Linguagem e Persuasão



Linguagem e Persuasão
CARVALHO, Lisa Danielle de Sousa e OLIVEIRA, Adriana dos Santos Almeida
Falar em persuasão é um ponto discutível sobre o que se vai persuadir.Há, no mundo todo, elementos persuasivos, inúteis ou nocivos com os quais convivemos,como as propagandas, discursos, políticos ou não, e outros meios utilizados para chamar a nossa atenção. A retórica faz parte dessa persuasão.
Existe a retórica natural que, direta ou indiretamente esta junto com a linguagem. Todos os que fazem parte de uma sociedade falante estão inseridos nessa retórica que, posteriormente, servirá como base da retórica escolar.
Retórica em si é aprender a falar bem e corretamente. Como disciplina ensinada e aprendida, ela apresenta um sistema de formas de pensamentos e de linguagem, que devem ser conscientemente utilizadas.
No mundo grego, a oratória, que é a arte de falar bem, veio a ser uma necessidade aquele que teria de defender seus direitos nas assembléias.
Sabemos que os primeiros profissionais retores são dois sicilianos de Siracusa e que antes de cristo, cerca de quatro séculos, definiram a retórica como arte de persuasão.
Em seguida vieram os sofistas, que também deram um grande impulso na evolução da retórica como verdade relativa, opondo-se a Platão que a considerava uma verdade absoluta, inquestionável. A linguagem seria fundamentalmente um meio de expressão dessa verdade e das leis da moral.
Aristóteles, autor do mais importante tratado da antiguidade sobre retórica, estabeleceu-a como qualidade máxima para o estilo, a clareza e a adequação dos meios de expressão ao assunto e ao momento do discurso, deixando claro que ela não é persuasiva, pois a persuasão, muitas vezes deixa a verdade de lado para colorir o próprio interesse de quem a está utilizando.
Muitas vezes a persuasão tem confundido o povo, fazendo-o acreditar em propagandas e discursos enganosos e que fez com que a retórica fosse alterada e decaísse, e a oratória se transformasse num embelezamento desnecessário, cheio de subterfúgios, enfim, numa coleção de figuras de linguagens para encobrir a ausência de idéias inovadoras.

Palavras chaves: sociedade, propagandas e pensamentos

CARVALHO,Lisa Danielle de Sousa, técnico administrativo educacional da rede estadual de educação. E.E "Wilson de Almeida" ([email protected])
OLIVEIRA, Adriana dos Santos Almeida.Licenciada em Pedagogia, educadora da rede de Ensino Estadual. ([email protected]

Referências Bibliográficas
ESTRUTURA e funcionamento da educação básica. Coordenador João Gualberto de Carvalho Menezes. Editora Pioneira SP 2000 3ª edição 2000.



Autor: Lisa Sousa Carvalho


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