Educação Física e qualidade de vida



COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS ATRAVÉS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Antonia Aline Vieira de Souza
(Acadêmica do Curso de Educação Física)
E-mail: [email protected]
Luanna Silva Reis
(Acadêmica do curso de Educação Física)
E-mail: [email protected]
Samila Murietty da Silva Santos
(Acadêmica do curso de Educação Física)
E-mail: [email protected]
Professor Esp. Leandro Ferraz

RESUMO

A Educação Física tem priorizado e enfatizado a dimensão bio-fisiológica, mas novas questões, advindas da percepção da complexidade das ações humanas, têm sido trazidas por este outro campo científico. Qualidade de Vida é um termo ambíguo, complexo, subjetivo e que varia de pessoa para pessoa e principalmente de cultura e de época. Identifica-se, a interação das dimensões da promoção da saúde, da qualidade de vida e da atividade física dentro de um movimento desencadeado no âmbito da educação física e ciências do esporte, cujo eixo epistemológico centra-se no incremento do nível de atividade física habitual da população em geral e de se aumentar o seu envolvimento com atividades que resultem em gasto energético acima do repouso, tornando os indivíduos mais ativos. Uma tendência dominante no campo da educação física estabelece uma relação entre a prática da atividade física e a conduta saudável. O presente estudo tem o intuito de mostrar a importância das aulas de Educação Física na vida dos escolares, apontando os aspectos de relevância na melhoria da qualidade de vida e esclarecendo estes para que a Educação física é tão importante quanto as outras disciplinas da escola pois ela esta relacionada com a saúde dos educandos e conteúdos bem aplicados e algumas abordagens podem ser muito significativas podendo ter utilidade para o resto de suas vidas. Apesar de envolver uma parcela pequena do quantitativo total de alunos e professores da cidade de Araguaína, esta pesquisa nos remete a considerar que projetos, fórum, debates, campanhas sobre a temática devem ser estimulado, seja pelas instituições públicas e ou universidade, para que o assunto se dissemine no interior das escolas.

Palavras- chave: Educação Física; Atividade Física; Qualidade de Vida.


ABSTRACT

Physical education has prioritized and emphasized the bio-physiological dimension, but new issues, stemming from the perception of the complexity of human actions have been brought by this other scientific field. Quality of life is an ambiguous term, complex, subjective and varies from person to person and especially in culture and time. It identifies the interaction of the dimensions of health promotion, quality of life and physical activity within a movement initiated in the physical education and sports sciences, whose epistemological axis focuses on increasing the level of physical activity the general population and to increase their involvement with activities that result in energy expenditure above the rest, making individuals more active. A dominant trend in the field of physical education establishes a relationship between physical activity and healthy behavior. This study aims to show the importance of physical education in the life of the school, pointing out the aspects of relevance in improving the quality of life and explaining to them that physical education is as important as other subjects of the school because she is related to the health of students and content as well and applied some approaches can be very significant and may be useful for the rest of their lives. Although involving a small portion of the total quantity of students and teachers from the city of Araguaina, this research leads us to consider what projects, forums, debates; campaigns on the subject should be encouraged, either by public institutions or universities, so that the subject spread within schools.

Key-words: Physical Education, Physical Activity, Quality of Life.




INTRODUÇÃO

Este estudo teve como objetivo geral pesquisar Como melhorar a qualidade de vida dos alunos através das aulas de Educação Física e esclarecer dúvidas a respeito da importância e dessas aulas nas escolas, e como objetivos específicos proporcionar qualidade de vida e bem estar, melhorando as capacidades intelectuais, sociais culturais, orgânicas, espirituais e políticas dos alunos através de um roteiro de entrevistas com alunos e professores de Educação Física.
A temática proposta para produção deste artigo foi escolhida pelo fato da falta de informação dos alunos, devido ao descaso de alguns profissionais, por não informar seus alunos sobre os mecanismo para melhoria da qualidade de vida, procurando informar através deste como melhorar a qualidade de vida dos alunos através das aula de Educação Física.
A Educação Física tem priorizado e enfatizado a dimensão bio-fisiológica, mas novas questões, advindas da percepção da complexidade das ações humanas, têm sido trazidas por este outro campo científico. Passa-se a estudar a educação física em uma visão mais ampla, priorizando a multidisciplinaridade, onde o homem, cada vez mais, deixa de ser percebido como um ser essencialmente biológico para ser concebido segundo uma visão mais abrangente, onde se considera os processos sociais, históricos e culturais.
Qualidade de Vida é um termo ambíguo, complexo, subjetivo e que varia de pessoa para pessoa e principalmente de cultura e de época, mas pode dizer-se que ela está relacionada com a noção que cada um tem de si e dos que o rodeiam. Segundo Giovanni Pires (1998) "qualidade de vida significa muitas coisas. Diz respeito a como as pessoas vivem, sentem e compreendem seu cotidiano. Envolve, portanto, saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e participação nas decisões, situações extremamente variadas, como, anos de escolaridade, atendimento digno em casos de doenças e acidentes, conforto e pontualidade nas condições para se dirigir a diferentes locais, alimentação em quantidade suficiente e qualidade adequada e, até mesmo, posse de eletrodomésticos."
Identifica-se, a interação das dimensões da promoção da saúde, da qualidade de vida e da atividade física dentro de um movimento desencadeado no âmbito da educação física e ciências do esporte, cujo eixo epistemológico centra-se no incremento do nível de atividade física habitual da população em geral e de se aumentar o seu envolvimento com atividades que resultem em gasto energético acima do repouso, tornando os indivíduos mais ativos. Uma tendência dominante no campo da educação física estabelece uma relação entre a prática da atividade física e a conduta saudável.
Matsudo & Matsudo (2000) afirmam que os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. Os efeitos metabólicos apontados pelos autores são o aumento do volume sistólico; o aumento da potência aeróbica; o aumento da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico; a diminuição da pressão arterial; a melhora da sensibilidade à insulina e a diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo. Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares ocorre, segundo os autores, a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade. E, na dimensão psicológica, afirmam que a atividade física atua na melhoria da auto-estima, do auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos.
Abordando especificamente a aptidão física, propõe-se que a Educação Física escolar deve oferecer ao aluno parâmetros para a elaboração de conhecimentos sobre atividade física para o bem-estar e a saúde (DARIDO; RANGEL, 2005; NAHAS, 2001). Os PCNs indicam, que de uma forma crescente, partindo do inicio do primeiro, ao final do quarto ciclo (1ª a 9ª série) do Ensino Fundamental, espera-se atingir através das aulas de Educação Física, que o aluno reconheça a si próprio e sua relação com o ambiente, que ele adote hábitos saudáveis, que ele conheça a amplitude dos padrões de saúde, beleza e estética (BRASIL, 2001).
A educação física escolar tem importância na educação das crianças de hoje. Embora seja apenas uma das variáveis que podem e deveriam ser trabalhadas na escola, como a psicologia e a nutrição. Existe uma grande relação da Educação Física escolar com a qualidade de vida e seus métodos de promoção, embora não seja, ainda, totalmente aplicada na realidade, ficando em muitos casos apenas na teoria. espera-se que o assunto possa ser aprofundado, difundido e aplicado pelos profissionais da educação escolar, como forma de prevenir a presença futura das doenças hipocinéticas, educando a sociedade em geral, para um estilo de vida mais ativo e longe dos fatores de riscos.
Sem dúvida a atividade física contribui sensivelmente para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, cabe no caso algumas ressalvas muito importantes, para os nossos alunos. As atividades físicas devem ser orientadas e acompanhadas por um profissional de educação física devidamente credenciado.
Os objetivos deste estudo foram mostrar aos alunos os benefícios que as aulas de Educação física podem trazer para suas vidas. Melhorar a competência física e social, e a auto-estima dos alunos. Proporcionar qualidade de vida e bem-estar, melhorando suas capacidades intelectuais, sociais culturais, orgânicas, espirituais e políticas.



METODOLOGIA

O presente estudo tem o intuito de mostrar a importância das aulas de Educação Física na vida dos escolares, apontando os aspectos de relevância na melhoria da qualidade de vida e esclarecendo estes para que a Educação física é tão importante quanto as outras disciplinas da escola pois ela esta relacionada com a saúde dos educandos e conteúdos bem aplicados e algumas abordagens podem ser muito significativas podendo ter utilidade para o resto de suas vidas.
"As atividades motoras nas crianças representam um dos pilares da proficiência motora, concretizando dessa forma, um componente fundamental da criança como um fator importante do seu cotidiano em diferentes ambientes ou envolvimentos: casa, escola, amigos, etc. (Malina, 1980)
Este estudo caracteriza enquanto forma de abordagem, qualitativa, enquanto objetivo, exploratória e procedimentos técnicos, bibliográfica e de campo.
A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Araguaína com seus respectivos alunos e professores.
Fizeram parte dela trinta (30) alunos do ensino médio e dois (02) professores graduados em Educação Física. A escolha da escola foi feita de forma intencional, atendendo o critério: qualidade de vida.
Para a resolução das questões propostas, foi adotado um roteiro de entrevistas para nortear o estudo na escola com os participantes da pesquisa.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados da presente pesquisa serão apresentados de forma dissertativa, mostrando as descobertas provenientes das entrevistas dos professores e alunos escolhidos.
Devido ao descaso de alguns profissionais, a falta de recursos e o desinteresse por parte de alguns alunos, gerou-se uma onda de que a Educação Física não deveria fazer parte da grade escolar, pois supostamente não tem nenhuma importância para a formação do ser humano, fato que já foi cientificamente derrubado. Mas ainda existem as pessoas que consideram a Educação Física como um meio de conhecimento do próprio corpo, e ajuda no incentivo à prática de esportes e atividades físicas fora do âmbito escolar.
"Quando se fala em qualidade de vida, geralmente associamos à idéia de saúde. (Werneck 2000) Apenas quando os direitos dos cidadãos são garantidas pode-se falar em qualidade de vida. Por isso é falsa a idéia de somente fazendo exercícios físicos ou boas amizades se obtém qualidade de vida e na realidade no caso da específico da atividade física, sua contribuição é significativa em muitas situações, mas raramente é resolutiva n maioria delas. (GONÇALVES 1996 p. 163)"

A Educação Física, enquanto profissão, tem sido ao longo do tempo associada à saúde, à qualidade de vida das pessoas. Nesta perspectiva, caberia ao profissional da Educação Física o papel de promotor da saúde. Segundo os professores entrevistados na escola, se tivesse havido um apoio na pré- escola, isso dificilmente aconteceria hoje.
Dentro desta perspectiva tem crescido a discussão em torno do papel que a Educação Física possa assumir no sentido de intervir na adoção de um estilo de vida fisicamente ativo. Andrews (1990) Apud Canfield, M.S et all ao discutir os programas de Educação Física em escolas e a necessidade de educação para um estilo de vida ativo no século XXI aponta a necessidade de aumentar, nas aulas de Educação Física, o envolvimento de crianças e jovens em atividades físicas vigorosas e estabelece o aumento no número de aulas de Educação Física como meta a ser objetivada pelos profissionais dessa área. O que se pretende, segundo alguns autores, é resgatar no contexto educacional a prática da atividade física como meio de promoção de saúde.
Ao se buscar uma relação entre estas questões, percebe-se que os professores questionados entendem que qualidade de vida é a pessoa ter um estilo de vida saudável, que lhe proporcione bem estar, o que é entendido como saúde. Portanto, a palavra chave para estes profissionais é "bem estar". Cabe a nós, futuros profissionais de Educação Física, contribuir na qualidade de vida das pessoas, assumindo o papel de educador, conscientizando e orientando as pessoas a virem assumir um estilo de vida ativo fisicamente.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim concluímos ao término dessa pesquisa que o acompanhamento de um educador físico comprometido com a profissão desde a pré-escola é a melhor opção para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.
Lembrando que um dia todos nós precisaremos fazer algum tipo de atividade física que deverá ser orientada por um profissional qualificado, se o gosto pela prática de atividades físicas for estimulado precocemente, tenha mais chances de termos adultos mais saudáveis e consequentemente, diminuir quantidade de pessoas vítimas de doenças degenerativas, etc.
"A ênfase das medidas de formação e educação pré-escolar deve, portanto, ser dada por meio de um meio ambiente digno de conquista , com correspondentes instruções e estímulos. Na medida em que o ambiente não corresponde à iniciativa da criança, esta é a prejudicada, um atraso irreparável em muitos âmbitos. (Sagi 1985)"
Educação Física pode vir a influenciar na aquisição de hábitos de vida que incluam a prática de atividades físicas regulares após o término da escolaridade formal seria necessário: proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre a atividade física par a o bem estar e a saúde em todas as idades; estimular atitudes positivas em relação aos exercícios físicos e a prática esportiva; proporcionar independência para avaliar e escolher as atividades, e oportunizar experiências de atividades físicas agradáveis, estimulantes. Enquanto educador, o professor de Educação Física deve estar atualizado ao conceito multifatorial de saúde para que tenha argumentos consistentes, e condições de ampliar e relacionar o compromisso da Educação Física para além da esfera da aptidão física.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MIRANDA, Thiago da Silva. Educação física escolar e promoção da qualidade de vida. Revista Artigonal: Diretório de Artigos Gratuitos. Publicado em: 31/07/2009.
Disponível em: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/educacao-fisica-escolar-e-promocao-da-qualidade-de-vida-1084845.html

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: CLR Balieiro, 1995.
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm

CANFIELD, M. S.; HOPF, A. C.; JAEGER, A. A. e NEUENFELDT, D. J. Educação Física e qualidade de vida: Que relação é essa? Santa Maria/RS. Disponível em: http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=98:educacao-fisica-e-qualidade-de-vida-que-relacao-e-esta&catid=48:docencia&Itemid=90

Autor: Luanna Silva Reis


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