EMPREENDEDORISMO E FRANQUIAS: UM ESTUDO COM FRANQUEADOR E FRANQUEADOS DE UMA REDE DE FAST FOOD



Marcel Luiz Pleul e Rodolfo Coser Maiochi, graduandos do curso de Administração de Empresas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo identificar a analisar as características e a importância do Empreendedorismo, demonstrando as principais motivações que levam um número cada vez maior de empreendedores a optarem por iniciar seu empreendimento pelo sistema de franquia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (2009), atuam no País mais de 1937 redes de franquias e existem mais de 72 mil unidades franqueadas em operação, com um faturamento de R$ 63 bilhões no ano de 2009. O trabalho traz a definição de empreendedorismo e apresenta suas principais características bem como seu nexo com a franquia, demonstrando assim os benefícios que este sistema pode oferecer ao empreendedor. Foram abordados um franqueador e seus franqueados, respectivamente, através de entrevista e questionários. Através desses instrumentos foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, os fatores atrativos e os estímulos do sistema de franquia para empreendedores. Constatou-se que vários motivos justificam o crescimento das franquias. Do ponto de vista do franqueador, o custo dos financiamentos no país torna atrativa a adoção do sistema de franquias como estratégia de expansão e fortalecimento da marca. Para os franqueados, o risco associado à abertura de um negócio é inferior ao de um novo negócio, por conta da existência de modelos previamente testados. Conclui-se, portanto, que o principal fator de estímulo ao desenvolvimento do setor está relacionado com a possibilidade de estabilidade econômica, num prazo menos longo do que o usual.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor; Franquia; Franqueador; Franqueado.

ABSTRACT

This research aims to identify to examine the characteristics and importance of entrepreneurship, showing the main reasons why a growing number of entrepreneurs to choose to start your business by franchising. According to data from the Brazilian Franchising Association (2009), operating in the country over 1937 franchise networks and there are over 72 000 franchise units in operation, with a turnover of U.S. $ 63 billion in 2009. It shows the definition of entrepreneurship and presents its main characteristics and its nexus with the franchise, thus demonstrating the benefits that this system can offer the entrepreneur. We also addressed a franchisor and its franchisees, respectively, through interviews and questionnaires. Through these instruments we identified the main difficulties faced by entrepreneurs, the attractive factors and momentum of the franchise system for entrepreneurs. It was found that several reasons explain the growth of franchises. From the viewpoint of the franchisor, the cost of financing in the country makes it attractive to adopt the franchise system as a strategy for expanding and strengthening the brand. For franchisees, the risk associated with opening a business is lower than a new business, due to the existence of previously tested models. It follows therefore that the main factor stimulating the development of the sector is related to the possibility of economic stability within a shorter period than usual.

Keywords: Entrepreneurship, Entrepreneur, Franchise, Franchisor, Franchisee.

INTRODUÇÃO

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (2008), atuam no País mais de 1937 redes de franquias e existem 72 mil unidades franqueadas em operação, com um faturamento total de aproximadamente R$ 55 bilhões. Há muitos motivos que justificam o crescimento das franquias; o primeiro deles é o custo dos financiamentos no país, que torna atrativa, sob a perspectiva das empresas franqueadoras, a adoção de um sistema de franquias como estratégia de expansão e fortalecimento da marca. Em segundo lugar, sob a perspectiva do empreendedor franqueado, o risco associado à abertura de um negócio torna-se inferior por conta da existência de modelos previamente testados.
O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar quais os motivos que levam o empreendedor (franqueador e franqueados) a optar pelo sistema de franquias. Para tanto, primeiramente, buscou-se traçar o perfil do empreendedor e definir o que é empreendedorismo. Mais especificamente, foram identificadas as principais razões para o estabelecimento das franquias e as dificuldades encontradas, bem como as vantagens e desvantagens da utilização do formato de negócio.
As informações sobre empreendedorismo em franquias foram adquiridas através de embasamento teórico-bibliográfico. Utilizando-se de pesquisa de campo descritiva, foram analisadas e interpretadas as tarefas dos franqueados e franqueadores da rede de fast-food Griletto - Grelhados e Parmegianas.
Como resultado espera-se que empreendedores, que necessitam de informações para expandir seu negócio através do sistema de franquia, encontrem neste estudo um guia para obter esclarecimentos.

EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedorismo tem origem francesa, (entreprende, entrepreneur) e significa intermediar. Originalmente era utilizada para denominar a pessoa que ficava entre o fornecedor e o mercado, facilitando o processo de troca. A pessoa empreendedora pode ser vista como inovadora, cuja capacidade é de transformar a troca em potencial em uma troca real. (DORNELAS, 2001).
Segundo Hisrish (2004), empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes.
Não há uma definição única para o termo empreendedorismo, pois o conceito engloba várias características, dependendo da profissão em que o empreendedor se encontra. No entanto é possível perceber nas diversas definições o sentido de que empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar em uma idéia e transformá-la em realidade, o que pode se aplicar a qualquer área, além dos negócios.
Pode-se então entender que empreendedorismo é a capacidade que um indivíduo, independente de sua formação, tem de olhar o presente e perceber uma idéia/oportunidade e, a partir desta idéia, gerar mudança. Mas, além desta capacidade de percepção e criação, o empreendedorismo exige coragem e persistência para assumir riscos e superá-los. Novas idéias trazem incertezas e essas incertezas demandam do empreendedor coragem para enfrentar o desconhecido e dedicação, de tempo, dinheiro e disposição, para superar os riscos e dificuldades. Só assim um empreendedor terá alguma chance de colher resultados no futuro.

FRANQUIAS

Franquia ou Franchising é um sistema de distribuição de produtos e ou serviços. Este sistema estabelece que o franqueador ceda ao franqueado o direito de explorar o seu conceito, know-how e marca mediante uma contraprestação financeira. (PLÁ, 2001). O franqueado - que geralmente é um empreendedor? adquire por meio de um contrato os direitos de uso de uma marca já consolidada no mercado ? o franqueador, que geralmente é outro empreendedor que busca expansão de mercado ? e passa a comercializar seus produtos e serviços seguindo o padrão determinado pelo franqueador.
A franquia também pode ser definida como um sistema de marketing, regido por um contrato legal que envolve duas partes. Uma parte, o franqueado, recebe o direito de utilizar uma marca já conhecida no mercado, como se fosse seu proprietário individual, mas assumindo a obrigação de trabalhar respeitando os métodos, processos, padrões e termos impostos pela outra parte, o franqueador, o real dono da marca. Esta relação entre franqueado e franqueador é firmada por meio de um acordo legal, conhecido como contrato de franquia. (LONGENECKER, MOORE E PETTY, 2004)
A franquia é, sem dúvida, um excelente caminho para o empreendedor. No Brasil, esta modalidade de empreendedorismo tem se desenvolvido de maneira especial e acelerada, a cada ano os números crescem incólume a crises e oscilações.

DESENVOLVIMENTO DA FRANQUIA NO BRASIL

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising no Brasil, o sistema de franquias teve inicio em meados de 1980, momento em que a economia brasileira passava por um período de crise, fazendo com que diversos trabalhadores deixassem seus empregos para iniciar novos negócios. Isso ocasionou um rápido e significativo aumento das franquias. Porém, os operadores não tinham preparo e conheciam muito pouco do sistema. Atualmente o franchising está consolidado no país e é uma das formas mais atraentes para quem pretende iniciar um negócio próprio.
Em pesquisa realizada pela ABF, foi apurado que o setor de franquias brasileiro enfrentou a recente crise econômica mundial sem arranhões e encerrou o ano de 2009 com um faturamento além do esperado pelo setor, com um crescimento de 14,7%, chegando a R$ 63 bilhões de faturamento ao ano.

METODOLOGIA

Com o objetivo de identificar e analisar os motivos que levam empreendedores a optar pelo sistema de franquia, optou-se por uma abordagem de pesquisa descritiva, pois, segundo OLIVEIRA (1999, p.114) "o estudo descritivo possibilita o desenvolvimento de um nível de análise em que se permite identificar as diferentes formas dos fenômenos, sua ordenação e classificação".
Em relação às suas fontes de informação, a pesquisa caracteriza-se como de campo. Segundo MARCONI E LAKATOS (2005, p.188) "pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta...". Para tanto, o franqueador e todos os franqueados da rede Griletto - Grelhados e Parmegianas foram entrevistados. Para o franqueador foi conduzida uma entrevista por meio de um roteiro semi-estruturado. Essa entrevista foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. Foram abordados 15 franqueados através de um questionário, aplicado, preferencialmente, através de contato pessoal. Isso foi possível para sete (7) dos franqueados. Quanto aos 8 restantes, por não ser possível o encontro pessoal, quatro (4) foram abordados por telefone e quatro (4), como última alternativa, por email. Todos os questionários foram aplicados e respondidos em Abril de 2010.

ANÁLISE DE DADOS E RESULTADOS

HISTÓRICO DA REDE GRILETTO - GRELHADOS E PARMEGIANAS

A partir da entrevista com o empreendedor franqueador foi possível obter um histórico sucinto da rede Griletto - Grelhados e Parmegianas.
Fundada em 2004, em Itu (SP), a Griletto ? Grelhados e Parmegianas é uma rede de restaurantes especializados em grelhados e parmegianas. São 29 unidades, localizadas em shoppings das principais cidades do interior paulista, capital, grande São Paulo e Minas Gerais, sendo 14 próprias e 15 franqueadas. A sede fica em Indaiatuba, região metropolitana de Campinas (SP).
Cerca de 530 pessoas trabalham na rede e o faturamento anual médio de cada unidade é de R$ 1,2 milhão, podendo chegar a R$ 2,0 milhões em algumas lojas. A formatação da Griletto - Grelhados e Parmegianas para o sistema de franquias contribuiu para o rápido crescimento e ascensão da rede, abrangendo em pouco tempo, várias regiões do país.
A rede é presidida pelo seu fundador Ricardo José, 38 anos, casado e residente na cidade de Indaiatuba. Portador de certificado do ensino médio, ele é um empreendedor de sucesso que sempre teve interesse em empreender. Aos dezesseis anos, abriu uma mercearia. Pouco tempo depois, entrou no ramo de carnes, inaugurando seu primeiro açougue. O sucesso foi tanto que mais seis empreendimentos neste ramo foram abertos. Ricardo também já foi dono de uma padaria e de uma choperia, ambas no interior paulista. Hoje, o foco do empreendedor está concentrado na rede Griletto - Grelhados e Parmegianas, além de um entreposto de carnes que abastece a rede.

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO EMPREENDEDOR NA BUSCA DE EMPREENDER

A partir da aplicação do questionário com franqueados, duas questões se destacaram.
A primeira foi a burocracia. Para empreender no Brasil, mesmo tornando-se um franqueado, a burocracia ainda é a principal dificuldade enfrentada. Um estudo prévio realizado pelo SEBRAE (2009), conclui-se que a burocracia no nosso país ainda é muito alta para as pequenas e médias empresas, incluindo as franquias. Entretanto, quando perguntados sobre a burocracia, os entrevistados tenderam a discordar, contrariando estudos prévios. Portanto, deduz-se que os franqueados percebem que a maior parte da burocracia recai sobre o franqueador.
Por outro lado, observou-se que a regulamentação é importante para as franquias, pois franqueados e franqueador precisam ter segurança no relacionamento que mantêm entre si. A regulamentação fundamentada na Lei 8.955/94 estipula direitos, obrigações e deveres, além de ética nas ações, tanto para franqueadores quanto para franqueados.
Já a maior dificuldade encontrada pelo empreendedor franqueador foi a de ter pessoas capacitadas para gerir negócios, o que explica a demora em tomar decisões que poderiam alavancar o negócio mais rapidamente e a opção final pela franquia.
Outro ponto importante na opinião do franqueado, foi determinar o local de venda de produto, o mercado ideal para o negócio e determinar preços que atendessem o público-alvo, o que é essencial para empreender com sucesso. Não basta simplesmente querer, mas sim definir aonde se quer chegar. Isto vem de encontro com que o autor DORNELLAS (2001), relata que para empreender é necessário envolvimento de pessoas, inovar, planejar, arriscar e transformar idéias para obter êxito em suas ações.

FATORES ATRATIVOS DO SISTEMA DE FRANQUIA

Os franqueados afirmam e concordam que a marca em uma franquia é de extrema importância, pois determina o público-alvo e o posicionamento, o que traz um diferencial. Porém, antes de adquirir uma franquia é necessário pesquisar sobre a marca e sua viabilidade, se ela for viável, certamente, será um diferencial. (LONGENECKER; MOORE; PETTY, 2004)
Em geral os franqueados concordam que, para aqueles que estão começando sua carreira empreendedora, empreender em franquias é mais fácil. De acordo com a pesquisa SEBRAE (2005) novos empreendedores estão cada vez mais optando por franquias, pois estatisticamente franquias são mais viáveis por já serem um negócio estruturado com Know-How e todas as particularidades que facilitam a sobrevivência do empreendimento nos cinco primeiros anos de funcionamento.
O franqueador afirma que são esses fatores que muitas vezes levam um empreendedor a optar por franquias, principalmente iniciantes que pretendem investir em seu primeiro negócio:
"um novo empreendedor tem um suporte por traz e pega um negócio já formatado, ele já aproveita os erros que a franqueadora já passou, e o fato de você trabalhar numa rede você já tem alguns benefícios melhores". [...] "você tem muito mais credibilidade quando se chega em algum lugar, por já ser uma marca conhecida, ele vai pegar um know-how pronto". (FRANQUEADOR)

De certa forma a franquia tornou-se ponto de referência para empreendedores que estão iniciando no mundo dos negócios e a franquia, como salientado anteriormente, está estruturada em todos os aspectos, o que diferencia é a gestão de cada franqueado. A franquia é um fator atraente para os negócios também porque traz uma bagagem de conhecimentos que vai de aspectos administrativos até o operacional, tornando a franquia muito atrativa para aqueles que querem investir e ter um retorno com menor risco.

ESTÍMULOS DO SISTEMA DE FRANQUIAS PARA EMPREENDEDORES

O principal estímulo para os franqueados é a potencial melhor aceitação por parte dos clientes. De acordo com os franqueados os clientes têm uma maior receptividade pela franquia por causa da padronização, que é percebida através do formato e ambientação encontrados em todos os franqueados. É desta forma que os clientes associam a marca a um determinado desempenho de produto, serviço ou atendimento, mesmo em lugares muito diferentes e/ou distantes. A padronização é um fator muito interessante para os empreendedores, pois na maioria das vezes os consumidores relacionam a marca com o produto comercializado, caracterizando maior crédito às franquias, que na maioria das vezes trabalham com uma padronização de serviços e produtos.

COMPARATIVO ENTRE FRANQUEADOR E FRANQUEADOS.

Em relação às dificuldades enfrentadas pelo empreendedor na busca de empreender, o franqueador enfrenta mais dificuldades de empreender do que os franqueados, pois o franqueador é responsável pela decisão do que e onde vender, enquanto os franqueados acreditam que a regulamentação é sua principal dificuldade. Foi realizada uma comparação entre o franqueador e os franqueados para melhor compreensão. Nota-se que a burocracia não foi considerada como uma dificuldade, por ser claramente vista na questão do franqueador que define o ponto de venda, os produtos a serem oferecidos, o preço, o mercado ideal e o público alvo.
Já na questão dos fatores atrativos do sistema de franquias, percebem-se opiniões similares entre franqueador e franqueados, na qual ambos acreditam que alguns dos fatores atrativos são principalmente o poder da marca da franquia e a facilidade de empreender com o know-how pronto.
O franqueador que acredita que os atrativos da franquia são o know-how e formatos testados anteriormente e que podem tornar-se um benefício para os franqueados que contam com menores riscos, facilidade de empreender, corresponde às expectativas dos franqueados que acreditam que a padronização das franquias traz maior aceitação e que a marca é um diferencial.
O franqueador demonstra ainda que os estímulos do sistema de franquias para empreendedores são embasados nas estatísticas sobre as vantagens e a baixa mortalidade nas franquias, enquanto os franqueados acreditam numa assessoria constante do franqueador, treinamentos, uma quantidade maior de vantagens mediante as desvantagens e também a padronização das franquias vista como um estímulo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os termos franquia e empreendedorismo se tornaram assuntos bastante discutidos no mundo dos negócios nos dias atuais. Tanto para aqueles que estão inseridos na área comercial e almejam um degrau acima, ou até mesmo para aqueles que não contam com vivência empresarial alguma, mas anseiam uma vida profissional independente, livre de patrões, horários e principalmente ambicionam uma conta bancária mais farta. Porém, antes de colher os frutos, é necessário planejamento, disposição, envolvimento de pessoas, inovação e transformação de idéias. Para que isso seja possível, primeiramente deve-se buscar conhecimento. Não apenas conhecimento técnico e gerencial, mas também conhecimento quanto às expectativas existente entre franqueador e franqueados.
Através deste estudo foi possível observar que (vide quadro comparativo), apesar de diversas vantagens oferecidas pela franquia, tanto para franqueados quanto para franqueador, há também potenciais fontes de conflitos. Neste sentido, talvez o que mais chame a atenção seja o fato de o franqueador perceber a dificuldade de achar pessoas capacitadas para gerenciar filiais como uma das principais dificuldades existentes no processo de empreender. Por outro lado, os franqueados, quando indicam os estímulos oferecidos pelo sistema de franquias, destacam a assessoria e o treinamento constante como muito importantes. Ou seja, entende-se que os franqueados vêem no franqueador uma espécie de tutor ou mentor. Ora, se o franqueador procura franqueados gerencialmente capacitados, dificilmente assumirá a função de mentor ou, se a assumir, pode não realizá-la com a dedicação esperada pelos franqueados. Afinal, se um empreendedor opta pelo sistema de franquias para poder contar com pessoas que tenham capacidade gerencial, será mais facilmente levado a assumir que seus franqueados são capacitados e passe a priorizar atividades de monitoramento e controle de processos e resultados ao invés de assessoria e treinamento. Esse tipo de situação, se persistente, pode gerar descontentamento, desmotivação para os franqueados e queda nos resultados para o franqueador.
São muitos os motivos que justificam o crescimento das franquias. Entre eles o custo dos financiamentos no país que torna interessante e convidativo, sob a perspectiva das empresas, a adoção de um sistema de franquias como estratégia de expansão e fortalecimento da marca, bem como o risco relativamente reduzido associado à abertura de um negócio franqueado, por conta da existência de modelos previamente testados, bem como pela bagagem desde o administrativo até o operacional. Estes fatores, de modo geral, são considerados importantes para aqueles que querem investir e ter um retorno baseado em um histórico já construído, tendo um menor risco em seus investimentos.
Numa primeira análise, realmente, empreender em franquias soa encantador e parece ser o caminho mais curto e viável para o tão desejado sucesso financeiro. Porém, ao aprofundar o exame, pode-se concluir que a questão não é tão simples assim. Definitivamente não existem mágicas no mundo dos negócios. Quem pretende empreender não pode deixar de observar nem mesmo os conceitos mais básicos de administração de empresas e, para quem quer empreender em franquias, não basta apenas a "inerente capacidade de assumir riscos" - principal característica atribuída aos empreendedores natos.

REFERÊNCIAS

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DORNELAS, J. C. de A. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Thompson, 1986.

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HISRICH, R D; PETERS M.P., Empreendedorismo, 5ª ed;. Porto Alegre, Bookman, 2004.

LAKATOS E. M.; MARCONI M. A., Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1995.

LEITE, R C. Franchising na criação de novos negócios. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, J. W. Administração de Pequenas Empresas, São Paulo: Makron Books, 1997.

MACHADO, Joana P. Relatório GEM 2009 Disponível em: Acessado em: 10 abr 2010.

MENDEZ, Max de; LEHNISCH, Jean Pierre. Como fazer da franquia um bom negócio. São Paulo: Nobel, 1991.

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SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; acessado em: 03 abr 2010

Autor: Rodolfo Coser Maiochi


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