Pesquisa Participante



Pesquisa Participante



Adriana Nunes de Magalhães Ferreira*





Resumo

O presente artigo aborda um dos temas inscrito nas ciências humanas ? a pesquisa participante abordado em duas dimensões a primeira discorre sobre a parte teórica e a segunda um breve incurso no que concerne a sua montagem institucional e metodológica. Uma pesquisa quem tem como desafio de despertar e trazer à tona o potencial de conhecimento dos grupos pesquisados se tornando estes, de fato, sujeitos inserido no processo de geração e produção de conhecimento.




Palavras-chaves: Pesquisa participante, população, pesquisador, metodologia.








_____________________
*Aluna do 5º período do curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes.
Este artigo tenta discorrer sobre o tema emergente no mundo das ciências sociais ? a pesquisa participante. A mesma tem por objetivo possibilitar uma maior interação entre pesquisador profissional e população pesquisada. A população participante se torna sujeitos de conhecimentos passando assim a perceber e detectar seus próprios problemas levantando alternativas para saná-los ou amenizá-los. Segundo Brandão (2006,p.43)
[?] pesquisa da ação voltada para as necessidades básicas do indivíduo [...] as classes mais carentes nas estruturas sociais contemporâneas levando em conta suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. É a metodologia que procura incentivar o desenvolvimento autônimo (autoconfiante) a partir das bases e uma relativa independência do exterior [?].
A pesquisa participante encontra o seu alicerce no senso comum. Ela traz a tona a sabedoria e tradição popular no intuito de fornecer vestígios para a atual crise social. Posto isto, é uma pesquisa que se apoia nos princípios do próprio saber popular da classe saber este que, mesmo popular não deixa de ser científico e que orienta a ação coletiva de um povo e tem o objeto de pesquisa determinado pela população interessada ? pesquisadora. Esta ajuda a elaborar as bases teóricas da pesquisa como também a confeccionar os cronogramas das atividades a serem desenvolvidas.
O profissionais que acompanham essa população deve estudar a realidade em que vai atuar realizando estudos prévios e entrevistas com as lideranças locais. Em alguns casos são utilizados instrumentos típicos de uma entrevista convencional tais como coleta de dados, questionário e observação. O que chama a atenção é que esse tipo de pesquisa não possui um trabalho de campo. A ação de pesquisar proporciona conhecimentos em que pesquisadores profissionais e população interessada se beneficiam mutuamente da experiência de uns com os outros. As propostas de ação são definidas de acordo com a necessidade da população que geralmente são direcionadas para aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
O profissional pesquisador se envolve com o meio social possibilitando uma maior interação entre ele e a população participante contudo, é a população que vai expor os seus problemas o que as incomoda para que junto com pesquisador o busquem possíveis soluções para os problemas levantados. Reforça Brandão (2006,p.52) ) que:
nenhum intelectual ou pesquisador pode determinar sozinho o que deve ser investigado,mas deve chegar a uma decisão após consultar as bases ou grupos populares interessados. Levam-se em consideração as prioridades e necessidades dos movimentos ou lutas populares e não somente as necessidades dos pesquisadores.
A montagem institucional e metodológica dessa pesquisa incide em vários momentos. O primeiro se dá através de alguns elementos como a discussão do projeto de pesquisa com a população interessada e seus representantes, definição de quadro teórico como por exemplo objetivos, conceitos e hipóteses, delimitação da área a ser estudada. Posto isto haverá uma elaboração do cronograma das atividades a serem realizadas.
O segundo momento haverá a constituição de grupos de estudo a fim de analisar criticamente os problemas considerados de prioridade; a identificação da estrutura social da população envolvida bem como as necessidades e os problemas enfrentados por ela. A pesquisa de dados socioeconômicos também incrementa a pesquisa já que esses tem por finalidade conhecer em profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção da profissão, essencialmente no que diz respeito aos seus aspectos sócio-econômicos e culturais. Os resultados alcançados pela pesquisa são difundidos junto a população eles devem ser expressos numa linguagem que seja acessível a todos.
Posto isto se faz necessário uma Programação e Aplicação de um Plano de Ação, incluindo também atividades educacionais, que auxilie para a solução dos problemas encontrados bem como:
- A elaboração de algumas atividades de cunho educativo que permitam investigar melhor os problemas e as situações vividas;
- Medidas que possam convalescer a situação social dos usuários a nível local;
- Desenvolver ações educativas que possibilitem cumprir essas medidas;
Então sendo, analisando o contexto transcorrido até aqui se faz necessário frisar que a pesquisa participante é um processo permanente ou seja a análise crítica da realidade leva ao descobrimento de outros problemas e de outras necessidades.
Diante do exposto fica perceptível que esse tipo singular de pesquisa é uma investigação social com perspectiva de intervenção que instiga a população a analisar e desmitificar a sua própria realidade tendo como proposta político-pedagógica transformar o meio social em favor dos mais necessitados. A citada pesquisa não busca só a aproximação do intelectual ? pesquisador ? com o objeto de pesquisa ? comunidade - mas também ser possível uma mudança social com a possibilidade de transformação tanto no conhecimento quanto na ação.













Referências


BRANDAO, C. R. Pesquisa Participante (Org.) São Paulo: brasiliense, 2006

Disponível em:
?http://giselacastr.vilabol.uol.com.br/pesquisapart.htm
Acesso:22/11/2010 ás 22 hs.

Autor: Adriana Nunes


Artigos Relacionados


O Planejamento De Ensino Na Disciplina De Metodologia Das Ciências

Pesquisa Sobre Tráfico De Mulheres, Crianças E Adolescentes Para Fins De Exploração Sexual Do Centro-oeste - Resumo

Resumo Do Livro: Pesquisa Social. Teoria, MÉtodo E Criatividade

AtuaÇÃo Do Assistente Social Junto Ás Pessoas Da Terceira Idade VÍtimas De Transtornos Depressivos:

A Pesquisa Social E Seus Parâmetros Metodológicos, Epistemológicos E éticos.

Orientações Básicas Para Pesquisa

Modulo-metodologia: Técnicas Projetivas