Contos Machadianos



Joaquim Maria Machado de Assis,ou simplesmente Machado de Assis(in memorian) nasceu ao dia 21 de Junho de 1839-faleceu ao dia 29 de Setembro de 1908) foi um grande escritor do Brasil,sua obra influenciou todas as gerações futuras e ainda influencia.Mesmo tendo escrito suas obras em meados do século XIX,torna-se contemporaneamente textos que marcam a qualidade e a realidadede nossa sociedade. Especificamente, descrevi parte de sua vida e obras publicadas pra nos dar uma maior ideia da dimensão do autor e a qualidade inquestionável de suas obras. Porém quero destacar os Contos Machadianos, dentre os quais aprofundarei no chamado "A Igreja do Diabo", que nos conta a formação de uma Igreja pelo próprio Lúcifer, Demônio, Satanás e outras diversas denominações recebidas pelo mesmo ser.
O Conto divide-se em 4 Capítulos, em ordem crescente: "De uma ideia Mirifica", "Entre Deus e o Diabo", "A Boa nova aos Homens" e "Franjas e Franjas".
O Conto narra um que em um velho manuscrito beneditino o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja. Embora seus lucros fossem contínuos e grandes, o Diabo sentia falta dos rituais sagrados que toda Igreja possui. Nesta Igreja os fiéis podiam fazer o que quiserem, sem regras, sem dar explicação pra ninguém.
Mas um dia o Diabo percebeu que seus seguidores continuavam pregando os antigos rituais, a Quaresma, Batismo, Crisma, Eucaristia, Casamento e todo o sonho de superar Deus mais uma vez veio por água abaixo.
A Igreja do Diabo, Conto Machadiano é uma sátira a velha e boa contradição humana: o homem é bom, as tentações que são irresistíveis.

Em uma sociedade tão preconceituosa como o Brasil,o maior de seus escritores de todas a história era mestiço(europeu e africano).
Um marco para que a sociedade altere sua mentalidade de que caucasóides superam-se negróides em todos os ramos de conhecimento.
A Igualdade deve se manter em toda democracia,ainda mais aqui,um país mestiço que foi formado pro nossos irmãos do grande continente africano.
Autor: Gabriel Rodrigo De Sousa


Artigos Relacionados


O Conto Machadiano: A Igreja Do Diabo

Religião E Preservativo

Não Se Discute Futebol, Futebol E Religião.

Canta, Canta, Canta!

Centenário Da Morte De Machado De Assis

O Falso DemÔnio

A Significação Do Espaço No Conto ''a Igreja Do Diabo'', De Machado De Assis