Informática Educativa no Ensino de Física



Informática Educativa no Ensino de Física

É clara a realidade da sociedade atual, caracterizada como a sociedade da informação, caracterizada pela elevada circulação de informações por intermédio das tecnologias de informação e comunicação (Tics). Que por sua vez se caracteriza pela cultura mediática diante da sociedade que à alimenta, e dentro de inúmeras diretrizes dessa cultura pode-se relacioná-las a educação, que com suas variáveis dimensões, e sua suma importância para o desenvolvimento da vida do ser humano, requer consequentemente estudos abrangentes que expressem resultados significativos ao ensino-aprendizagem. Apesar das inúmeras ramificações que podem ser trabalhadas nas questões sobre a tecnologia na educação visa-se a maneira como a tecnologia esta ligada ao processo de construção de conhecimento, ligada ao potencial delas na processo de ensino-aprendizagem, e os pontos positivos e negativos delas de um modo qualitativo para os agentes da educação. buscando relacioná-los ao cotidiano e a realidade do ambiente educacional.  Direcionada ao ensino de Física com a interdisciplinaridade que se caracteriza como uma pratica em desenvolvimento dentro das ciências e no seu ensino, formando um alicerce sólido com as formas de fundamentos psicológico e didáticos da aprendizagem.
Mostrando dessa forma uma interligação entre a informática educativa e o ensino de Física, a interdisciplinaridade e os fundamentos psicológicos e didáticos da aprendizagem, de modo que se relacionam em razão de formas de educar mediante a abordagens significativas que possuem um novo valor, muitas vezes criticado, porém com inúmeras potencialidades no processo de ensino aprendizagem. Cada um com seu modo particular e ao mesmo tempo, direcionados, a um mesmo alvo.
  O ensino mediado por computadores, mostra-se como uma forma cada vez mais consolidada, e de grande valor, a resistência que ainda é apresentada mediante a elas, são justamente por parte de muitos mediadores do conhecimento que apresentam um preparo superficial ou até mesmo nenhum para manuseio dessas ferramentas, considerando recursos repletos de especificidades que não contribuem em nada para a formação, e para o processo de construção de conhecimento. Que por sua vez toma-se como respaldo a teoria de construção de conhecimento de  Piaget, o Contrutvismo, onde diz que o processo de conhecimento se dá a parti de uma interação com o meio, existindo uma evolução entre o sujeito e o seu meio, o individuo reconstrói suas ações e idéias quando se realciona com novas experiencias ambientais. Constrói sua realidade como um ser humano singular, situação em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e o afetivo. Dessa forma mostra que a perspectiva construtivista de Piaget , a construção do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, o conhecimento se constrói na interação homem- meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. Baseado no Construtivismo de Piaget e defendendo tal ideia Parpet cria o chamado Construcionismo, onde faz referencia ao o processo de construção de conhecimento mediante o uso de computadores, defendendo a sua pratica de modo que veja apoiar o processo de ensino aprendizagem tradicional.
Da mesmo forma como o uso da informática educativa, a interdisciplinaridade surge como um apoio ao ensino, tal como uma nova didática que deve ser compreendida como forma de interação acadêmica e social, ligando e direcionando o ensino à realidade, para que possa ser entendido de forma mais dinâmica e clara, relacionando o conteúdo com o mundo, de modo que venha mostrar a real importância da compreensão de tais assuntos, para os agentes da educação se sustentarem de forma mais alicerçada na compreensão do que vão receber e emitir como profissionais e futuros profissionais de educação.
O olhar didático e psicológico da aprendizagem se dá de modo que o agente que faz a mediação da informação é o principal responsável da interação do conhecimento com seus recursos pessoais e profissionais, do modo como lidar com o alunado e do modo como leva o conhecimento com didáticas que tenham um potencial de valor acentuado, diferente de muitos que insistem em ficar presos ao tradicionalismo, tornando-se meros papagaios que repetem tudo o que veem. Mostrando ai a grande dificuldade da educação em formar educadores autênticos. Pois os que são autênticos mostram oque sabem, e ao mesmo tempo, estão atentos ao que não sabem. Mostram ao aluno a complexidade de aprender, ensina aprendendo à valorizar a diferença. Os grandes educadores atraem não só ideias, mas pelo contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente, no que dizem e nas relações que estabelecem, desde do modo de comunicar-se até no de agir, mostrando serem poços inesgotáveis de descobertas. Não são previsíveis, nem surpreendem, pois repetem as mesmas didáticas. Dentro dessa perspectiva vemos de que forma a educação esta sendo dada. diante de educadores que se limitam ao tradicional não vivem o seu tempo, ou seja param no tempo, limitaram-se a serem meros repetidores de informação e de métodos ultrapassados, não se preocupam em descobrir o que há além das fronteiras da grande selva que é a educação. 
Dessa modo conclui-se que a educação por intermédio da tecnologia é algo fascinante de valor inestimável no processo de ensino aprendizagem o que se resume na construção de conhecimento, diante de uma forma dinâmica e clara do mundo que se caracteriza pela interdisciplinaridade tanto no ensino de Física através de inúmeros recursos que podem se levados para a pratica como forma e de ensino e avaliação de modo pratico, em que o professor ver o aluno dentro da pratica, saindo da tradicional teoria, ligado diretamente a modos psicológicos e didáticos de aprendizagem. É clara a sustentação do processo de emissão e recepção de informações ditado como algo mais consolidado e que se dá cada vez mais cedo na  construção do sujeito critico e reflexivo.
O papel dessas novas abordagem não é solucionar todos os problemas da educação, pois a base de todos eles não é necessariamente, a ausência de uma determinada tecnologia ou didáticas concretas e psicologias, é claro que tem seu grande valor para amenizar tais problemas, mas sim oferecer instrumentos que proporcionem ao aluno uma educação de qualidade.

Autor: Alano Moraes


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