O domínio das novas tecnologias na sala de aula



Refletir sobre a produção de material pedagógico com o uso do TIC nos remete a pensar na evolução tecnológica e na globalização que hoje se popularizou no uso destas ferramentas na sala de aula, como suporte para a construção do conhecimento e apoio do ensino aprendizagem. Quando usamos as TIC na nossa prática pedagógica, estas transformam nossas aulas possibilitando uma maior interatividade com os alunos, que vai além da sala de aula. Pois nos dias atuais são componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam no processo ensino-aprendizagem.
Hoje, é urgente derrubar paradigma, não dá para trabalhar com os olhos voltados para a educação tradicional e deixar de vê a inteligência como inerente à mente humana, portanto, sem qualquer necessidade de ser aprendida a ser condicionada aos moldes antigos de trabalho.
A meu ver, este trabalho com produção de material pedagógico de aprendizagem mediado por computador nos leva a profunda reflexão sobre nossa prática, coragem e mesmo audácia de buscar o novo. Nesta vertente propiciamos ao nosso aluno a construção da aprendizagem de forma significativa percebendo as novas ferramentas que a tecnologia nos apresenta a fim de consolidar uma aprendizagem de qualidade e inovadora.
Os alunos hoje têm facilidade no uso das tecnologias. O computador sozinho não media aprendizagem, por isso precisamos condicionar o nosso aluno a olhar esta ferramenta com visão de produção de conhecimento. Para isso o professor deve utilizar este recurso de forma adequada, afim promover motivação, favorecer o desenvolvimento de capacidade e observação, despertar o interesse do educando aproximando-o da realidade e trazendo visualização e concretização dos conteúdos trabalhados. Pois sabemos que muitos, ainda se apegam muito ao giz e ao quadro negro, por medo das novas tecnologias, deixando de lançar vôos mais altos. Tem muitas escolas que não tem laboratórios ou não laçam mãos do uso dos mesmos e os TICs não fazem parte da realidade escolar. Isso pelas dificuldades ou resistência por parte da direção, serviço pedagógico e ou professores inexperientes na utilização dos mesmos. Mas existem possibilidades de propor o uso deste recurso em bibliotecas públicas, centros de convivência; o professor pode fazer a mediação do conhecimento dentro da sala, para ser aplicado num ambiente facilitador desta construção. Mas por comodismo mesmo e outros por não saberem fazer uso das mesmas, ou não querer arriscar conhecer a eficiência deste recurso pedagógico. Os comodistas não sabem que as tecnologias servem como ponte para transmitir seu conteúdo de forma clara, dinâmica e interativa. Existe também aquele que utilizam do recurso, mas sem planejamento estratégico de ensino e aprendizagem, não proporcionando ambiente com situações que favoreçam a construção do conhecimento. É preciso, apropriar da TICs com mais confiança, ou seja, utilizar realmente como um material pedagógico para que seu aluno possa enxergar estes recursos, como facilitador de conhecimento e não com uso de entretenimento e diversão.
Diante desta realidade, o conceito dos recursos didáticos assume um novo papel frente ao surgimento de meios tecnológicos aplicados à educação a partir da prática pedagógica planejada. Na realidade, a idéia de fazer uso das TIC?s é mais abrangente. O uso das mídias educacionais trabalhadas de forma integrada vem nortear a inserção dos sujeitos envolvidos no cenário atual, sociedade tecnológica.
A visão que temos que deixar claro para o nosso aluno é sua atuação efetiva e envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, considerando os recursos tecnológicos utilizados como meio de formação para a construção do conhecimento. Proporcionado a ele uma caminhada em busca da aprendizagem, onde será protagonista de seu conhecimento.
Toda reflexão nos levar a perceber que as novas tecnologias de informação têm que ser vista como meio dinamizador da aprendizagem, pois estão presentes em nossa vida cotidiana e, incluí-las no processo ensino-aprendizagem significa preparar nosso aluno para o mundo tecnológico, inserindo a escola a esse mundo real. Aproximando a escola da vivência dessa realidade, e colaborando com aqueles que ainda estão a margem da sociedade. Assim a escola está realizando também a inclusão digital. Alguns alunos não têm contato na sua realidade com essas tecnologias. Seja pelo fator social ou o ambiente em que está inserido; como as classes de baixa renda. Estamos cercados de tecnologias, mas não a dominamos completamente e é ilusão acreditar que todos os alunos a dominam. Assim nossas escolas não apresentam uma homogeneidade de conhecimentos, tanto por parte de professores como de alunos. Sendo assim, utilizar as novas tecnologias é um grande desafio para todos envolvido com a educação.

Referencias Bibliográficas
www.acessibilidade.net/at/.../pdf/Tecnologias_assistivas_pt.pdf
intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/.../145
www.unesco.org/pt/brasilia/.../ict-in-education-in-brazil/
bloguinfo.blogspot.com/.../uso-das-tics-na-educao.html
www.bancodeescola.com/relatorio.htm

Autor: Carlos Dias


Artigos Relacionados


O Uso Das Tics Na Elaboração De Materiais Pedagógicos

Produção De Material Pedagógico A Partir Do Uso Das Tic

Novas Tecnologias Na EducaÇÃo

A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula

Tecnologias Na Escola

As Novas Tecnologias Em Sala De Aula: Desafios A Se Transpor Em Busca De Uma Educação De Qualidade.

Produção De Material Pedagógico A Partir Dos Usos Das Tic