Análise da Pintura Madonna Litta, de Leonardo da Vinci



O quadro Madonna Litta foi atribuído a Leonardo da Vinci e teria sido pintada no período da Alta Renascença (1480 até 1527), por volta de 1490-1, numa época em que o suposto autor morava em Milão. Todavia, sua origem é controversa, sendo que alguns estudiosos dizem que Leonardo teria feito uma parte do quadro e algum dos seus discípulos concluído. O quadro é a representação de uma mulher amamentando seu filho, que pode ser entendida como representação de Maria e seu filho Jesus.
A mulher e a criança encontram-se mais a frente do quadro, parecem próximos de quem observa e estão bem ressaltados não só por isso, mas também por estarem mais iluminados que o restante do quadro. A imagem é muito simétrica, desde os traços dos personagens até sua localização- Madonna e o filho ao centro, entre duas janelas.
A escuridão do cômodo contrastada com a luz das janelas ao fundo contribui para a "iluminação" dos personagens. As janelas são singelas, a paisagem que se pode ver através delas é simples- céu e algumas montanhas, um lugar sossegado, inabitado, onde o menino Jesus pode se alimentar tranquilamente.
As janelas parecem estar ali apenas para contribuir com a luz do quadro e para mostrar que as figuras principais da imagem se encontram dentro de algum lugar. A luz, as janelas, a posição das personagens dão perspectiva a obra, característica marcante nas obras de Leonardo, bem como nas do Renascimento quase que como um todo.
A mulher está de pé e olha muito serenamente para a criança. Sua expressão demonstra uma certa satisfação de ter aquele bebê no colo. O menino olha para o espectador, todavia de forma indireta, distraída, como que enlevada com o seio que lhe alimenta.Com uma das mãos segura o seio e com a outra segura um brinquedo. Parece ser uma criança qualquer, mas seus traços e sua expressão lhe trazem algo de divino. As expressões são muito significativas nesta e nas demais obras de Leonardo.
A figura do menino chama muita atenção, parece ser a primeira coisa que se vê quando se olha para o quadro. O bebê parece ter sido desenhado muito cuidadosamente para que a imagem fosse fiel a realidade, assim como a mulher. Há muitos pequenos detalhes, cada fio de cabelo, cada dobrinha da criança, cada detalhe da roupa da Madonna parecem ter sido atenciosamente representados. As roupas da mulher, que parecem ser do período da renascença na Itália, demonstram a contextualização da pintura. São coloridas e trazem uma alegria serena ao quadro e o véu, que vai da cabeça até as mãos que seguram o bebê, traz uma certa delicadeza ao cenário.
Na verdade, no quadro como um todo, Leonardo (ou, o autor) parece se ater muito a realidade, a natureza, pretendendo retratar a vida como ela é. Através das formas perfeitas e naturais, da harmonia entre homem e natureza, o pintor busca- e, diga-se de passagem, alcança- a beleza divina.
Fontes de consulta:
"Leon Battista Alberti e o nascimento da perspectiva."
Giovio, Paolo. "Vida de Leonardo da Vinci". In: Renascimento Italiano: Ensaios e Traduções. Editora NAU. Traduções e notas: Fernanda Marinho.
Sites consultados em 8 de setembro de 2010:
http://www.wga.hu/index1.html
http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/l/leonardo/03/index.html
http://www.wga.hu/support/viewer/z.html
http://www.hermitagemuseum.org/html_En/03/hm3_3_1b.html
http://www.lairweb.org.nz/leonardo/litta.html



Autor: Amanda Noronha Fernandes


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