A Base da Controladoria Moderna



Fábio Besta nasceu em nasceu em Teglio de Valtellina, na Lombardia, em 17 de janeiro de 1845 e era integrante de uma família considerada nobre e em 1868, graduou-se contador dedicando-se também a docência.

Por volta de 1880, apresentou um trabalho chamado de La Ragioneria, onde defendeu a idéia de que o controle econômico é o objetivo de estudo da Contabilidade, Fábio Besta foi responsável pela criação da Escola Controlista, era um homem de grande cultura e muita inteligência, julgava que o estudo da Contabilidade fosse o controle.

O autor dizia que quando a administração é praticada sobre a riqueza ou o patrimônio surge à administração econômica. Essa riqueza satisfaz as necessidades humanas e organizações, através da geração de fenômenos empresariais que necessitam de uma ciência para estudá-los.

Dizia ele também que a existência de direito não implica na existência de uma riqueza administrável, talvez aí é que esta escola mostrou sua baixa expressão, pois a existência de direito sobre uma riqueza representa também um patrimônio , e como tal, também é administráveis e deve ser estudado pela ciência contábil.

O autor apresentou o "controle econômico das aziendas", a palavra azienda é de origem italiana e quer dizer fazenda, definida como uma unidade econômica que possui um patrimônio bem determinado e dispõe de organização administrativa chegando a se preocupar em saber o que significava cada conta e como elas deveriam ser usadas para controlar as atividades econômicas.

Fábio Besta nos deixou uma excelente base: o desenvolvimento da Controladoria. Ele propunha às seguintes funções:

a) Instrumentos de controle antecedente.
São aqueles que embasam toda documentação, contratos, inventários do patrimônio e também as previsões de entradas e saídas de valores que se acreditam serem realizados em um determinado período de tempo (orçamentos).

b) Instrumentos de controle concomitante.
São instrumentos de acompanhamento utilizados pela organização de modo que se tenha meios automáticos para se medir se o processo está se desenvolvendo conforme o planejado.

c) Instrumento de controle subsequente.
São os registros dos fatos administrativos e as apurações dos resultados, ou seja, levam a geração de informações destinadas a:
- observar e avaliar o comportamento;
- comparar seus resultados com os de outros períodos ou entidades;
- avaliar seus resultados a frente dos objetivos estabelecidos;
- planejar o futuro das organizações.

O trabalho de Fábio Besta contribuiu para o surgimento da moderna Controladoria de Gestão apoiada em um sistema de informações, com visão multidisciplinar, sendo responsável por sistemas de informações que servem de base para a tomada de decisão.

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.pedropaulomorales.wordpress.com).

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


O Que É Contabilidade

O Que é Contabilidade?

Tema Monografia Objetivo Da Contabilidade

Teoria Clássica Da Administração- O Trabalho De Fayol

A ImportÂncia Das Normas E TÉcnicas Na Nova SistemÁtica...

Contabilidade Gerencial

Processos De Integração