lá estará segura.
Portanto, para que a criança se desenvolva de forma positiva e progressiva nos aspectos sociais, emocionais e na sua aprendizagem é essencial que o apego entre mãe e bebê seja o melhor possível. Nessa relação a mãe passa ao filho os seus sentimentos é por isso que essa deve estar preparada psicologicamente e fisicamente para que assim possa transmitir ao seu filho sensações positivas como paz, felicidade e segurança.

Referências:
NUNES, André Luiz Viana. Introdução á Psicologia do desenvolvimento. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009.
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/desenvolvimento-emocional-e-social-da crianca-e-o-processo-de-aprendizagem-1327538.html Publicado em: 10/12/2009.
A Importância do Apego no Processo de Desenvolvimento disponível em > http://www.criancaemfoco.com.br/pag_tt.php?pag=6&tt=526#lista

Autor: Edivaldo Menezes Firmino


Artigos Relacionados


Como Ocorre O Desenvolvimento Da Aprendizagem Na Criança.

A Importância Da Família Na Aprendizagem

Lúdico E Sua Definição

Consumo De Drogas E Suas Implicações Durante A Gestação

A Família E A Educação

Formação E Rompimento Dos Laços Afetivos

A Importância Do Brincar No Desenvolvimento Da Criança