Dezembro com muitas compras! E janeiro?



Varejistas. Por que o setor de compras das empresas em vezes ainda recebem ordens para reduzir as compras justo em dezembro, um dos meses com maior faturamento anual?

Porque alguns empresários e gestores continuam levando em consideração que comprar bem para atender o cliente em dezembro, pode gerar aperto financeiro ao "contas a pagar" no mês de janeiro.

Muitas são as empresas que ainda consideram esse antigo modelo de administrar e continuam colocando-o em prática, com isso, aumentando as rupturas que decresce faturamento e que afasta clientes para a concorrência. Uma concorrência na qual não mais gerencia o setor de compras dessa forma.

Vejamos:
Quando o setor de compras aumenta as compras para suprir as necessidades do mês de dezembro, tais vencimentos do "contas a receber" por essas vendas efetuadas cairão em janeiro. (levando em consideração 30 dias de prazo cedido ao cliente).

Então:
Janeiro é um mês no qual as vendas tendem a reduzir; mas não é um mês de pouca entrada no "contas a receber", pois a maioria desses números faz referencia as vendas do mês de dezembro.

Portanto:
Em um mês sazonal como dezembro, devemos planejar o setor de compras com base em números de vendas do ano anterior e pelo giro de quais produtos aumentaram vendas, assim, programar o máximo de compras possível para não perder faturamento por ruptura; acabando com o mito no qual ainda é existente: janeiro é um mês fraco financeiramente.

Vivenciamos um mercado competitivo, inovador e necessitário de competência administrativa. Perder faturamento em dezembro por falta de mercadoria é um ERRO que não pode ser mais cometido. Pensem nisso. (Junior Faj, Consultoria & Palestra, www.juniorfaj.com) (Adquiram o livro VAREJO EXPERIENCIAL nas Siciliano do Rio Grande do Norte ou pelo site www.juniorfaj.com)
Autor: Junior Faj


Artigos Relacionados


Preço, Prazo E Muita PaciÊncia.

Empresas Que Ainda Fazem "o Contrário"

Síntese Do Processo De Compras Do Setor Industrial

Apurado Não é Lucro

Inadimplência X Lucro Real Trimestral = Aperto Financeiro.

Os 7p?s Comerciais.

A Verdade é Que Não Podemos Parar.