Liderança ética e responsável



O capital humano é bem mais restrito e exigente que um cliente de determinada empresa, valorizar a equipe é como valorizar a empresa, o corpo em si aquele que faz ou destroem completamente uma empresa, falar bem da empresa é promovê-la ao mercado sendo a curto, médio ou longo prazo, os nossos colaboradores devem e merecem ser tratados como pessoas e não como máquinas de atos operacionais. Tê-los como mão de obra é ter colaboração. Quando se pretender abrir uma empresa, já temos que ter em mente o que lançaremos na missão, visão e valores, pois nesses tópicos, o capital humano é o que falta como ênfase na empresa acreditasse que deveria ter dois de cada, um voltado empresa/cliente e outro empresa/colaborador, pois assim seria de mais dedicação se soubéssemos o que realmente a empresa fará e espera de nós.
A sociedade hoje é a que mais influencia na ética e na responsabilidade das organizações, pois ela exige transparência nas atitudes e claro nas promessas feitas ao longo da trajetória, perder a credibilidade hoje é uma questão de segundos. Coisas boas não mobilizam tanto quanto um simples erro. Notícias se espalham rapidamente e um trabalho de tantos anos muitas vezes é destruído por um simples erro de operação.
O tratamento com o capital humano é um dos principais meios de se manter líder de mercado, pois os colaboradores fazem de sua imagem como a melhor do mundo, fazer o certo como assim dita a bíblia da empresa, fazer o que a empresa quer e evitar acima de tudo o que não é tolerado. Atitudes do tipo isso não é comigo, joga a responsabilidade para outro é um tratamento desnecessário. A liderança é mais do que ser líder é liderar com toda a responsabilidade o nome da empresa que enfim, foi conquistada com muito custo. A ação imediata depende de como se qualifica a ponta, ou seja, os atendentes e até mesmo os gestores, carteiradas nem sempre é sinônimo de eu posso, é simplesmente falta de ser ou fazer diferente com alguém que cuida do nosso patrimônio.

Autor: Moema Lopes


Artigos Relacionados


Código De Ética

Defina Seus Valores.

A Importância Dos Fundamentos Administrativos Para Gestor Contabeis

Telecobrança: Ética Que Recupera

Reputação

Posso Não! Da Certo Não! Meu Chefe Não Deixa Não!

Seus Colaboradores Atendem Bem Os Seus Clientes?