6 hábitos essenciais para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional



Ano Novo chegando, 2011 já batendo em nossa porta. E isso remete sempre a reflexão e planejamentos. Por isso resolvi compilar neste artigo 6 atitudes e hábitos que considero essenciais para uma melhor desevolvimento profissional e pessoal de cada um. Existem também muitas outras formas que poderia citar aqui , porem essas acredito que sejam as essenciais, onde todas as demais se desenvolvem. Organização. Esse é o básico de qualquer atitude que você for tomar. Sem ela, você se sente perdido e frustado, pois as vezes quer achar aquele material importante que seu professor te deu na faculdade mas nao encontra. Quer saber quanto você tá devendo de cartão para planejar o orçamento não encontra, "deve tá jogado em alguma pasta". Quem nunca se encontrou numa situação dessas? A necessidade de organização é o ponto primordial para você conseguir manter o foco e tomar melhores decisões. Como hoje, quase tudo é feito no computador, este é o primeiro lugar onde deve ser bem organizado. Procure colocar os documentos em pastas nomeadas corretamente de acordo com o assunto. Se é de Trabalho, coloque na pasta de trabalho, se é da Faculdade, coloque na pasta da faculdade. Para documentos que você baixa, procure salvar tudo em uma única pasta (por padrão pode ser Download), e depois reoganize. Assim quando você ficar em dúvida de onde está o documento que você baixou, saberá que está na pasta download (isso funciona comigo). Além disso, a Organização ajuda na Gestão do nosso Conhecimento, pois sempre saberemos onde encontrar o que é cada material importante e que pode nos ajudar futuramente. Eu falo isso por experiência própria, pois como gosto de ler muito, costumo baixar muitos artigos e livros para ler e para ajudar no blog, então o volume de dados é imenso. (Estou até hoje tentando achar a melhor maneira de organizar meus quase 60 Gb de documentos) Se eu tivesse uma melhor Organização dos meus documentos, com certeza o conteúdo do blog seria melhor, mas estou constantemente em busca disso. Por isso o conselho que dou é para Baixar apenas aquilo que realmente seja importante e que vá te acrescentar algo. Aquilo que você acha que não vai dar pra ler ou que não vá te acrescentar nada futuramente, esqueça. Só servirá para ocupar espaço no seu HD. Planejamento. Essa é uma atitude que volta e meia falo aqui no blog. Acredito que sem a 1ª atitude que mencionei, Organização, essa fica um pouco debilitada. Como você irá planejar de forma eficiente se o meio em sua volta não está Organizado de maneira otimizada, dando segurança para tomar as melhores decisões?. Infelizmente, muitos ainda não adquiriram esse hábito que é de vital importância nos dias atuais. Seja o Planejamento Financeiro, Planejamento de Carreira, Planejamento de Vida, Panejamento dos Estudos. Tudo isto deve ser demandado um planejamento para que as coisas possam ocorrer conforme queremos e não porque as circunstancias ditam. Eu aos poucos vou tornando isso um hábito na minha vida, sei que ainda falta muito, mas acho que o mais importante nisso é o processo de aprendizado. Quanto mais você tenta mais vai enraizando no seu dia-a-dia até que se torna um hábito e quando você para pra pensar, você já não consegue realizar suas atividades sem um planejamento prévio. Para essas 2 atitudes, eu aconselho a manterem um caderno de anotações. 1 para cada atividade importante. 1 menor para rascunho. Por exemplo: Um caderno para você Organizar e Planejar as atividades do seu trabalho. 1 para Organizar e Planejar suas atividades em Geral. E o caderninho de rascunho para levar com você, sempre que tiver uma idéia, tome nota! No meu caso, eu mantenho um Caderno para as atividades do meu trabalho, onde eu coloco todas as informações importantes e tarefas realizadas e a realizar (é possivel fazer isso também pelo pc, mas tem que prefira o papel, como eu) E um caderno onde eu Anoto todas as minhas idéias e Sugestões para o Blog (esse já está quase acabando rs) Quando a cabeça começa a trabalhar e as idéiais surgir, começo a escrever e o interessante é que quanto mais você escreve mais idéiais você tem para escrever. Pois a medida que você passa para o papel suas idéias e pensamentos, automaticamente sua mente se livra daqueles pensamentos e dá lugar a outros (Isso é compromovado por mim rs). Foco. Acredito que esta seja uma das habilidades mais admiradas no mundo moderno. Onde tudo ocorre numa velocidade intensa e a necessidade de se fazer muitas atividades ao mesmo tempo, saber gerenciá-las torna-se algo cada vez mais constante, exige-se cada vez mais do profissional Organização e Planejamento, já citados acima. Mas não pura e simplesmente Organização e Planejamento, pois elas sem um objetivo definido ou meta, não serve para nada. É necessário ter um foco para atingir os resultados esperados na organização em que vc trabalha e nos seus empreendimentos próprios. Determinação. Atitude essencial para pessoas de sucesso. Sem essa característica, você não sai da famosa linha de conforto que muitos acabam ficando por acomodação. Isso que diferencia pessoas comuns de vencedoras, das pessoas chamadas fora de série. Essa semana estou lendo o excelente Livro, "Outliers - Os Fora de Série" no qual o subtítulo é "Saiba porque determinadas pessoas tem sucesso e outras não". E você sabe qual é a caractéristica marcante dessas pessoas? Não é porque elas tem Q.I. de 200 ou são nascidas em Berço de Ouro. E sim porque são pessoas determinadas e principalmente praticaram, perseveraram naquilo que queriam para ser as pessoas de sucesso que tornaram-se. Além dessas 4 atitudes essencias para o desenvolvimento profissional e pessoal, que já foi muito comentado e você pode ver em qualquer artigo do gênero, gostaria de acrescentar outras 2 que muitas vezes não se comentam mas que a meu ver são de grande importância e para mim a base para as 4 citadas acima. Leitura. É engraçado eu estar citando essa atitude. A uns 2 anos atrás, se me perguntasse qual era minha leitura favorita e o que eu lia, eu diria que era Esportes! Tive um grande amigo da família que sempre ressaltava a importância desse hábito. Eu até que tentava mais não conseguia. Até que passei a ver a leitura como algo essencial, e não mais como obrigação. Com isso passei a ler assuntos que me interessavam, e com isso meu interesse pela leitura aumentou exponensialmente assim como a consciência da sua importância! Hoje posso dizer que não consigo deixar de ler um livro por mais de 2 semanas. Já faz parte do meu hábito e tem sido muito importante para meu crescimento tanto pessoal como profissional. Pois ao adquirir esse hábito na minha vida, me tornei mais culto e criei uma visão de mundo muito maior do que se não lesse. Por isso, LEIAM, LEIAM, LEIAM! Procure sempre ler de tudo, não só assuntos de sua área. Procure diversificá-la. Assim você poderá entrar em qualquer roda de conversa e não ficar perdido. Principalmente no meio profissional. Equilíbrio Espiritual. Essa pra mim é uma das atitudes mais importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Particularmente acho essencial. É claro que cada um tem suas particularidades, a forma como fulano atinge isso as vezes não é igual ao que de ciclano. O Objetivo aqui não é discutir religião e qual a melhor forma da pessoa atingir isso. E sim o conceito de Equilíbrio Espiritural em si. É você estar bem consigo mesmo e com os outros, ter um bom autoconhecimento. No meu caso, creio muito em Deus e Jesus, como meu salvador. Minha base e a quem devo minha vida. Mas as vezes outras pessoas conseguem de outra forma. Como disse, cada um tem suas particularidades. É isso amigos leitores, gostaria de deixar essa experiência com vocês que adquiri não só por leituras, como por experiência própria, e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Se quiserem deixem comentários a respeito e opinem.
Autor: Victor Couto Alves


Artigos Relacionados


Ser Ou Não Ter

Preciso De VocÊ Aqui

Sonhos: Como Transformá-los Em Metas

Dicas Para Um Afiliado De Sucesso

A Declaração De Ir E A Organização

Paixão Por Empreender.

Paixão Por Empreender