Resenha Crítica Acerca do Filme Crash: No Limite



Crash: no limite.

Resenha crítica.

O filme crash: no limite de Paul Haggis, cuja duração é de aproximadamente 112 minutos nos traz uma interrogação: até que ponto nós nos conhecemos?
Sabemos que nossa mente é dotada de esquemas e estes nos inferem estereótipos e percepções sociais, os quais utilizamos para compreender o mundo social e formar impressões de pessoas.
É necessário ressaltar que estereótipos são supergeneralizações, passamos a julgar pelas características de grupo, esquecendo as subjetividades de cada componente do mesmo. Podemos correlacionar esta afirmação á cena do filme na qual a mulher sente-se insegurança ao ver dois negros no meio da rua, á noite, e se aproxima mais do marido, a mesma julga-os de delinqüentes. Eles realmente são assaltantes ? devido ás condições que o mundo os oferece um deles sente-se discriminado a todo momento ? e furtam seu carro, após isso, ela troca as fechaduras da casa e o chaveiro é um negro, este é honesto e humilde, mas o estereótipo de sua raça e a percepção social que a mulher tem devido á experiências e á cultura levam-na ao pensamento que o profissional também tem mal caráter. Temos assim o conceito de efeito primazia, onde a primeira impressão é a que permanece em nossos esquemas. Em outra cena um policial ? com problemas em casa -- aborda um casal, quando faz a revista na mulher ele a toca despudoradamente, a mesma sente-se invadida, julga-o de canalha, estuprador, etc., pois esta foi a primeira impressão que ela obteve do mesmo. Em outra situação, a mesma mulher sofre um acidente e o mesmo policial vai resgatá-la, ela implora que ele não a toque. Pois nos esquemas da personagem havia atribuições de causalidade e talvez sua percepção, obtida pelo primeiro contato, estivesse errada, por que o policial num ato heróico salva a vida dela.
O filme é muito rico, retrata o preconceito com negros e imigrantes e nos traz uma reflexão sobre nossas atitudes diante de juízos de valor e esquemas formados. Vemos que muitas vezes nossas impressões são errôneas ou auto-realizadoras. O filme nos possibilita conhecimento acadêmico, pois nos leva à reflexão pessoal.

Autor: Anielle Kaline Da Silva Andrade


Artigos Relacionados


Resumo Da Obra “ensaio Sobre A Cegueira” De José Saramago

O Sortudo

Resenha Do Filme ''uma Mente Brilhante''

O Filme Lanterna Verde E Suas Abordagens Filosóficas

Resenha Do Filme: A Música E O Silêncio

Simplesmente Mulher

Resenha PsicolÓgica Do Filme "o Amigo Oculto" (hide And Seek)