Planejamento Estratégico para a Porções e Cia Ltda Me.



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A PORÇÕES E CIA LTDA
BRUNA LAGE DE OLIVEIRA, graduando em Administração pelo UNASP-EC, [email protected]

RESUMO: O presente artigo tem como tema o planejamento estratégico para a Porções e Cia Ltda Me, uma pequena empresa familiar do ramo alimentício, situada na cidade de Cosmópolis. Foi possível identificar que a Porções e Cia Ltda Me não têm um planejamento que possa auxiliá-la nas tomadas de decisões O principal objetivo desse estudo é apresentar um processo de planejamento estratégico que se adéqüe a empresa pesquisada. O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Com o uso da pesquisa qualitativa e exploratória foi realizada uma revisão bibliográfica, ou seja, os fundamentos teóricos sobre o planejamento estratégico, seguido da elaboração de uma entrevista semi-estruturada para ser aplicado junto aos proprietários da empresa pesquisada. Os resultados da pesquisa mostram as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos no ambiente interno e externo da empresa. Com a pesquisa foi possível realizar uma análise do ambiente que a empresa está inserida, proporcionando assim uma sugestão de processo de planejamento estratégico para a Porções e Cia Ltda Me.






INTRODUÇÃO
No universo das pequenas, médias e grandes empresas as dificuldades existentes são diversas, mudando de acordo com seu ramo, tamanho e posicionamento.
Esse ambiente complexo em que as empresas atuam, necessita de ferramentas para auxiliar nas tomadas de decisões.
O planejamento estratégico é uma das alternativas que as organizações podem utilizar para se destacar no mercado aonde a concorrência vem determinada e bem preparada, tornando-se um desafio se manter e se diferenciar entre elas.
O planejamento é importante, pois permite elevar o grau de controle sobre o futuro, estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar os melhores recursos utilizados pela organização.
Porém o que tem se percebido é que pequenas empresas geralmente não procuram realizar um planejamento estratégico seja por falta de conhecimento de sua importância ou despreparo para a elaboração do mesmo.
Percebendo a importância do planejamento estratégico para a pequena empresa o estudo propõe um aprofundamento no processo da elaboração de um planejamento estratégico, visando que esse processo possa se adequar a empresa pesquisada.
A empresa escolhida para artigo é uma empresa familiar de pequeno porte, a "Porções & Cia Ltda Me", que atua no ramo alimentício, e está situada na cidade de Cosmópolis, interior de São Paulo.
Foi percebido que a empresa Porções e Cia Ltda Me não têm um planejamento que possa possibilitar seu crescimento e diferencial no mercado, cada vez mais exigente e competitivo.
Sendo assim, a empresa precisa analisar o mercado e elaborar uma estratégia para conseguir alcançar os resultados esperados.
A utilização de um Planejamento estratégico na empresa Porções & Cia Ltda Me poderá proporcionar uma melhor visão do seu negócio, proporcionando a avaliação de implicações futuras, facilitando a tomada de decisão e tornando seus processos mais rápidos e eficientes.
Este artigo tem como objetivo apresentar um processo de elaboração de planejamento estratégico que se adéqüe a empresa Porções e Cia Ltda Me.

MÉTODO
Para a produção de dados foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando-se da teoria como base para implementar a prática.
Para iniciar esse trabalho, utilizaram-se fontes secundarias, com base em referências bibliográficas, artigos científicos, entre outros. Nessa etapa foram pesquisados alguns autores que abordam o planejamento estratégico, a importância do mesmo e a forma de elaborar um planejamento estratégico.
Foi realizada em seguida uma pesquisa com fontes primárias, ou seja, com base nas pesquisas de campo dentro e fora da organização. Para esse levantamento de informações foi realizado um pesquisa interna na empresa, sua trajetória, sua estrutura, seus processos. Para isso utilizou-se uma entrevista semi-estruturada pela pesquisadora com os proprietários da empresa. A entrevista semi-estruturada foi elaborada com o intuito de obter informações relevantes para o estudo, porém utilizaram-se questões abertas, possibilitando a interatividade dos entrevistados.
Após a realização desta etapa, foram pesquisados dados dos concorrentes e ambiente externo através de pesquisas disponibilizadas no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da ACICO (Associação de Comercio e Indústria de Cosmópolis), Prefeitura Municipal de Cosmópolis e Jornal Gazeta de Cosmópolis.
Esse estudo tem natureza qualitativa por que trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Este tipo de investigação é indutivo e descritivo, na medida em que a pesquisa desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, para elaboração do planejamento estratégico.
Como última etapa, foi apresentando uma sugestão de planejamento estratégico para a Porções e Cia Ltda Me.

? REVISÃO BIBLIOGRAFICA


CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento estratégico tem sido tema de estudo para vários autores. Diante disso, há diferentes definições e processos para a elaboração de um planejamento estratégico como definidos abaixo.
Segundo Oliveira (2004, p.47-78):
Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.

De modo geral as empresa buscam a imortalidade e lucratividade no mercado. Por esse motivo, o planejamento estratégico pode auxiliar os empresários que são responsáveis diretamente pelo desenvolvimento da empresa, pois eles precisam de objetivos e metas e assim, determinar o plano de ação que será necessário para obtenção dos resultados. Porém as pequenas empresas são as que menos se preocupam com o planejamento estratégico.
Para Certo (1993, p. 6), planejamento estratégico "é definido como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente".
Através dessas definições percebe-se uma linha de pensamento muito parecida que destaca a importância que de interagir todo o ambiente da organização, todos os setores e departamentos necessitam estar no planejamento estratégico.
Com o planejamento estratégico é possível direcionar os esforços dos pontos comuns, deixar claro para todos os funcionários a missão, a visão, os objetivos da empresa, etc e estipular um cronograma de trabalho para todos os empregados em um tempo hábil para se atingir os resultados almejados.
NÍVEIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
Na elaboração de um planejamento estratégico existem níveis que devem ser seguidos para melhor desempenho do processo.
De acordo com Oliveira (2004, p.47):
O planejamento estratégico, de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos a longo prazo, bem como seu alcance, resulta numa situação nebulosa, pois não existem ações imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico. A falta desses aspectos é suprida através do desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

















Figura 1. Os níveis de decisão e os tipos de planejamento. Fonte: (Oliveira, 2004, p. 45)

O Planejamento estratégico relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo.
O Planejamento tático relaciona-se ao objetivos de prazo mais curto e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente áreas da empresa. Esse planejamento tático visa uma área de resultado e não toda a organização. Ele é desenvolvido em níveis organizacional inferiores ao gerencial. Utiliza o que cada área disponibiliza para desenvolver os objetivos que se adéqüe.
O planejamento tático é a seqüência do estratégico, nas diversas áreas da organização, e a base para o planejamento operacional.
O Planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação é nesse nível que se coloca em pratica o plano de ação. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter, com detalhes, os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos a serem adotados, os produtos ou resultados finais esperados os prazos estabelecidos, bem como os responsáveis pela execução e implantação.
PRÉ-PLANEJAMENTO
Essa é a etapa em que os gestores buscam conhecer a cultura organizacional e as relações de poder que são importantes na empresa, identificam a predisposição da empresa a desenvolver e implementar as decisões que serão formadas no processo de planejar.
A cultura organizacional é um conjunto de hábitos e crenças estabelecidas por meio de normas, valores, atitudes, e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização e refere a um sistema compartilhado por todos os membros sendo que cada organização tem sua própria cultura. Na analise da relação de poder é onde identifica qual a autoridade necessária que o grupo tem perante os demais para implementação do planejamento estratégico.
Para que esse pré-planejamento aconteça é necessário um diagnostico estratégico, que é a analise interna e externa da empresa, e pode ser definida com a questão "onde estamos"? , ou seja, efetua-se um levantamento das forças e fraquezas da empresa dentro do ambiente interno em que ela atua ou pretende atuar, como forma de melhor observar quais são as reais "bases" que sustentarão a caminhada que pretende efetuar. Essa fase, conforme Oliveira (2004) pode ser divida em quatro partes que aqui serão trabalhadas com uma variação na exposição, mas que não foge ao raciocino de Oliveira:
ESTABELECIMENTO DA VISÃO
É onde a empresa quer chegar, muitas vezes um sonho, algo irreal, mas que diz muito sobre a empresa. Essa visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido.
Sem estabelecer uma visão, de acordo com a finalidade proposta no início da empresa, ela perde seu foco e não se desenvolve.
Portanto, dentro do que foi apresentado, à visão deve ser de maneira simples, objetiva e compreensiva, tornando-se útil para todas as pessoas envolvidas com a empresa.
A visão funciona como o alicerce para o que a empresa se propôs a realizar e deve ser compartilhada pelas pessoas que formam o grupo de direção da empresa e justificada, explicada, disseminada para todas as pessoas da empresa.
ANÁLISEAMBIENTAL Segundo Kotler (2000) nessa análise usa-se uma ferramenta muito importante, denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats), essa análise estuda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a seguir:
? Análise externa ? essa etapa analisa de maneira mais envolvente a empresa de forma a identificar oportunidades e ameaças no ambiente em que a empresa está inserida que, tanto pode ser do presente quanto que possa vir a deparar: Mercado nacional e regional, Mercado Internacional, Evolução tecnológica ,Aspectos econômicos e financeiros, entro outros.
Segundo Oliveira (2005, p. 89) "oportunidades são forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer sua ação estratégica, desde que reconhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram".
Já as "ameaças são forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos a sua ação estratégica, mas que podem ou não ser evitadas, desde que reconhecidas em tempo hábil "(Oliveira, 2005, p.89).
o Análise interna ? consiste na identificação de aspectos em que a empresa apresenta pontos fortes e aspectos em que apresenta pontos fracos em relação ao mercado.
Para Oliveira (2005, p. 90) "pontos fortes são vantagens estruturais controláveis pela empresa que a favorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente."
E pontos fracos são "desvantagens estruturais controláveis pela empresa que desfavorecem perante as oportunidade e ameaças" Oliveira 2005, p.90).
Forças e fraquezas são fatores internos de criação ou destruição de valor como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem a sua disposição, perante seus concorrentes: Produtos e serviços atuais / Novos produtos e serviços, Promoção, Comercialização, Sistema de informações, entro outros.
ANÁLISE DOS CONCORRENTES
A análise dos concorrentes nada mais é que o detalhamento da etapa de analise externa que identifica as vantagens competitivas da empresa e de seus concorrentes. Seu processo deve ser de empatia proporcionando assim adequado posicionamento à empresa perante seus concorrentes.
"È fundamental que a análise externa, dos concorrentes e interna sejam impessoais, evitando possíveis problemas futuros no desenvolvimento e na implantação do planejamento estratégico", segundo Oliveira (2005, p. 90).
MISSÃO DA EMPRESA
A missão, em termos simples é a razão de ser da empresa, a bússola que mostra o caminho certo a ser seguido para o cumprimento de seus propósitos. De acordo com Oliveira (2004, p.76) "a missão é a determinação de "onde a empresa quer ir".
Missão se torna a razão de ser da empresa, e não somente a essência de oferecer produtos e serviços.
Para estabelecer a missão da empresa, os envolvidos têm que ter em mente aonde a empresa quer chegar, sua razão, pois a organização existe para realizar algo em determinado ramo.
Para Oliveira (2004, p.126) "o estabelecimento da missão tem como ponto de partida a análise e interpretação de algumas questões como:" qual a razão de ser da empresa?, qual a natureza do(s) negócio(s) da empresa?, quais são os tipos de atividades em que a empresa deve concentrar seus esforços no futuro?.
ESTABELECIMENTO DA POSTURA ESTRÁTEGICA
Segundo Oliveira (2004. p.138), "a postura estratégica da empresa é estabelecida por uma escolha consciente de uma das alternativas de caminho e ação para cumprir sua missão". Para isso, é necessário conhecer as estratégias de médio e longo prazo que se quer atingir.
Existem as seguintes posturas estratégicas:

Análise Interna
Predominância de
Pontos Fracos Pontos Fortes
Análise externa
Predominância de Ameaças Sobrevivência Manutenção
Oportunidades Crescimento Desenvolvimento

Quadro 2. Posturas estratégicas da empresa. Fonte: (Oliveira, 2004, p. 139).

A sobrevivência: este tipo de estratégia deve ser adotado pela empresa quando não existe alternativa, ou seja, apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas caóticas (alto índice de pontos fracos internos e ameaças externas). A Manutenção: neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças, entretanto, ela possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia etc.) acumulados ao longo do tempo, que possibilitam ao executivo, além de querer continuar sobrevivendo, também manter sua posição conquistada até o momento. O Crescimento: nesta situação, embora a empresa tenha predominância de pontos fracos, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades, quando, efetivamente, é usufruída a situação favorável pela empresa. O Desenvolvimento: neste caso, a predominância é de pontos fortes e de oportunidades. Diante disso, o executivo deve procurar desenvolver sua empresa. Podem-se procurar novos mercados e clientes, diferentes dos conhecidos atualmente, ou novas tecnologias, diferentes daquelas que a empresa domina
Cada empresa tem sua necessidade, de acordo com sua análise de ameaças, oportunidades, ponto fracos e fortes. A postura estratégica que necessariamente se adapta a uma empresa não se enquadra em outra.
Estabelecimento de objetivos, desafios e metas.
A empresa deve nesse momento integrar todas as informações que foram coletadas com a análise externa, interna, interação com os cenários e propósitos.
Objetivo: é o alvo ou situação que se pretende atingir. Aqui se determina para onde a emprese deve dirigir seus esforços.
Objetivo funcional: é o objetivo intermediário, relacionado ás áreas funcionais, que deve ser atingido com a finalidade de alcançar os objetivos.
Desafio: é uma realização que dever ser, continuadamente, perseguida, perfeitamente quantificável e com prazo estabelecido, que exige esforço extra e representa a modificação de uma situação, bem como contribui para ser alcançada uma situação desejável identificada pelos objetivos.
Meta: corresponde aos passos ou etapas, perfeitamente quantificados e com prazo para alcançar os desafios e objetivos.
Estabelecimento dos projetos e planos de ação
As empresas necessitam se orientar sobre como atingir os objetivos esperados. Oliveira (2004, p.79) diz que os projetos e planos de ação "devem ser estabelecidos, a partir das estratégias e respeitando as políticas, os seguintes aspectos."
Os projetos são trabalhos que exigem muita atenção, análise para atingir os resultados com a qualidade e obedecendo um tempo pré-determinado, já levando em consideração a situação atual da empresa em relação desde a infra-estrutura até sua equipe de colaboradores.
Planos de ação são as etapas dos projetos que visam as mesmas finalidades. Porter (2004, p. 27) continua na mesma linha de raciocínio, que deve existir uma "combinação dos fins (metas) que a empresa busca e dos meios (políticas) pelos quais ela está buscando chegar lá".

ANÁLISE DOS DADOS
Visão: Sendo uma empresa de pequeno porte, não existia uma visão estabelecida, assim foi elaborada uma sugestão de visão para a Porções e Cia Ltda Me. "Ser a melhor empresa de alimentação de Cosmópolis e região, prezando sempre pela qualidade de produtos e serviços e visando satisfação máxima dos clientes".
Análise Externa: Foram analisados nesta etapa os fatores que podem ser considerados ameaças que são variáveis externas não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis e oportunidades que também são variáveis externas não controláveis pela empresa, mas que podem criar condições favoráveis para a Porções e Cia Ltda Me, através da entrevista realizada com os proprietários do restaurante, pesquisa no IBGE, ACICO e jornal "Gazeta de Cosmópolis".

Oportunidades Ameaças
Mercado regional Mercado de mão-de-obra
Fornecedores
Concorrência
Quadro 4. Oportunidades e ameaças

Foram analisadas as oportunidades:
? Mercado regional
A cidade de Cosmópolis está situada na Região Metropolitana de Campinas (RMC), ocupando o 14° lugar considerando a Produto interno Bruto (PIB).
A população da cidade de acordo com a estimativa do IBGE é de 59.297 habitantes, sendo uma grande parte pessoas de outras cidades e estados que procuram Cosmópolis para morar, por estar próxima da cidade de Paulínia onde está situada a Petrobrás (refinaria de petróleo), além de uma grande concentração de empresas distribuidoras de combustíveis e gás.
Outro fator que atrai os trabalhadores da refinaria para a cidade, é o custo de vida mais baixo que da cidade de Paulínia.
Esse aumento do número de pessoas que reside na cidade gera um reflexo positivo no comércio da cidade de Cosmópolis.
Assim, supõe-se uma oportunidade para a empresa pesquisada, tendo em vista que o ramo alimentício tem uma grande procura por pessoas de fora da cidade por não terem residências fixas, realizam suas refeições ou na empresas onde trabalham ou em restaurantes e lanchonetes da cidade.
Quanto às ameaças, detectou-se os tópicos:
? Mercado de mão-de-obra: Na cidade de Cosmópolis é difícil encontrar mão-de-obra qualificada, sendo que o encontrado são pessoas com experiências no ramo, mas não com estudo e cursos nessa área.
A cidade não disponibiliza nenhum tipo de curso ou aperfeiçoamento para esses profissionais do ramo alimentício.
Alguns cursos nesse segmento são encontrados em Campinas, cidade localizada a 40 km de distância de Cosmópolis, o que diminui a procura por esses tipos de cursos por profissionais da cidade.
A falta de profissionais qualificados dificulta o processo de recrutamento da Porções e Cia Ltda Me, o que demanda tempo para ensinar os novos funcionários que muitas vezes não têm experiência no ramo.
Na empresa pesquisada, visando driblar essa dificuldade, o proprietário procura treinar seus colaboradores de acordo com a experiência adquirida por ele em atuar nesse ramo há 30 anos.
Fornecedores: A cidade de Cosmópolis conta com dois supermercados de grande porte, e vários de pequeno porte. Para realizar as compras da Porções e Cia Ltda Me o proprietário realiza cotações com os fornecedores que o visitam periodicamente e nos supermercados da cidade. Porém, não é viável realizar compras nas cidades vizinhas, pois com a implantação do pedágio na cidade, o custo das compras muitas vezes aumenta mesmo considerando que o valor da mercadoria é menor em cidades vizinhas.
Esse fator pode aumentar o custo dos produtos e conseqüentemente diminuir o lucro que poderia ser obtido na venda dos mesmos.
Análise Interna: Foram analisados nesta etapa os fatores que podem ser considerados os pontos fortes e fracos para a empresa pesquisada, observado através da entrevista realizada com os proprietários do restaurante.

Pontos Fortes Pontos Fracos
Publicidade Tecnologia
Imagem Institucional Controle de estoque
Fidelização dos clientes Controle de custo
Controle de faturamento
Recursos humanos
Quadro 6. Pontos fortes e pontos fracos

Com relação aos pontos fortes foram analisados os seguintes tópicos:
? Publicidade: Como o público alvo do restaurante é predominantemente familiar, os proprietários preferem investir em meios de comunicação que atinja esse público específico.
O meio de comunicação mais usada na cidade é o Jornal "Gazeta de Cosmópolis" e a rádio municipal. Esses dois meios de comunicação são os que o restaurante mais tem investido.
De acordo com informações fornecidas pelo proprietário do jornal Gazeta de Cosmópolis, o jornal é circulado uma vez por semana, toda sexta-feira, com preço de R$ 2,20 (dois reais e vinte centavos), bastante acessível e atinge a média de 2,36 casas, com um total de 5.000 casas assinantes.
A rádio municipal tem vários programas, desde entretenimento até religiosos, por isso consegue levar informações a diferentes públicos que ouvem a rádio em diferentes horários e dias, sendo assim um meio de publicidade que têm proporcionado bons resultados.
Além dessa publicidade contínua existe aquela divulgação sazonal, como a das festas juninas, que ocorrem durante os meses de junho e julho, onde o proprietário concede as quermesses e festas de igrejas uma prenda e já divulga o restaurante para esse tipo de festa onde geralmente os publico alvo é familiar.
Imagem Institucional: Por se tratar de uma empresa que está situado no mesmo endereço e com a mesma gerencia há 16 anos, A Porções e Cia Ltda Me passa uma credibilidade a seus clientes.
Além disso, na cidade uma grande parte da população conhece os proprietários ou já ouviram falar dos produtos e serviços da empresa.
Esse fator é um diferencial entre as muitas lanchonetes, restaurante e cozinhas industriais da cidade.
Fidelização dos clientes: Pela credibilidade que a Porções e Cia transmite para seus clientes, a fidelidade é alta. Assim, existem clientes que freqüentam o restaurante desde sua inauguração. Segundo o proprietário da Porções e Cia Ltda Me, cerca de 80% dos clientes que freqüentam regularmente, são clientes que acompanham o crescimento da Porções e Cia desde o começo.
Isso pode ser observado através de fotos dos clientes existentes no mural de fotos do restaurante, tiradas nesses 16 anos de funcionamento da Porções e Cia Ltda Me.

Com ralação aos Pontos Fracos detectou-se os seguintes tópicos:
Tecnologia: Na empresa pesquisada não é utilizado nenhum sistema de informática para auxiliar no gerenciamento. Assim toda a parte de contabilidade, custo, estoque, conta a pagar e receber são feitas manualmente.
Existe somente um computador na empresa, com acesso a internet, onde se utiliza o e-mail para realizar cotações e receber informações de fornecedores. Todo esse processo manual que vem sendo adotado pelo proprietário gera desperdício de tempo e, conseqüentemente, atrapalha outras rotinas diárias do restaurante.
Controle de estoque: Tendo em vista, os aspectos anteriores, não existe um controle do estoque, sendo feito apenas um controle parcial do que é necessário para uma semana. Tudo é calculado pelo proprietário e se houver imprevistos é necessária à compra de produtos de forma inesperada, ocasionando um custo não planejado e, em alguns casos, maior do que o poderia ser adquirido com planejamento.
Controle de custo: Todo o custo dos produtos e serviços é definido pelo proprietário de acordo com o mercado e não com os valores reais necessários para a preparação dos produtos e prestação de serviços.
Portanto, não são levados em consideração os custos das matérias-primas necessárias para cada prato, nem os custos com mão de obra.
Essa falta de controle pode ocasionar um prejuízo para a empresa, visto que o lucro pode ser menor sem esse tipo de controle.
Controle de faturamento: Os proprietários da empresa não sabem dizer o quanto está tendo de lucro com a empresa. Só existe uma idéia de acordo com as contas que conseguem pagar com o lucro adquirido. Não existe uma retirada de dinheiro mensal para os sócios como geralmente é feito em outras empresas.
A falta de controle de faturamento prejudica os futuros investimentos que poderiam ser realizados para o crescimento da empresa, visto que o proprietário não sabe o quanto pode investir ser prejudicar o funcionamento da empresa.
ANÁLISE DAS CONCORRENTES
Atualmente a Porções e Cia Ltda Me tem três tipos diferentes de concorrentes: lanchonetes ou pizzarias que só abrem no período noturno, restaurante que servem almoço e marmitas nos dias considerados úteis para o comércio local; e cozinhas industriais, que servem marmitas em grande quantidade para empresas e indústrias.
Já quanto ao serviço de Buffet, a concorrência é maior, dentro da cidade e nas proximidades.
Dentro do segmento de restaurantes que servem almoço e marmitas durante os dias úteis existem quatro concorrentes em potencial: Churrascaria da Dona Neusa, Churrascaria Estilo, Restaurante tentação, Restaurante Bela Vista, Partindo para o segmento de lanchonetes e pizzarias, que abrem somente no período noturno, os principais são: Bar do Tuchão, Ponto de Encontro, Espetinho D´Marius, Alho e Olho, Pilequinho.
Entre as cozinhas industriais que servem marmitas em grande quantidade para empresas e indústrias, não foi possível ter uma informação precisa, visto que essas refeições são fornecidas por pessoas físicas que preparam as refeições em suas próprias casas.
Segundo o proprietário, o que mais dificulta nessa concorrência é que esse fornecimento não segue a legislação, pois esses estabelecimentos não contribuem com os impostos e taxas devidas, gerando assim um custo mais baixo das refeições fornecidas que o cobrado por restaurantes e cozinhas industriais devidamente instaladas e registradas.
Entre esses principais concorrentes o que diferencia a Porções e Cia Ltda Me é o tempo de mercado que a empresa atua.
Os concorrentes que estão a mais tempo no mercado são o Bar do Tuchão e o Ponto de Encontro, pois os demais concorrentes são novos no mercado de atuação.
Os concorrentes em potencial do restaurante são pequenas empresas situadas na cidade de Cosmópolis.
De acordo com a proprietário da Porções e Cia Ltda Me o preço cobrado nos produtos e serviços prestados pela empresa pesquisada está na média dos seus concorrentes, visto que entre os concorrentes em potencial estão aqueles que cobram preços maiores que a Porções e Cia Ltda Me e outros que cobram preços menores.
Além dos concorrentes em potencial da cidade de Cosmópolis, existem concorrentes da Região Metropolitana de Campinas e os Shoppings Centers próximos da cidade de Cosmópolis, que possibilitam aos seus clientes uma grande variedade de restaurante, lanchonetes, pizzarias e fast foods.
MISSÃO DA EMPRESA
A Porções e Cia Ltda Me não têm uma missão definida, para a proprietária da empresa pesquisada "os clientes dizem que se sentem em casa, por se tratar de uma empresa familiar, criamos um ambiente agradável, isso nos motiva a continuar assim".
De acordo com o que foi coletado na entrevista sugeriu-se uma missão para a empresa: "Fornecer alimentação de qualidade em um ambiente agradável visando à satisfação e fidelização dos clientes".
CENÁRIOS
O cenário que será sugerido é apenas uma estimativa, visto que seriam necessárias mais informações e dados para que o cenário pudesse ser mais preciso.
O que tem se percebido é o grande crescimento da população de Cosmópolis. De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Cosmópolis, a taxa de crescimento do ano de 2000 a 2010 foi de 2,74%, bem acima da média do estado de São Paulo que foi de 1,32%. Esse crescimento populacional proporciona para o comércio local uma oportunidade de crescimento também nas suas vendas e conseqüentemente aumente da lucratividade.


Figura 2. Taxa de Crescimento anual da população. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e estatística ? IBGE. Fundação Seade.
POSTURAS ESTRATÉGICAS
Com a análise dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades atuais da Porções e Cia Ltda Me, foi possível verificar que a postura estratégica que a empresa vem adotando é a de Sobrevivência.
A estratégia de sobrevivência, segundo exposto anteriormente, deveria ser adotada somente quando não houvesse alternativa, pois essa estratégia tem predominância de pontos fracos e ameaças.
Através da entrevista com o proprietário da empresa "hoje eu vejo que a empresa está bem (estável) tive momentos piores onde quase declarei falência", e estudo da teoria apresentada sobre as posturas estratégias sugere-se a Porções e Cia Ltda Me que seja adotada a estratégia de manutenção, pois essa estratégia pode ser alterada pelos proprietários da empresa visto que a estratégia de manutenção tem predominância de pontos fortes e ameaças.
Os pontos fortes e fracos são as variáveis internas que a empresa controla, ou seja, ela pode alterar esses pontos fracos existentes. Gerando assim mais pontos fortes, possibilitando que a estratégia de manutenção seja aplicada.
Para que a estratégia de manutenção seja adotada pela empresa, sugere-se que o ponto fraco de tecnologia seja trabalhado para que se torne um ponto forte possibilitando assim que os outros pontos fracos como a de controle de estoque, controle de custo e controle de faturamento que são decorrentes a tecnologia passem a ser considerados pontos fortes. Para isso sugere-se que a empresa adquira um sistema de informática que a auxilie no controle gerencial, desde controle de estoque até o faturamento da empresa.
A estratégia de manutenção é uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar atitude defensiva diante das ameaças.
Para o proprietário:
Acredito que sempre possa melhorar, com todas as dificuldades existentes chegamos onde chegamos. O sucesso que conquistamos está estaquinado, hoje a casa acomoda 80 lugares, por enquanto ficaremos assim. Tenho um sonho em montar uma churrascaria, mas isso não está no planejamento. Preciso manter o que foi alcançado até agora.

De acordo com a entrevista, foi possível identificar que a postura estratégica de manutenção seria viável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O planejamento estratégico é um instrumento que proporciona as grandes empresas resultados satisfatórios, pois proporciona uma visão do posicionamento no mercado, direcionando a empresa a seguir uma estratégia que a auxilie de acordo com seus objetivos.
Porém em pequenas empresas percebe-se que esse instrumento normalmente não é utilizado. Contudo diante das tendências de mercado, as pequenas empresas devem estar atentas aos concorrentes e também aos clientes.
O principal objetivo desse trabalho foi alcançado, pois foi apresentado um processo de elaboração de planejamento estratégico que se adéqüe a empresa Porções e Cia Ltda Me, para isso foi apresentado o processo de elaboração na teoria, sendo possível aumentar o conhecimento sobre o tema.
Foram apresentadas sugestões de missão e visão para a Porções e Cia Ltda Me que não possuía tais quesitos para a elaboração do planejamento proposto.
O estudo alcançou os objetivos de detectar ameaças e oportunidades, analisar os pontos fortes e fracos e propor sugestões para a empresa pesquisada.

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Autor: Bruna Lage De Oliveira


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