Pesquisa No Ensino De Ciências



CUSTO E QUALIDADE DO PESCADO EM SANTA LUZIA DO PARA: O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA NO ENSINO EM SITUAÇÕES CONCRETAS

Noemi Bezerra de Souza

([email protected])

Instituto de Ciências exatas e Naturais

Faculdade de Ciências Naturais

Licenciatura Plena em Ciências Naturais

Universidade Federal do Pará

Campus de Breves (PA)

1. INTRODUÇÃO

Durante nossa formação escolar é bastante comum encontrarmos professores rígidos e que adotam métodos de ensino tradicionais.

A tendência seria cada um de nós quando nos tornarmos professores adotarmos métodos semelhantes. Os alunos entrariam no mesmo conflito que enfrentamos durante o colegial; resolver exercícios complicados, que exigem grande dedicação e capacidade de raciocínio lógico. Com grande esforço os alunos conseguiriam resolver os exercícios, mas posteriormente se tornaria uma espécie de conhecimento inútil e esquecido.

Diante de situações como essa, percebemosa necessidade de mudar os conceitos sobre os métodos adotados. Procuramos utilizar alternativas que tragam resultados satisfatórios para os alunos e para o professor. Um exemplo clássico é a utilização da pesquisa com os alunos, que pode revelar a capacidade dos mesmos de construir novos conhecimentos a partir de informações prévias existentes. A pesquisa aqui relatada revela dois lados distintos: o da pesquisa com os alunos e o da pesquisa sobre a pratica, pois investiga a realização de pesquisas com estudantes do EnsinoFundamental. São relatos sobre a aprendizagem construída e adquirida durante o processo de realização da pesquisa no ensino que são aqui apresentados e discutidos com professores e colegas em sala de aula.


Autor: NOEMI BEZERRA DE SOUZA


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

Minha Mãe Como Te Amo

Vida(s)

Pra Lhe Ter...

O Salmo 23 Explicitado

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Qualidade De Vida Dos Trabalhadores Da Lavanderia De Um Hospital Público Em Porto Velho / Ro