Jacques dos Santos: "antiguidade é um posto!"



É um pequeno e velho audágio, mas que serve para caracterizar e lapidar Jacques Arlindo dos Santos, presidente da Associação Chá de Caxinde, desde a sua fundação, e deputado à Assembleia Nacional. Jacques, para além de ser o sócio número um, foi o mentor e padrinho da Chá de Caxinde.
À cada ano, as suas tarefas aumentam, na sua óptica. Graças às actividades desenvolvidas ao longos destes anos, pode-se afirmar que a Chá de Caxinde ganhou respeito e confiança da sociedade angola e, não só.
Conhecido pelas suas múltiplas vertentes, este homem, acumula as funções de Administrador da editora e livrária, bem como do grupo carnavalesco Unidos do Caxinde, fazendo dele uma pessoa quase omnipresente na associação. Fora dela é também presidente da Associação dos Editores e Livreiros de Angola, além de membro da União dos Escitores Angolanos. Como escritor, publicou Casseca -cenas da vida em Calulo, Chove na Grande Quitanda, ABC do BO, Erta Nhyari e por último Kasacas e Cardeias.
A Chá de Caxinde é a primeira associação do género no país após a independência, criada a 28 de Janeiro de 1989, sendo os seus estatutos aprovados através do Decreto Executivo número 21/90, tem como objectivos preservar e resgatar os valores culturais angolanos, entre outros.

Autor: Dionísio Halata


Artigos Relacionados


Exportação De Produtos Para O Angola Sem Problema

A Política E Os Políticos

Angola Cumpre O Primeiro Ano Na PresidÊncia Da Cplp

HistÓria Da AssociaÇÃo De Moradores Do Bairro Vila Nova

Crescem As Oportunidades Do Tutor Na Ead

Os Carris Da Reconciliação Angolana

MÃes Da Comunidade Vila Nova, SÃo Homenageadas.