RECICLAGEM




Vou falar de um tema fácil de ser entendido e usado por todos. RECICLAGEM.
Todos nos sabemos que o nosso planeta esta doente por culpa do homem que vive cortando as árvores, poluindo nossas águas, solos e o ar. Podemos ajudar ao nosso planeta é muito fácil, basta que reciclemos o que usamos quase tudo pode ser reaproveitado. Vejam como:
? O papelão que usamos para embalar nossos moveis podem voltar a fabrica e se transformar em uma nova caixa ou outro tipo de embalagem.
? A garrafa pet que bebemos o nosso delicioso refrigerante pode ser reaproveitado em muitas utilidades para o nosso lar como: enfeites, serve para fazer vassouras, roupas, livros que são mais duráveis do que os normais, etc.
? A latinha de refrigerante pode ser voltada a fabrica derretida e se transforma em uma nova latinha, utensílios para o nosso lar, ou se transformar em peças para carro como na Alemanha...
? As latas de conservas que compramos (milho, azeitonas, palmitos, doces, massa de tomate, etc.) também podem ser reaproveitadas.
? As vasilhas plásticas que compramos com produtos de limpezas para os nossos lares também são reaproveitadas sendo derretido o plástico e se transforma em novos utensílios.
Hoje em nossa cidade existe uma associação de catadores "ASCAPEU" que infelizmente não funciona apesar de ter apoio da prefeitura. Seus lideres só pensam no seu lucro dando prejuízo aos outros catadores. O que funciona são os catadores que não são associados a "ASCAPEU". Muitos deles são hiper organizados apesar de não ter apoio da prefeitura. Eles separam e classifica todo o material recolhido e mandam para as fábricas para a reciclagem. O prefeito não da nenhum apoio a eles, pois eles são de oposição a opinião do prefeito. Os catadores geralmente levantam as 4 horas da manhã e trabalha até as 20 horas da noite, muitas das vezes toda a família esta envolvida na reciclagem.
Tanto é que o prefeito quer que eles se associem a "ASCAPEU". Mas eles querem fazer uma associação ou uma ONG. A vontade destes catadores é de formar uma cooperativa, por meio produtivo mesmo sem apoio da prefeitura. Estes Catadores são ameaçados constantemente com multas exorbitantes pela prefeitura. E o prefeito quer que façam galpões para guardar o material reciclado e muitos deles não têm condições e não querem se endividar com empréstimos em bancos, pois sabem que os juros são muito altos e o prefeito não ajuda e nem dá apoio algum a estes catadores. São marginalizados pela sociedade socialite que nada fazem só polui. Só que o prefeito esquece que são essas pessoas que eliminam a maior parte dos focos geradores de doenças. Pois retiram do meio ambiente e mandam novamente para as fabricas e tem consciência ecológica, de organização e de saúde. É notório que vem verbas federais (pois é lei) para todos os recicladores, mas não é distribuído proporcionalmente com todos sabe-se que a verba desaparece no meio do caminho e não é entregue "são mistério da meia noite e só Deus explica". Porque beneficiar uns e castigar outros? Onde está o censo de humanidade e o amor ao próximo? Fala-se muito e agi-se muito pouco.


DEPOIMENTO E ENTREVISTA
Feita com OTON ARAUJO, reciclador, ambientalista, PV e ME individual (fabrica de vassouras pet VA) meu marido.



Autor: Synara Fonseca Esteves Araujo


Artigos Relacionados


Crônica De Um Brasileiro Desesperado 8

Natal De Benevides

Qual E O Futuro Do Nosso Lixo?

Uma DiscussÃo A Respeito Da Ambiguidade ExclusÃo/inclusÃo Na ProfissÃo De Catador De Material ReciclÁvel

Reciclagem, Um Bom Negócio!

Riscos Ocupacionais Entre Trabalhadores Catadores De Materiais Recicláveis...

Óleo De Fritura, Biodiesel E Catadores