Inclusão Digital e Educacional.



Inclusão Digital e Educacional.

Como devemos atuar para o desenvolvimento do aluno na implantação de inclusão social e uma melhor maneira de aproveitar a tecnologia da informação colocada a disposição de alunos do ensino fundamental da rede publica. O objetivo é que os participantes adquiram uma autonomia na resolução de problemas e independência nas decisões a serem tomadas nas questões encontradas no dia a dia de sua futura vida profissional.
Nas escolas publicas municipais se encontram as mais variadas "tribos" comportamentais de alunos, são moradores de bairros distintos da cidade inclusive da zona rural. Na escola pesquisada neste artigo, estudam 980 alunos de 5,5 a 18 anos de idade. Todos eles têm em sua grade curricular acesso a microcomputadores com conexão a internet. Pude notar uma diversidade e profundos contrastes entre os alunos conforme o bairro de moradia de cada um. O IDH-M da Educação do município em questão é de 0,864 (dados - censo 2000). Dentro deste contexto, o percentual de alunos que possuem computadores em suas casas é igual à média nacional, ou seja, de 44%. Analise feita pelo Pew Institute, revelou que no Brasil, a população residente nas áreas urbanas usam esses equipamentos e se conectam à rede mundial. Mas o que merece ser destacado é que quase o total desses 44% da população de internautas, usam a rede e os equipamentos, alguns de ultima geração, para jogos e para acessarem sites de relacionamento, os quais nada agregam na vida acadêmica, profissional e social, e, em muitos casos, colocam o usuário em situações constrangedoras, perigosas e até em risco de morte.
Esta sociedade que é atualmente conhecida como a sociedade do conhecimento, pelo grande fluxo de informações e, pela rapidez com que essas informações lhe são disponibilizadas, deve ter a consciência de contribuição na formação de novas competências, de inovações e de crescimento social global como princípio básico. E é um prazer pessoal, poder comentar, que a categoria que mais cresceu em acessos nos locais de trabalho e em residências no mês de fevereiro de 2010 segundo o IBOPE foi a de "Educação e Carreiras", isso por si só já é motivo para comemorações.
O simples fato de o aluno participante ser ouvido, demonstrando-lhe atenção e preocupação com o seu futuro educacional e social, pôde-se constatar uma melhora considerável na comunicação entre aluno professor, uma convivência mais agradável e saudável entre os próprios alunos, e isso automaticamente aumentou a auto-estima, antes mesmo de serem definidas as ações corretivas e preventivas a serem aplicadas. Vale ressaltar que também existiram alguns focos de resistência, mas em pequeno numero, pois logo foram contagiados pelo positivismo e comprometimento dos demais envolvidos.
Os participantes puderam comprovar que com recursos tecnológicos e computacionais pode-se criar e manipular o uso da informação, e mostrar como, a sociedade em que vivemos se depara com as transformações advindas do avanço das tecnologias de informação e comunicação. Todos nós, querendo ou não, fazemos parte dessa sociedade tecnológica, e os fundamentos para essa nova política industrial e tecnológica são: a inovação e participação ativa no processo de globalização.
A Inclusão Digital pode ser considerada como um processo facilitador no desenvolvimento e auxílio da promoção da educação, inserção social e desenvolvimento de economias locais. Considerando-se o percentual obtido pela entrevista com os alunos que tem acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, vemos que a grande maioria não faz um uso racional e proveitoso de tudo que lhes é colocado a disposição. Desta maneira, torna-se necessário criar estratégias que propiciem o acesso de forma mais interessante e agradável, ou seja, abranger e promover a capacitação de acordo com as necessidades do individuo para a utilização dessas tecnologias. Como uma das estratégias que pode vir a contribuir de forma significativa para a amenização deste quadro, identifica-se à educação como o principal elemento na formação de uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
O acesso às tecnologias da informação e comunicação está relacionado com os direitos básicos de liberdade e de expressão. É por esse motivo que se torna necessário que o acesso inteligente a essa nova era educacional se tornem ferramentas contribuitivas ao desenvolvimento social, econômico, cultural e intelectual. Significa que o indivíduo tenha a capacidade de discernir como e quando utilizá-la.



Wilson Giuli de Almeida
Administrador

Autor: Wilson Giuli De Almeida


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