Supervisão Escolar



Supervisão Escolar


A educação atual requer uma tarefa coletiva, onde o Supervisor Educacional tem um papel fundamental, pois ele supervisiona, assessora, acompanha, apóia e orienta as atividades pedagógicas da escola. Seu principal público-alvo são os professores, aos quais presta assistência, coordenando e orientando sua prática educativa.
Na verdade, para que haja a construção de uma escola democraticamente responsável, é essencial a sintonia entre diretor, supervisor, professores e demais funcionários.
Muito embora o supervisor atue diretamente com os professores, objetivando melhorar a qualidade da educação, às vezes este não ganha a simpatia de seus docentes, por exercer ainda a função de controlador, não permitindo questionamentos acerca de sua prática estática nem tão pouca a interação dentro do grupo, não admitindo com isso, problematizações e reflexões na busca de soluções coletivas.
O Supervisor, deverá ser licenciado em Pedagogia e ter experiência docente, para com isso ter embasamento, pois o seu papel é bastante complexo e não se resume apenas em ensinar novas metodologias e sim apresentar alternativas de ação que permitam ao professor viver a prática revendo-a e refletindo-a diariamente.
Geralmente existem conflitos entre diretor e supervisor de escola, tendo em vista que alguns diretores se sentem ameaçados com a presença do supervisor, por não distinguir e compreender a função específica de cada um no processo educativo.
Propositando esclarecer melhor acerca das atribuições do supervisor, são relacionadas aqui algumas funções deste profissional da educação:

* Elaborar juntamente com os professores, diretores e demais funcionários o plano de ação da escola;
* Criar momentos de reflexão para que os educadores possam interagir na busca de alternativas;
* Responder por todas as atividades didático-pedagógicas da escola;
* Oferecer assistência direta aos professores;
* Acompanhar a evolução dos métodos e processos pedagógicos empregados pelo professor;
* Coordenar as reuniões pedagógicas e participar das administrativas;
* Planejar e coordenar as reuniões do conselho de classe;
* Analisar o rendimento do aluno em parceria com o conselho de classe e orientar os professores com o objetivo de elevá-lo se necessário;
* Participar ativamente das discussões para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola;
* Acompanhar, orientar e garantir a aplicação do planejamento pedagógico do professor;
* Controlar e orientar o preenchimento correto do diário de classe;
* Promover seção de estudo;
* Planejar e coordenar a elaboração do calendário escolar;
* Distribuir juntamente com o diretor os professores nas turmas e/ou disciplinas;
* Planejar com os funcionários da escola os eventos culturais;
* Promover a integração entre escola e comunidade;
* Colaborar na seleção dos recursos didáticos da escola;
*Apresentar técnicas diferenciadas de avaliação;
* Garantir o cumprimento da carga horária do professor;
* Assessorar os professores na elaboração de atividades, na seleção de material didático, nos recursos audiovisuais e nas oficinas pedagógicas.
Após esta seqüência de funções do supervisor é esperado que não haja mais atropelamentos entre a equipe técnico-administrativa da escola, sob pena de prejudicar o bom andamento do processo educativo.
Por conseguinte, é imprescindível propiciar um clima saudável e de respeito mútuo, onde haja abertura à críticas construtivas e sugestões sem medo de represálias, pois estes dois profissionais desempenham papéis essenciais na educação e precisam estabelecer parceria entre ambos.









Autor: Cleonice Machado


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