JOGO PEDAGÓGICO: DOMINÓ DE PALAVRAS



UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
CURSO DE PEDAGOGIA





CRISTIANE GRACILIANO
GESLAINE MELO
KARLA GISELY MACIEL DA SILVA GUEDES
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO









JOGO PEDAGÓGICO: DOMINÓ DE PALAVRAS










GARANUNS-PE
2010
CRISTIANE GRACILIANO
GESLAINE MELO
KARLA GISELY MACIEL DA SILVA GUEDES
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO










JOGO PEDAGÓGICO: DOMINÓ DE PALAVRAS

















GARANHUNS-PE
2010
Dominó de palavras
Cartela do Aluno
Finalidade:
Vence o jogador que primeiro bater o jogo.
Numero de participantes:
Quatro jogadores
Componentes do jogo:
28 pedras
Regras:
? Cada jogador recebe seis pedras;
? O primeiro a jogar é que tem a pedra com a palavra que tem mais silabas;
? Se não puder jogar e o monte não tiver mais pedras, deverá ceder a vez.
? Se o jogador não tiver nenhuma pedra que coincida com a pedra inicial, deverá tomar outro dominó do monte até que encontre um apropriado.
? Após a primeira partida começa quem ganhou com qualquer pedra;
? Ganha quem baixar todas as peças;
? Se ficar empate ganha quem ficar com menos pontos.

Pontos das palavras:

Palavras Pontos Total de pontos do dominó
Palhaço 25 168
Borboleta 25
Caneta 8
Panela 50
Apito 10
Carroça 30
Martelo 40

Cartela do professor
O dominó de palavras auxilia na aquisição do sistema de escrita, pois possibilita interação entre os jogadores e as palavras. Desse modo, conforme estudos realizados no manual de didático com os jogos de alfabetização é que serviram de base para a produção desse jogo, bem como o estudo realizado por Telma Leal 2005 "jogos: alternativas didáticas", que enfatiza a importância de se trabalhar com jogos para promover a aquisição do sistema de escrita em todos os níveis de alfabetização, de forma prática e lúdica.
Assim "o brincar com as palavras" possibilita um ensino interessante, construtivo, desafiador e dinâmico para a aprendizagem. Desse modo, o professor pode fazer o uso dos jogos pedagogicamente para promover uma didática alternativa para os alunos se desenvolverem em sua apropriação da aquisição do sistema de escrita, que vai muito alem do simplesmente ler e escrever. Aborda então o sentido do qual se faz o uso do sistema da escrita.
Diante do bem que os jogos promovem para os alunos como a interação, desinibição, percepção, memória, atenção, concentração e o interesse em "ganhar" é que se apresenta o jogo, pois o "ganhar" é simbólico do quanto ele pode aprender.
Objetivos:
Conhecer que as palavras são escritas em unidades menores as sílabas e que cada fonema corresponde uma letra ou dígrafos.
Perceber que se fala uma palavra e escreve fonema diferente para o som da palavra.
Compreender que a escrita representa a pauta sonora.
Compreender que as silabas variam entre combinações consoantes, vogais e semi-vogais.
O público alvo:
Alunos que estejam no nível silábico e silábico - alfabético que precisam superar as dificuldades ortográficas.
As palavras e figuras:
Palhaço carroça, borboleta, apito, caneta, martelo e panela.
Os participantes desse jogo poderão atuar interagindo uns com os outros e com os significantes das palavras.
O professor deve encaminhar o jogo da seguinte maneira:
O professor deve trabalhar as palavras do jogo, ler as palavras em voz alta, as regras do jogo e mostrar aos alunos como funciona. O jogo pode acontecer com dois até quatro participantes. Então ao iniciar os alunos escolhem quem vai começar quem estiver com a palavra que tem mais silabas ou fica a critério do dos participantes. Caso haja duvidas na hora do jogo o professor deve interferir para explicar como se joga. O docente deve orientar quanto o valor da pontuação das palavras para que as crianças entendam como vencerão terminando todas as pedras e somando o valor, assim ganha quem ficar com mais pontos e caso professora fique empate ganha quem ficar com menos pontos. Também se faz necessário que o docente explique as crianças que não pode haver trapaça o "famoso gato" e que é preciso respeitar e aceitar as regras.
As atividades que o professor pode realizar com esse tipo de jogo é:
? Expor as palavras e reconhecer até onde os alunos sabem sobre o significado e significante das mesmas;
? Trabalhar o sentido das palavras;
? Desenhar os objetos que as palavras representam;
? Produzir textos através das palavras que contem o dominó;
? Formar palavras dentro das palavras;
? Produzir rimas com as palavras;
? Compor e decompor palavras.

REFERÊNCIA
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Manual didático ? jogos de alfabetização. CEEL.UFRPE.2OO8
LEAL, T. F. ALBUQUERQUE, E. B. e RIOS. T. Jogos alternativos para brincar alfabetizando ou alfabetizar brincando. In: MORAIS, A. ALBUQUERQUE, E e LEAL, T. F. Alfabetização: apropriação do sistema da escrita alfabética. Belo Horizonte. Autêntica. 2005.


Autor: Maria Aparecida Vieira De Melo


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