O domínio das novas tecnologias na sala de aula
Hoje, é urgente derrubar paradigma, não dá para trabalhar com os olhos voltados para a educação tradicional e deixar de vê a inteligência como inerente à mente humana, portanto, sem qualquer necessidade de ser aprendida a ser condicionada aos moldes antigos de trabalho.
A meu ver, este trabalho com produção de material pedagógico de aprendizagem mediado por computador nos leva a profunda reflexão sobre nossa prática, coragem e mesmo audácia de buscar o novo. Nesta vertente propiciamos ao nosso aluno a construção da aprendizagem de forma significativa percebendo as novas ferramentas que a tecnologia nos apresenta a fim de consolidar uma aprendizagem de qualidade e inovadora.
Os alunos hoje têm facilidade no uso das tecnologias. O computador sozinho não media aprendizagem, por isso precisamos condicionar o nosso aluno a olhar esta ferramenta com visão de produção de conhecimento. Para isso o professor deve utilizar este recurso de forma adequada, afim promover motivação, favorecer o desenvolvimento de capacidade e observação, despertar o interesse do educando aproximando-o da realidade e trazendo visualização e concretização dos conteúdos trabalhados. Pois sabemos que muitos, ainda se apegam muito ao giz e ao quadro negro, por medo das novas tecnologias, deixando de lançar vôos mais altos. Tem muitas escolas que não tem laboratórios ou não laçam mãos do uso dos mesmos e os TICs não fazem parte da realidade escolar. Isso pelas dificuldades ou resistência por parte da direção, serviço pedagógico e ou professores inexperientes na utilização dos mesmos. Mas existem possibilidades de propor o uso deste recurso em bibliotecas públicas, centros de convivência; o professor pode fazer a mediação do conhecimento dentro da sala, para ser aplicado num ambiente facilitador desta construção. Mas por comodismo mesmo e outros por não saberem fazer uso das mesmas, ou não querer arriscar conhecer a eficiência deste recurso pedagógico. Os comodistas não sabem que as tecnologias servem como ponte para transmitir seu conteúdo de forma clara, dinâmica e interativa. Existe também aquele que utilizam do recurso, mas sem planejamento estratégico de ensino e aprendizagem, não proporcionando ambiente com situações que favoreçam a construção do conhecimento. É preciso, apropriar da TICs com mais confiança, ou seja, utilizar realmente como um material pedagógico para que seu aluno possa enxergar estes recursos, como facilitador de conhecimento e não com uso de entretenimento e diversão.
Diante desta realidade, o conceito dos recursos didáticos assume um novo papel frente ao surgimento de meios tecnológicos aplicados à educação a partir da prática pedagógica planejada. Na realidade, a idéia de fazer uso das TIC?s é mais abrangente. O uso das mídias educacionais trabalhadas de forma integrada vem nortear a inserção dos sujeitos envolvidos no cenário atual, sociedade tecnológica.
A visão que temos que deixar claro para o nosso aluno é sua atuação efetiva e envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, considerando os recursos tecnológicos utilizados como meio de formação para a construção do conhecimento. Proporcionado a ele uma caminhada em busca da aprendizagem, onde será protagonista de seu conhecimento.
Toda reflexão nos levar a perceber que as novas tecnologias de informação têm que ser vista como meio dinamizador da aprendizagem, pois estão presentes em nossa vida cotidiana e, incluí-las no processo ensino-aprendizagem significa preparar nosso aluno para o mundo tecnológico, inserindo a escola a esse mundo real. Aproximando a escola da vivência dessa realidade, e colaborando com aqueles que ainda estão a margem da sociedade. Assim a escola está realizando também a inclusão digital. Alguns alunos não têm contato na sua realidade com essas tecnologias. Seja pelo fator social ou o ambiente em que está inserido; como as classes de baixa renda. Estamos cercados de tecnologias, mas não a dominamos completamente e é ilusão acreditar que todos os alunos a dominam. Assim nossas escolas não apresentam uma homogeneidade de conhecimentos, tanto por parte de professores como de alunos. Sendo assim, utilizar as novas tecnologias é um grande desafio para todos envolvido com a educação.
Referencias Bibliográficas
www.acessibilidade.net/at/.../pdf/Tecnologias_assistivas_pt.pdf
intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/.../145
www.unesco.org/pt/brasilia/.../ict-in-education-in-brazil/
bloguinfo.blogspot.com/.../uso-das-tics-na-educao.html
www.bancodeescola.com/relatorio.htm
Autor: Carlos Dias
Artigos Relacionados
O Uso Das Tics Na Elaboração De Materiais Pedagógicos
Produção De Material Pedagógico A Partir Do Uso Das Tic
Novas Tecnologias Na EducaÇÃo
A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula
Tecnologias Na Escola
As Novas Tecnologias Em Sala De Aula: Desafios A Se Transpor Em Busca De Uma Educação De Qualidade.
Produção De Material Pedagógico A Partir Dos Usos Das Tic