Etnocentrismo: Relação entre o homem primitivo e o civilizado.



Explique se a utilização do conceito do etnocentrismo significou algum tipo de avanço
na relação do homem europeu com o homem dos povos colonizados.
Edivaldo de Menezes Firmino


As grandes navegações incentivaram e obrigaram os Europeus a conhecerem e entenderem um pouco sobre os outros povos que até antes não tinham mantido nenhum contato. Com isso surge o etnocentrismo que segundo Meneses (2009) "O etnocentrismo olha o outro e almeja que ele tenha as suas próprias características, como isso é impossível, o outro é percebido como desprovido de tudo." Como podemos perceber com a visão etnocêntrica dos povos europeus eles queriam que todos os outros povos tivessem seus costumes e crenças, queriam que eles usassem roupas e que vivessem da forma deles. No entanto isso seria impossível, logo os europeus viam-nos como inferiores e se achavam no direito de desrespeitar e transformar a cultura desses povos de modo a que se aproximasse o mais próximo da sua, pois para os europeus somente a sua cultura e costumes eram corretos.
Com a definição do dicionário Aurélio que diz que o etnocentrismo é a tendência do pensamento a considerar as categorias, normas e valores da própria sociedade ou cultura como parâmetro aplicável a todas as demais. Podemos afirmar que o etnocentrismo não trouxe nenhum avanço na relação entre o homem europeu e os povos colonizados visto que o europeu não respeitou muito e nem procurou entender melhor os costumes e crenças dos outros povos e apenas viam esses costumes e essas crenças como inferiores e que deveriam ser mudados, pois somente a sua cultura e costumes eram aceitáveis e corretos. Como podemos perceber pela definição do dicionário eletrônico Aurélio a sua cultura seria um parâmetro para as demais e é nesse momento que surge um problema, pois como para eles sua cultura era superior enquanto que a dos outros era inferior eles viam- se no direito de passar e exigir que a cultura desses povos fosse transformada ou se caso isso não fosse possível eles continuariam tratando esses outros povos como inferiores e com um distanciamento devido a diferença cultural existente entre eles que não procuraram entender essa diferença e sim apenas julga ? lá segundo apenas a sua própria cultura, tendo essa como a única aceitável e melhor.
A partir de tudo isso chegamos a conclusão de que esse conceito não tem nenhum avanço positivo, pois como foi possível perceber esse conceito é preconceituoso e visa apenas como correto e como melhor a cultura européia enquanto que as outras deveriam ser mudadas tendo como parâmetro a cultura dos europeus.


Referências:
MENESES, Jonatas Silva. Antropologia I. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009.

Autor: Edivaldo Menezes Firmino


Artigos Relacionados


Etnocentrismo & Relativismo Cultural

Etnocentrismo

Diversidade Cultural :

Considerações Sobre A Cultura

Etnocentrismo

Globalização - América: Muitos Povos Uma Sociedade Análoga

''altas Culturas''