O USO DAS TIC NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO



O USO DAS TIC NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Julie Martins Pelegrino Gonçalves
Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental
UFJF- Universidade Federal de Juíz de Fora

Introdução
Neste artigo farei uma breve reflexão a cerca das possibilidades que as Tecnologias da Informação e Comunicação trazem para a educação e da necessidade de que o professor além de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos também aprenda e domine as várias mídias de forma que seja capaz de produzir seu próprio material didático diversificando as formas de dar aula, de realizar atividades e de avaliar.

Desenvolvimento
Na sociedade da informação estamos todos reaprendendo a ensinar, a aprender, a conhecer.
Uma mudança qualitativa no processo de ensino aprendizagem depende da nossa capacidade de integrar todas as tecnologias.
No entanto antes disso é preciso que tenhamos claro quais os objetivos que pretendemos alcançar com a tecnologia que dispomos. Se pretendemos apenas complementar as aulas com recursos áudio visuais e permanecer como detentores da informação, ou utilizar a tecnologia como forma de transformar as aulas em processos investigativos e reflexivos, nos tornando além de transmissores, produtores de conhecimento utilizando a mídia em suas diversas linguagens.
Pensar a tecnologia na educação de maneira reflexiva, construtiva e criativa exige antes pensar a própria educação de maneira reflexiva, construtiva e criativa.
Com os avanços tecnológicos podemos gravar músicas, histórias, relatar notícias, criar dicionários e enciclopédias. E de forma simples podemos incrementar esses produtos com o uso de softwares de edição de áudios. Podemos além de criar, integrar o oral, o escrito e o audiovisual.
Os recursos disponíveis são muitos e podem auxiliar na prática de ensino dando não só ao professor, mas também aos alunos a oportunidade de fazer parte do processo de criação, usando a criatividade, explorando soluções e criando estratégias, ou seja, fazendo dos alunos agentes ativos na construção do seu conhecimento, sendo este o objetivo maior da educação.
Antes de produzir um material didático devemos ter claro qual o nosso público-alvo, quais suas características. A partir destas informações podemos definir o que queremos que ele desenvolva ao longo do processo de aprendizagem e as estratégias pedagógicas mais adequadas para atingir os nossos propósitos.
Tratarei aqui de suportes tecnológicos importantes para a produção de material pedagógico: o material impresso e a linguagem na web (hipermídia), rádio, TV e vídeo.
A necessidade de registrar as informações vem desde o homem primitivo com os desenhos nas paredes. Essa necessidade fez com que ao longo dos tempos o homem construísse novas formas de representação até chegar a escrita como conhecemos e a invenção da imprensa. Com a evolução das tecnologias o texto passa a ser integrado a som e imagem através da hipermídia, possibilitando uma maior interação. O uso da hipermídia ampliou as possibilidades de o professor trabalhar os diversos gêneros textuais, proporcionando maior interação entre leitor e texto, além de oferecer recursos.
O rádio é um importante veículo de comunicação de massa e apesar de parecer estar fora de moda, ainda é bastante presente no cotidiano das pessoas. O computador e a internet trazem novas possibilidades para o uso do rádio dentro da escola. Com baixo custo o professor pode criar espaços na internet que dêem oportunidade para que os alunos expressem suas opiniões e divulguem os conhecimentos construídos ao longo do processo de aprendizagem desenvolvendo a linguagem oral e escrita..
A TV e o cinema podem ser utilizados em sala de aula para enriquecer debates, ilustrar conteúdos trabalhados em sala de aula, discutir sobre temas do dia-a-dia, tratados em telejornais, enfim, há várias possibilidades de se trabalhar o cinema e a TV em sala de aula. Quando bem utilizados enriquecem as aulas e abre espaço para outras formas de linguagem. Segundo Moran "Os vídeos são dinâmicos, contam histórias, mostram e impactam. Facilitam o caminho para níveis de compreensão mais complexos, mais abstratos, com menos apoio sensorial como os textos filosóficos, os textos reflexivos." Mas o vídeo também pode ser produzido em sala de aula, sendo utilizado como documentação, registro de eventos e aulas de matérias diversas, de estudos de campo, de experiências as mais variadas e de entrevistas.
Como podemos observar a tecnologia traz uma série de oportunidades para enriquecer o trabalho do professor, possibilitando que ele e o aluno façam parte do processo de criação do conhecimento.

Considerações Finais
A sociedade atual estabeleceu uma mudança na postura dos professores em relação ao uso das novas tecnologias na e para a educação.
A integração entre TV, vídeo, rádio, internet e veículos impressos oferecem a oportunidade de digitalizar e democratizar o conhecimento. Como podemos observar as tecnologias trazem várias possibilidades de criação e produção para o professor enriquecer o processo de ensino/aprendizagem. No entanto, para que ele usufrua destes recursos faz-se necessário que ele os conheça melhor e tenha claros os objetivos que pretende alcançar com seu uso.

Referências Bibliográficas
Azevedo, Waldyr Júnior. Computadores em sala de aula. Juiz de Fora: UFJF, 200
Moran, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção
Entrevista publicada no Portal do Professor do MEC em 06.03.2009
Moran, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)



Autor: Julie Martins Pelegrino Gonçalves


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