EDUCAÇÃO ESPECIAL



O presente projeto analisar a implantação das salas de recursos multifuncionais da Escola Estadual na Cidade de Alcântaras . Esse espaço foi adicionado ás atividades diárias destas escolas com o objetivo de promover a inclusão de alunos com algum tipo de dificuldade ao ambiente social escolar considerado normal a maioria das pessoas.
Pretende-se que a sala de recurso multifuncional seja um ambiente democrático e preparado para receber os alunos, ela está em fase de ajustes, e conta atualmente com 18 alunos que participam individualmente ou em grupos de atividades elaboradas exclusivamente para suprir suas necessidades de aprendizagem percebidas em suas turmas regulares.
O foco específico dessa sala é o atendimento psicopedagógico especial, promovendo o acompanhamento de alunos em seu desenvolvimento escolar. A escola esta promovendo a inclusão dos alunos "especiais" dando-lhes oportunidades de integração social e educativa. As ações envolvem a conscientização de pais, alunos, professores, gestores e toda a comunidade fora o eixo escolar, com o objetivo de quebrar preconceitos e informações distorcidas sobre o assunto.
A integração é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto de relações, o que determina a sua interação com os diversos grupos sociais. Integração implica reciprocidade. Sob o enfoque escolar, é um processo gradual e dinâmico que pode adotar formas diferentes de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos.
Autor: Milvane Gomes


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