A DIMINUIÇÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL VIA A RECICLAGEM, COM BASE NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



O setor da Construção Civil é grande gerador de resíduos, logo a reutilização do material descartado na obra por meio da reciclagem é de fundamental importância para o meio social, uma vez que, está se aplicando o que denomina-se Desenvolvimento Sustentável.

O Desenvolvimento Sustentável é a utilização dos recursos de forma consciente sem prejudicar as futuras gerações, por isso, é precípuo para a formação de um novo paradigma social em relação ao posicionamento das atitudes do homem e sua relação de respeito ao meio ambiente, já que, apesar de assunto sobre a proteção da natureza ser muito discutido é pouco aplicado na prática. Com base nessa visão, a de gerar novos meios da utilização do que é considerado inutilizável, é que a reciclagem de resíduos na construção civil, viabiliza a sustentabilidade, pois gera-se mecanismos baseados na redução dos recursos naturais, e ao mesmo tempo difunde-se a necessidade sobre a reciclagem de resíduos.

A reciclagem dentro do setor da Construção Civil, instiga diversas vantagens:

Reduz a utilização dos recursos naturais, uma vez que, está sendo gerado por meio da reciclagem produtos que não necessitam parcial ou totalmente da matéria-prima retirada da natureza;

· Gera economia na construção, em virtude de está se utilizando resíduos reaproveitados para uma função útil;

· Promove a proteção do meio ambiente, a partir da diminuição de resíduos para armazenamento em áreas a céu aberto, e além disso, viabiliza a diminuição até mesmo da necessidade de locais para armazenar os resíduos;

· Aumenta as geração de tecnologia, no processo de reciclagem podem ser adotadas novos mecanismos de produção em grande escala, com isso, as empresas concorrentes, expandem seus estudos e aumentam a qualidade de seus produtos para melhor aceitação no mercado;

Para que se recicle os resíduos da construção civil, necessita-se um estudo aprofundado sobre o material que irá ser reaproveitado, verificar se a logística é viável para aplicação em grande escala, o custo benefício, e o
principal, diminui ou não os impactos ambientais e de que forma aplica-se o que se entende por Desenvolvimento Sustentável. Ao estudo dos resíduos é desenvolvida uma metodologia, na qual ocorrerá a classificação dos materiais e suas respectivas funções dentro da reciclagem, esse estudo em grande parte são desenvolvidos por meio de projetos, é comum no meio acadêmico a elaboração de projetos voltados para reciclagem.

O processo de reciclagem pode gerar riscos, porém esses riscos devem ser identificados no projeto que está sendo desenvolvido, ou seja, se houver problemas sendo gerados, a solução é o desenvolvimento de uma nova metodologia aceitável para concretização do processo.

Por fim, aproveitar da melhor maneira possível, o material desperdiçado na construção civil, apresentando meios de reutilização do mesmo como fonte de sustentabilidade, viabilizando economia a futuras obras à serem executadas, proporciona grande desenvolvimento tecnológico na busca de um padrão construtivo no qual seja produzido menos danos possíveis ao meio ambiente. Para isso, é necessário maior interesse das construtoras para a questão da reciclagem, desenvolver projetos e aplicá-los é um bom início para fixar a idéia da produção ecologicamente correta. Seria bom se a conscientização para o assunto fosse bem aceita, pois em um futuro próximo será essencial essa postura de reaproveitamento, não somente na construção civil, mas em todas as esferas de conhecimento.

O autor deste artigo sintetizou o assunto apresentado a partir das referências citadas abaixo.

REFERÊNCIA PARA ENTENDIMENTO DO ASSUNTO PARA O AUTOR:
ÂNGULO, Sérgio Cirelli; ZORDAN, Sérgio Edurado; JONH, Vanderley Moacyr. Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem de Resíduos na Construção Civil. São Paulo. PCC ? Departamento Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.
AZEVEDO, Gardênia Oliveira David de; KIPERSTOK, Asher; MORAES, Luiz Roberto Santos. Resíduos da Construção Civil em Salvador: Os Caminhos para uma Gestão Sustentável. Eng. sanit. Ambient. Artigo Técnico. V.11, n. 1, p. 65-72, jan.-mar. 2006.
JONH, Vanderley M.; ÂNGULO, Sérgio Cirelli; AGOPYAN, Vahan. Sobre a Necessidade de Metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento para Reciclagem. São Paulo. PCC ? Departamento Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.
Autor: Jander Ramires Rodrigues Silva


Artigos Relacionados


"linhas De CrÉdito Verde Em SÃo Paulo"

Um Breve Relato Da Reciclagem Na Sociedade Brasileira

Coleta Seletiva No CondomÍnio Residencial Olindo De Luca ? Limeira/sp

Reciclando Idéias – Programa Habitare: Um Futuro Possível

Reciclagem

Qual E O Futuro Do Nosso Lixo?

A Reciclagem Como PossÍvel SoluÇÃo Dos ResÍduos SÓlidos No MunicÍpio De Santo AntÔnio Do Descoberto- GoiÁs