PROJETO RECREIO

























PROJETO RECREIO

























CASCAVEL
2004





















PROJETO RECREIO


Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Pedagogia, na disciplina de Prática de Ensino, 3º Ano noturno, da Universidade Paranaense ? UNIPAR
Professora: Ivone Rossato Pinheiro



















CASCAVEL
2004
I ? IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

II ? TÍTULO: Brincadeiras antigas
- Área de conhecimento: Recreio
- Púbico alvo: Alunos de 2ª e 3ª série do Ensino Fundamental
- Data de Realização: 13, 14, 18 a 26 de outubro de 2004.

Escola Casimiro de Abreu

III ? INTRUDUÇÃO/ CARATCERIZAÇÃO DA REALIZADA

Este projeto foi elaborado pela acadêmica Sandra Mara Dalle Cort do 3º Ano de Pedagogia noturno, da Universidade Paranaense ? UNIPAR, campus de Cascavel ? PR.
Observando o cotidiano desta escola me deparei com um grande problema que é a valorização do recreio, por ser uma escola rural com salas cercadas com dificuldades de socialização e falta de conhecimento e gosto pelas atividades lúdicas.
Os alunos desta pequena são todos filhos de agricultores, pessoas humildes, são alunos tranqüilos curiosos e participativos.
O respeito para com as pessoas, professora, funcionários e diretora e as regras são notáveis em suas atitudes educadas e cooperativas, na realização das atividades e mesmo nas brincadeiras entre eles.
Portanto eu terei objetivos diferentes a serem trabalhados com estes projetos pois irei reforçar o acompanhamento que as crianças já apresentam.

IV ? JUSTIFICATIVA
Através deste projeto, pretendo resgatar as brincadeiras e jogos tradicionais infantis no espaço escolar, tornando o recreio mais dinâmico, prazeroso e atraente.
Com o intuito de reforçar a socialização, o companheirismo, a cooperação e o comportamento mais tranqüilo nas brincadeiras e tentando resgatar brincadeiras antigas já esquecidas, devido o avanço da tecnologia e modernização que hoje em dia nossas crianças já não tem este contato com estas atividades (brincadeiras) que foram a diversão das pessoas mais velhas, bem como despertar o gosto por essas brincadeiras, influenciando as crianças a construir seus próprios brinquedos, estimulando assim sua criatividade.
Vale ressaltar que os valores podem, através da brincadeira, serem internalizados, portanto, as crianças tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparados emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenvolver de sua vida.

V ? OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL: Procurar resgatar o gosto pelas brincadeiras antigas (tradicionais), coletivas, utilizando brinquedos e brincadeiras que auxiliaram a socialização, cooperação a concentração e respeito a regras e as colegas isto de uma forma prazerosa.
Proporcionar situações concretas que permitam acriança se sentir envolvida e estimulada a brincar de maneira saudável e criativa.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Despertar o interesse pelos brinquedos e brincadeiras antigas.
? Proporcionar através de brincadeiras e atividades variadas, momentos que desenvolvam afetividade.
? Proporcionar a socialização com brincadeiras.
? Realizar brincadeiras que desenvolvam a lateralidade.
? Compreender a importância do respeito a regras e aos colegas, através do lúdico.
? Usar livremente a imaginação, desenvolvendo sua capacidade criadora.
? Internalizar conceitos de responsabilidades, respeito, cooperação e socialização.
? Proporcionar momentos de alegria e de prazer.

VI ? MEDIAÇÃO
Para atingir meu objetivo proposto, estarei trabalhando as atividades planejadas, no horário do recreio.
No desenvolvimento das atividades estarei utilizando brinquedos antigos e também um aparelho de som com músicas antigas.
Para esta aplicação utilizarei uma quadra de esportes dessa escola, no período das 15:00 as 15:25 min dos dias 18 a 26 de outubro sendo 2 aulas de educação física.
Para cada dia serão desenvolvidas atividades diferentes como nesta escola são poucos alunos dividirei-os em dois grupos com diferentes atividades, conforme cronograma abaixo:
1º Dia O gato e o Rato
Amarelinha
2º Dia Batata Quente
Coelhinho sai da Toca
3º Dia Telefone sem Fio
Cabo de Guerra
4º Dia Brincadeiras de Roda ? "A canoa Virou"
Passa Anel
5º Dia Pula Corda
Caçador
6º dia As próprias crianças vão escolher entre as brincadeiras da semana a qual mais gostaram.

REURSOS:

a) Físico: Quadra da própria escola;
b) Materiais; Corda, bola, giz, lenço, etc.
c) Humanos; Alunos.



VII ? ANÁLISES DO PROCESSO

Pela participação obtida nas brincadeiras pude concluir que consegui atingir meus objetivos com muito êxito, haja visto que as crianças se sentiram atraídas a participar.
As regras também foram bem aceitas e no desenrolar das atividades lãs eram respeitadas, proporcionando assim um ambiente agradável, e tranqüilo.
A socialização se deu em todas as atividades pois envolveu ao mesmo tempo, na mesma brincadeira não houve clima de competição e sim de cooperação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FRIZZEN, Silvio José. Dinâmica de Recreações e Jogos. Petrópolis, Vozes, ed. 18ª, 1999.

Autor: Sandra Mara Dalle Cort Denardi


Artigos Relacionados


Projeto "brinquedos E Brincadeiras Antigas"

As Brincadeiras Populares No Ensino Fundamental I

A ImportÂncia Dos Jogos E Brincadeiras No Parque Escolar

Projeto: Resgatando As Brincadeiras E Os Jogos Da Nossa Cultura Na PrÁtica.

A Importância Dos Jogos Na Sala De Aula

Projeto Dia Das Crianças.

Os Jogos, Brinquedos E Brincadeiras Antigas E ContemporÂneas.