Educação Ambiental na Escola a Importância da Arborização na Cidade



1-Introducao

Após receber a permissão, da direção da Escola Estadual Professor ARLINDO SILVESTRE, foi desenvolvido o projeto, que trata da importância do plantio de arvores, nas áreas urbanas e a conscientização das crianças para os problemas ambientais, pois a conscientização ambiental é muito importante e necessária desde cedo para a formação e aprendizagem das crianças, incentivando-as a prestarem atenção em seus próprios ambientes, com olhar mais critico, o coração mais envolvido e com mentalidade mais responsável. Priorizou se nesse projeto, a conscientização e o desenvolvimento teórico e pratico da educação ambiental,sobre a importância da arborização nas cidades.
Evidenciamos sempre os conceitos da educação ambiental que são: conscientização, conhecimento e mudança de comportamento, de que a educação ambiental escolar esta baseada na perspectiva de transmissão e/ou construção de conhecimentos.
Enfatizamos para as crianças que participaram do projeto que apenas uma nova cultura ambiental poderá coibir a reiteração de praticas lesiva ao meio ambiente, deixando explicito que somos todos peças fundamentais para a preservação.
O ser humano é uma espécie entre milhares que depende do todo para sua sobrevivência neste planeta.
E a única que tem esta consciência e o poder de intervir benéfica ou maleficamente no ambiente e portanto, sua responsabilidade é inigualável.
A educação ambiental surgiu como uma forma de encarar o papel do ser humano no mundo.
E esse motivo é suficiente para qualquer nação promover a educação ambiental e a partir desses conceitos que foi implantado o projeto de educação ambiental sobre a importância do plantio das árvores para a qualidade de vida nas cidades, mostrando assim para as crianças e jovens a realidade do planeta, conscientizando-os e tornando-os cientes que são capazes de mudar a realidade que o planeta se encontra.
O meio urbano caracteriza-se por determinadas transformações ambientais provocadas pelo rápido crescimento e pela falta de planejamento, as quais degradam a qualidade de vida dos seus usuários. A paisagem, resultante da combinação dinâmica de elementos físico-químicos, biológicos e antrópicos em constante evolução, é consideravelmente afetadas pelo desenvolvimento urbano acelerado. A negligência de fatores ambientais importantes ao bem estar do homem torna as cidades cada vez mais artificiais, fato este que implica na redução do desempenho nas atividades diárias da população.
A paisagem urbana, quando bem estruturada, com a presença ordenada de elementos
naturais como a vegetação, proporciona inúmeros benefícios à comunidade, os quais vão muito além dos seus custos de implantação e manutenção. Os parques, praças e outros tipos de áreas verdes, juntamente com uma adequada arborização de ruas colaboram com a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora, redução do consumo de energia e aumento do conforto térmico nos centros urbanos, sem considerar os benefícios estéticos e psicológicos que a paisagem natural promove nas pessoas. (HTTP://br.answear.yahoo.com.
" Segundo Sato, Michele 2003, consideramos que a educação ambiental é um processo de aprendizado permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para preservação ecológica.
Ela estimula a formação de sociedades socialmente justa e ecologicamente equilibrada, que conservam entre si relações de interdependência, e diversidade. Isso requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário.
Considera-se que a educação ambiental deve gerar, mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal
Desenvolver os conceitos ambientais, envolver as crianças nos estudos relativos à dos cuidados que devemos ter com o Planeta, de uma forma geral é fazer com que os alunos percebam que uma pequena atitude é de suma importância para o meio ambiente. "Tomando como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em áreas urbanas, e tanto se falar em conservação ambiental e qualidade de vida, pode-se observar uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre educação ambiental que deve ser vista como um processo de constante aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária. Moraes C. Ana, jornal da educação. Inf.br "Esse artigo trata de uma atividade interdisciplinar resultante do estudo sobre a importância da arborização nas cidades.
De acordo acordo com a lei n 9.795, de 27 de abril de 1999 da Educação ambiental, diz que :
Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A agenda 21 também nos evidencia a importância da educação ambiental.
" Desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio Ambiente e com os problemas que lhe são associados e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes e para a preservação do novo". (CNUMA, 2001)
- Metodologias utilizadas

O projeto envolve os alunos da Escola Estadual Arlindo Silvestre, crianças entre seis a quatorze anos de idade, que freqüentam a escola da família nos finais de semana.
Foi aplicado aulas introdutórias para as crianças falarem sobre suas duvidas e fomos esclarecendo as perguntas.
A cada encontro foram sendo realizadas dinâmicas, pinturas, palestras, brincadeiras e o plantio de mudas de arvores frutíferas em uma parte do páteo da escola, o método usado para o plantio foi o de mudas , que já vinha sendo usada pelo professor Jose Maria que leciona na própria escola, e realiza trabalhos ambientais com as crianças.
Segundo Sato, Michele, a diversidade de objetivos da educação ambiental coincide com os princípios da própria educação, dificultando a proposição de metodologias adequadas para sua implementação.
Então criamos formas para as crianças e os jovens que participaram do projeto, de se sentirem seguros em aprender e expandir essa nova forma de ver o meio ambiente.

8 ? RESULTADO, ANÁLISES E DISCUSSÕES.

Foi seguindo as normas específicas e legislações, que conscientizamos os jovens envolvidos nesse projeto.
A Educação Ambiental está prevista na Constituição Federal no art. 225 (Do Meio Ambiente) § 1º inciso VI. " promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente".
Todos os recursos utilizados foi de extrema importância para o desenvolvimento da implementação dos objetivos alcançados.
Mostrou-se então para as crianças e jovens do projeto que replantio de arvores é necessário e importantíssimo para a qualidade de vida das pessoas nos centros urbanos, então todo o trabalho realizado, com questionários, pinturas, dinâmicas, desenhos e o plantio de mudas, foi verdadeiramente necessário para a conscientização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluiu-se com todos os estudos realizados, que a necessidades mostradas pelas crianças que participaram do projeto, suas curiosidades, e a coerência na seleção dos materiais didáticos utilizados, para responder suas duvidas deixa evidente que é verdadeira e necessária a execução de avanços na educação ambiental, e que seu envolvimento não seja meramente econômico, dando espaços as dimensões da cultura e da natureza e possibilitando o processo de transformação pelas mãos da Educação ambiental.
Este Projeto espera que possa servir de ponto de partida para a implantação de um amplo programa de arborização nas escolas do município

BIBLIOGRAFIAS:


fonte; http://www.bsibrasil.com.br/documentos/What_is_14KBR.pdf

Bononi, V.R.L. Controle Ambiental de Áreas Verdes. USP, São Paulo Editores, Junior, A.P, Romério M.A, Bruna, G.C, Barueri- SP 2004

Moura, A.A Economia Ambiental. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2006


Sato, Michelli , 2003

Morae,C. Ana , Jornal da educação.inf.br

Autor: Regina Souza Cerqueira


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