O pedagogo em diversos espaços sociais
1. TEMA: O pedagogo em diversos espaços
Resumo:Partindo do pressuposto dos problemas decorrentes da questão social, este projeto visa apresentar estratégias relevantes para a consolidação da inserção do profissional pedagogo em diferentes espaços sociais. Neste trabalho será citado o atendimento de crianças e adolescentes no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social. Visto que, a política de assistência social é pouco conhecida e o pedagogo é um profissional de grande importância para esta política. O Projeto EU QUERO está voltado às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, para que haja inserção dos mesmos na rede de proteção social .
2. PROBLEMA
Neste sentido o projeto em questão faz-se necessário para uma pequena demonstração da atuação do pedagogo em áreas que ultrapassem as unidades escolares:
Ï A escola está pronta para suprir as situações decorrentes das transformações sociais?
Ï A escola é o único meio de combater a desigualdade?
Ï Existe a necessidade do trabalho em rede?
3. JUSTIFICATIVA
O motivo que levou a escolha do tema foi o de dar mais amplitude ao trabalho do pedagogo, resultando na valorização deste profissional e fazendo com que este, além de compreender sua capacidade de atuação na sociedade, direcione uma nova forma de ensino-aprendizagem e que atendam as demandas decorrentes transformações sociais além do o âmbito escolar.
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
Dar ênfase ao trabalho do pedagogo na elaboração de projetos e atuação em espaços que ultrapassem as unidades escolares.
4.2 Objetivos específicos
Ï Conscientizar a sociedade bem como, órgãos públicos a importância e a necessidade do pedagogo na sociedade contemporânea;
Ï Demonstrar que a aptidão do pedagogo vai muito além do que instruir crianças;
Ï Fazer com que o profissional se reconheça;
Ï Evidenciar os campos de atuação e/ou formas de atuação do profissional;
5. METODOLOGIA
O presente estudo será realizado através de pesquisas bibliográficas e execução do projeto acima citado, para melhor entrosamento do tema em questão, tendo como finalidade explanar as dificuldades encontradas e sobretudo aprofundar conhecimentos.
O projeto que será desenvolvido entre outras ações deve desenvolver ações sócio-educativas, tais como, atividades lúdicas, artísticas e esportivas que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades, ampliação do universo cultural e convivência em grupo na perspectiva de inclusão social. No qual sua execução será dividido por módulos, com os diferentes temas propostos.
REFERENCIAS
BRASIL. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1.990. Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1.996.LDB
Autor: Bárbara Dias Firmino Do Carmo
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