USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA




Noeme Nascimento Martins2
Universidade Federal de Juiz de Fora, Polo Sete Lagoas



O trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares seja em sala de aula ou na área administrativo-pedagógica sempre esteve acompanhada de recursos tecnológicos como suporte para o desenvolvimento das atividades educacionais. Ao pensar em tecnologia cabe-nos associar às diferentes ferramentas e técnicas que permeiam a atividade humana de geração a geração.

Na educação, vários instrumentos foram adentrando e exigindo de professores uma preparação mais técnica para o uso dos mesmos sem perder de vista o uso pedagógico que estes devem ter no contexto da prática educativa. Em cada geração, o professor tem ao seu alcance instrumentos e técnicas que dão suporte ao desenvolvimento da prática educativa junto aos seus alunos para melhor compreensão dos temas em estudo. Dos escritos, quadro e giz, livro didático, retroprojetor, televisão e vídeo, computador até chegar ao que hoje é tão evidente e necessário: o uso de materiais pedagógicos auxiliados pelas TIC. O uso das TIC vem inovar o cenário educacional, tendo em vista que vários recursos tecnológicos estão ao alcance de inúmeras famílias e em diversos contextos sociais e econômicos; os alunos conseguem manipular e fazer uso dos mesmos melhor que qualquer pessoa adulta. Desta forma, percebe-se a oportunidade que a escola tem de introduzir estes recursos na prática educativa, cabendo à escola através de seus professores resignificar a sua prática, bem como a busca e disseminação do conhecimento, proporcionando aos alunos o aprender a aprender e como lidar com a informação. O conhecimento deve ser apresentado como algo dinâmico em constante movimentação, não como algo pronto e acabado.

O uso das tecnologias da informação e comunicação surge como uma ferramenta de aprendizagem capaz de propiciar envolvimento e interação entre alunos e professores. O professor ao fazer uso dos mesmos, deve buscar as possibilidades de recriar o significado destes, e atribuir objetivos educacionais que facilitem a interação e a colaboração em espaços mediados pela tecnologia.

As diferentes tecnologias como máquina fotográfica, computador, celulares, internet, são excelentes recursos que permitem ao professor atribuir-lhes significado pedagógico. Para isso, o professor deve ser um mediador no processo de ensino-aprendizagem, e junto aos alunos buscar alternativas dos recursos e como os mesmos podem ser utilizados com responsabilidade e compromisso, levando-os a refletir sobre o uso dos mesmos na prática educativa e de que forma pode auxiliar na aprendizagem.

Os instrumentos estão ao alcance, cabe ao professor participar de formações e capacitação continuada para que conheçam sobre essas tecnologias e consigam pensar em alternativas de utilização dos mesmos. Por exemplo, a máquina fotográfica, pode-se fotografar os alunos durante a entrada na escola, durante os intervalos e daí fazer uma análise dos comportamentos dos alunos nestes momentos. Correria, agitação, euforia, o querer chegar primeiro na sala, dentre outras que precisam ser trabalhadas. A produção de vídeos, entrevistas, roteiros, documentários, digitação e formatação de documentos, criação de planilhas, criação de blogs, análise de vídeos, cenas exibidas na TV e rádio, informações vinculadas na internet, jogos computacionais e muitas outras atividades podem ser apropriadas por professores e alunos com o objetivo de produzir informações e consequentemente transformar em conhecimentos, de forma que alunos e professores saiam de meros expectadores do conhecimento para assumirem a função de sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem, assumindo assim o papel de autores e produtores de conhecimento.

Segundo Moran (2007) as redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões (CHAVES e BARROS, p.2).

O uso de materiais pedagógicos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação precisa ser apreendido por toda a escola, dando novo significado às praticas educativas, proporcionando maior interesse e motivação por parte dos alunos e professores. As TIC devem provocar a participação e criticidade diante das situações e da realidade em que estão inseridos, garantindo a mediação e a efetividade do processo ensino-aprendizagem.




1 Artigo apresentado à Disciplina de Produção de Material Pedagógico. Professora Rosilana Aparecida Dias Baesso e Tutora Mariângela de Souza Bellotti.
2 Discente do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental ? UFJF/ Polo Sete Lagoas ? MG.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AZEVEDO, Waldyr Júnior. Computadores em sala de aula. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

CHAVES, Heloisa Nascimento Coelho; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Ambiente digitais interativos e o potencial pedagógico. Disponível em: Acesso em: 14 nov. 2010.




Autor: Noeme Nascimento Martins


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