DOENÇAS PSICOSSOMATICAS



DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS




O termo Psicossomático vem do grego. Psyche que é igual à alma e Soma que é igual a corpo.
A expressão foi usada a primeira vez e, 1922(literatura alemã). Mas a compreensão de que a mente e o corpo são interligados remonta há mais de 5.000 anos A.C. Hipocrates já dizia que para que as curas ocorressem seria necessário aos médicos conhecerem o todo, não somente o físico.
Psicossomática é o estudo das relações entre as emoções e os males do corpo, baseia-se na observação de que estresses psicológicos e sócio-culturais podem desempenhar um papel na predisposição, inicio curso e resposta ao tratamento de algumas alterações fisiológicas e distúrbios orgânicos.
A culpa, o medo, a tensão do dia-a-dia, não podem ser medidos, mas podem ser tão patogênicos quanto um vírus.
Doenças psicossomáticas são doenças físicas provocadas por um estado emocional alterado e prolongadas. O corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio. Se a tensão e outros fatores desequilibrarem a gangorra, o corpo vai buscar uma adaptação através de alterações em sua química, que poderá ser danosa para o resto do organismo, levando ao que se denomina de moléstias de adaptação. A doença pode surgir quando o individuo esta sob tensão, como já dissemos, e algumas das fontes é a alteração externa. Acontecimentos importantes na vida particular, bons ou maus, podem torná-lo vulnerável as doenças. Comoção social, pressões de guerra, tensões no trabalho, ritmo acelerado da vida cotidiana, morte na família, separações, desemprego: Todos esses estados são acompanhados de altos indicies de moléstias. As doenças psicossomáticas são os preços que pagamos pela civilização. É uma doença dos povos civilizados.
A estrutura de personalidade tem influencia. Pesquisadores têm chegado à conclusão que pessoas com certos traços característicos são suscetíveis de sofrer determinadas enfermidades. Por exemplo, um individuo que tenha predisposição hereditária para os diabetes, poderá apresentar sintomas dessa doença, durante um período de tensão.
Praticamente todas as doenças apresentam componentes emocionais, exceto as manifestações patológicas estritamente hereditárias, como por exemplo, a hemofilia, a anemia falciforme. Também não se colocam entre as moléstias psicossomáticas as causadas por fatores de meio ambiente, intoxicações alimentares, moléstias profissionais (LER) e intoxicações por poluição. Mas é possível, contudo, que mesmo nesses casos, o nível de danos seja aumentado em decorrência da tensão psíquica, já que o estado emocional da vítima frequentemente ajuda a determinar o curso da doença.

PRINCIPAIS DOENÇAS PSICOSSOMATICAS:

1 ? Distúrbios Cardiovasculares - Tais como Prolápso de Válvula Mitral, doença coronariana, infarto do miocárdio e a hipertensão.

2 ? Distúrbios Respiratórios: Síndrome de Hiperventilação (respiração aumentada para além daquela necessária para manter os gases sanguíneos dentro da variação normal), Asma (constrição dos brônquios).

3 ? Distúrbios Imunológicos: Distúrbios alérgicos, câncer, Distúrbios auto-imunes.

4 ? Distúrbios Gastrintestinais: (Um dos locais mais comuns de sintomas psicossomáticos): Síndrome do colo irritável, Doença péptica ulcerosa (ulcera no estomago ou duodeno), doença de Crolm, colite ulcerativa.

5 ? Distúrbios Cutâneos: Prurido (coceira), Psoriase (dermatite crônica ? lesões avermelhadas ? aparência prateada e escamosa), Hiperidrose (sudorese excessiva), Dermatite atópica (eczema), urticária.

6 ? Artrite Reumatóide ? Inflamações articulares e estruturas associadas.

7 ? Distúrbios Endócrinos: - Do Pâncreas (Hipoglicemia/Diabetes Mellitus)
- Tireoideanos (Hipertireoidismo/hipotireoidismo)
- Paratireoideanos (Hiperparatireoidismo/hipoparatireoidismo)

8 ? Dores Crônicas

Algumas características de personalidades fazem com que as pessoas fiquem sujeitas as doenças psicossomáticas, como por exemplo:
- Diabetes: Pessoas com essa doença apresentam longas historia de mal-estar, cansaço, moleza e sentimento de depressão e desespero ? vivem grandes conflitos psicológicos abaixo da superfície. O diabético típico é indeciso, deixa para outros decidirem e depois assumem o papel de má vontade. São pessoas que na primeira infância parecem ter-se debatido entre o ressentimento aos pais e a submissão dócil a eles.
- Câncer: Pacientes com essa doença, tem historia de desespero, falta de esperança ou possibilidade de conseguir qualquer coisa na vida. São pessoas que não conseguem ver o verdadeiro sentido da vida.
- Enfarte ? A vítima típica de enfarte não aceita ajuda de ninguém, apesar de sobrecarregado de trabalho duro e responsabilidades aumentadas. Gostam de dominar família, o trabalho e a comunidade ? Não revela deficiências, nem fraquezas.
- Constipação Crônica - Tem a função psicológica de expressar sentimento de resistência e negativismo diante de um mundo que lhes parece hostil e desprovido de afeto. Sente-se rejeitado e privado de afeto.


Porque se apresentam alguns sintomas e não outros? Porque o organismo se altera de maneiras diferentes sob a influencia da tensão emocional.
Os filhos também podem se fixar e sintomas semelhantes ao do pai e da mãe. E também pode existir uma culpa em decorrência de sentimentos relativos aos pais que podem influir na escolha de sintomas.

Como evitar doenças psicossomáticas? Doenças físicas constituem afloramentos da confusão intima, da qual o individuo tem apenas uma consciência vaga.
São sentimentos reprimidos e que ficam ao nível do inconsciente. Mas a repressão pode enganar a mente, mas não ao corpo, que reage aos processos inconscientes, se expressando por uma linguagem fisiológica para se defender da confusão intima. Por isso a psicoterapia, e principalmente a regressão de memória, tem sido uma excelente auxiliar no tratamento e prevenção das doenças, pos tem a finalidade de tornar consciente aquilo que tenha sido anteriormente inconsciente., possibilitando ao paciente a solução das dificuldades com o auxilio da mente racional e consciente. O psicólogo procura compreender quais os mecanismos usados pelo paciente que estão prejudicando a sua saúde. Ele vê o paciente como um todo, sabe do efeito negativo das emoções alteradas, nas moléstias do corpo. Procura escutar o paciente, se envolve com os sentimentos dele, o compreendendo e o ajudando.
As pessoas adoecem tanto porque a maioria das perturbações psicossomáticas proporciona á vítima um ganho secundário inconsciente que serve para perpetuar a perturbação.
É menos humilhante ainda sofrer de um mal físico do que sofrer problemas emocionais.
MANEIRAS DE AJUDAR A SI MESMO


1 ? Simplifique a sua vida ? quando as tensões da vida se acumulam, qualquer pessoa pode ter problemas emocionais.
2 ? Não se deixe perturbar pelas adversidades ? procurar ver que a vida tem outras coisas mais importantes que os momentos difíceis.
3 ? Aceite a responsabilidade da sua recuperação.
4 ? Procure falar com um profissional de ajuda.
5 ? Procurem ter uma atitude positiva quanto à psicoterapia





Este Texto foi baseado no Tratado de Psiquiatria - Cap. 15 de autoria do Dr. Tray L. ThaompsonII

Autor: Tania Lucia Marques Pereira


Artigos Relacionados


Doenças Ocupacionais: Implicações Psíquicas

As Diferentes Formas De Adoecer

O Que SÃo DoenÇas PsicossomÁticas?

DoenÇas CrÔnicas Que Afetam A PopulaÇÃo Brasileira

O Que Entendemos Por “ser NeurÓtico?”

Como Identificar Os Sintomas Da Depressão

ConsideraÇÕes Sobre As Tentativas De SuicÍdio